
Educação: um universo de possibilidades e realizações – Vol. 14
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-832-8
DOI:
10.47573/aya.5379.3.14
N° páginas:
N° páginas
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
Fluxo Contínuo
Inicio da Publicação:
22-08-2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
 376
Sobre o Livro
Organizado por
Sobre o(a) Autor(a)
Sobre o Livro
Organizado por
Sobre o(a) Autor(a)
Sumário
- 
Capítulo 1
 Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem e Resolução de Problemas no Ensino de Matemática: Diálogos Teóricos e Implicações Pedagógicas
 Fernando Francisco Pereira e Iara Souza Doneze
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.1
- 
Capítulo 2
 A Institucionalização da Educação Especial em Ituiutaba-MG
 Sauloéber Tarsio de Souza e Mírian da Paz Braga
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.2
- 
Capítulo 3
 Memorial – Reminiscências de um Pesquisador
 Ademí Eduardo Santa Rosa
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.3
- 
Capítulo 4
 Ludicidade, Tecnologia e o Processo Educativo por Meio das Atividades Educativas
 Michelle de Oliveira Ferreira da Silva e Alderlan Souza Cabral
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.4
- 
Capítulo 5
 Alfabetização e Letramento: Um Estudo sobre as Possibilidades da Abordagem Inicial da Leitura e Escrita com Crianças de 4 ou 5 Anos de Idade
 Francisco Wellington Araújo Neves, Erliene dos Santos Sousa, Gilberto Sousa Silva, Cristhiane Sampaio Aragão Fontenele, Valcir Alves Fontenele, Ana Gardielly da Conceição Silva, Aryanne de Oliveira Santos, Izadiel Ruben Costa Leal, Doniel Sousa da Silva e Leidiane Gomes da Silva Batista
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.5
- 
Capítulo 6
 Os Desafios da Educação Infantil na Pós-Quarentena: Um Estudo da Defasagem da Leitura e Escrita dos Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Escola Municipal Professora Graciele Fernandes Zani, na Cidade de Manaus-AM/Brasil, no Período de 2022 – 2023
 Simeire Ramos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.6
- 
Capítulo 7
 A Alfabetização na História: Como se Ensinava ou se Ensina a Ler
 Elilson Tarcio de Sousa e Sousa e Joelma Reis Correia
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.7
- 
Capítulo 8
 Infâncias Negras e Escolarização no século XIX e XX: Análise entre a Construção Histórico-Cultural da Criança e os Desafios da Educação no Brasil
 Jonatan dos Santos Donato Alves
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.8
- 
Capítulo 9
 Proposta de Formação Docente Continuada: Uma Abordagem Crítica e Inovadora
 Laís Lauane Gaia Veras, Danielle Sepúlvida de Almeida, Maria Enice Almeida da Silva e Suely Almeida de Oliveira
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.9
- 
Capítulo 10
 A Influência do Formato de Atividades Avaliativas sobre Diferentes Estilos de Aprendizagem: Uma Análise Comparativa
 Vinícius Reis de Figueirêdo e Roselin Angelita Dantas Reis
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.10
- 
Capítulo 11
 Alfabetização e Letramento: Contribuições para a Formação de Leitores Críticos
 José Adilton Prates Pessoa
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.11
- 
Capítulo 12
 Juventude, Trabalho e Educação Profissional: Desafios Estruturais e Perspectivas de Transformação
 Daniela Carlesso, Felipe Dausacker da Cunha e Luciane Amália Bitello
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.12
- 
Capítulo 13
 A Pedagogia do Armário e a Saúde Mental de Adolescentes Escolares Diante das Questões de Gênero e Sexualidade
 Leonardo Agostinho da Silva e Victor Hugo de Oliveira Santos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.13
- 
Capítulo 14
 Inteligência Artificial na Educação Básica Brasileira: Tensões Éticas e Pedagógicas na Busca por um Ensino Personalizado
 Gabriel Felipe de Carvalho da Silva e Frederico Fonseca Fernandes
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.14
- 
Capítulo 15
 Dificuldades no Processo de Orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso em Instituições Particulares na Cidade de Manaus: Um Estudo com Docentes e Discentes dos Cursos de Engenharia
 Murilo Ferreira dos Santos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.15
- 
Capítulo 16
 A Busca Ativa Escolar: Estratégias e Desafios nas Escolas Estaduais e Municipais de Manaus – AM
 Danielle Monteiro dos Santos e Lucineide Monteiro dos Santos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.16
- 
Capítulo 17
 O Uso de Tecnologias na Educação: Ferramentas, Benefícios e Barreiras
 Alessandra Santos de Paula
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.17
- 
Capítulo 18
 Tecnologias e Ensino na Educação Básica: Percepções de Alunos sobre o Uso das Mídias em Sala de Aula
 Victor Hugo de Oliveira Santos e Leonardo Agostinho da Silva
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.18
- 
Capítulo 19
 Estudantes Negros Cotistas e suas Experiências na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
 Laudecir da Silva
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.19
- 
Capítulo 20
 Histórias que Encantam: Leitura Literária na Primeira Infância
 Bárbara Maira Moreira Romualdo e Gleice Samara Alves da Silva
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.20
- 
Capítulo 21
 O Uso do Inglês nas Redes Sociais: Impactos e Transformações no Processo de Ensino-Aprendizagem em Presidente Sarney, Maranhão – Brasil
 Josevandro Carvalho Machado e Idelvanda de Sousa Lima
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.21
- 
Capítulo 22
 A Arte como Linguagem na Educação Infantil
 Patrícia dos Santos Consoni
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.22
- 
Capítulo 23
 O Apoio Pedagógico da Assistência Estudantil na Universidade Federal de Pernambuco
 Alexsandra Ramos dos Santos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.23
- 
Capítulo 24
 Desafios do Uso das TDIC na Educação Básica em Manaus: Uma Análise do Cenário Pandêmico e Pós-Pandêmico
 Eliane Cristia Lopes Lima
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.24
- 
Capítulo 25
 Educação e Políticas Públicas no Brasil: BNCC, Tempo Integral e Avaliações Externas em Perspectiva
 Cindy Fucidji Ishida, Cleide Aparecida Silva, Josélia Henriques Pio, Emanuel Esdras Gualberto de Brito, Rafael André Ferreira e Ricardo Viana Velloso
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.25
- 
Capítulo 26
 Horta Escolar e Educação Ambiental: Uma Estratégia Prática de Ensino em uma Escola no Campo em Caxias MA
 Elvio da Silva Rodrigues
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.26
- 
Capítulo 27
 A Importância da Educação de Jovens e Adultos para Trabalhadores Rurais
 Marcos Vinícius Pereira da Cruz, Ana Cristina Silva Daxenberger, Nathali Gomes da Silva e Josilene de Souza Freitas
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.14.27
Ler On-line

