Desafios da educação na contemporaneidade 3
Organizado por:
Prof.ª Ma. Lucimara Glap
ISBN
978-65-88580-47-9
DOI:
10.47573/aya.88580.2.34
N° páginas:
250
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-08-30
Área do Conhecimento
Licença:
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
Paulo Freire
Apresentar um livro é sempre uma alegria e ao mesmo tempo um desafio que se apresenta, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Deste modo, não poderia deixar de escolher uma epígrafe que melhor viesse ao encontro com o que se propõe o volume 3 da Coletânea “Desafios da Educação na Contemporaneidade”, pois o ensinar e aprender estão presentes cotidianamente na vida de cada pesquisador aqui presente.
Este volume traz vinte e um (21) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais comprovam mais uma vez a necessidade de repensarmos os espaços destinados à disseminação do conhecimento. Sejam eles representados pela discussão presente nas produções científicas sobre o viés do trabalho pedagógico; sobre a educação inclusiva; questões de gênero e multiculturalismo; questionamentos sobre quais valores constroem-se na escola brasileira; a importância da construção da infância sem perdermos de vista a teoria alicerçada pelos ilustres pensadores da nossa educação brasileira; questões de discussão, que ainda em pleno século XXI se fazem necessárias, sobre a lei 10.639/03 (afrodescendentes) trago o “ainda” até porquê já deveríamos ter incorporado estas questões ao cotidiano da escola; educar para a justiça, ou seja, para que reconheçamos a necessidade da conscientização dos direitos e dos deveres dos sujeitos enquanto cidadãos; a importância da linguagem visuoespacial e a visualização do conhecimento na EaD para pessoas surdas, e também nesta mesma linha as relações de aprendizado com alunos com surdez a fim de realizar um levantamento sobre a metodologia utilizada para os mesmos; reflexões importantes trazidas no artigo que discute a educação para a diversidade de pessoas trans do Ensino Superior, comprovando mais uma vez a necessidade do princípio da equidade em educação e das longas discussões que se ampliarão sobre o tema para que realmente haja uma inclusão real dos sujeitos; a reflexão do momento atual traduzido no artigo sobre a ensino público no contexto da pandemia; a importância da argumentação e do desenvolvimento crítico dos alunos em sala de aula, até para que possam superar alguns discursos rechaçados de discriminação e homofobia; a educação ambiental e as diretrizes curriculares nacionais, ou seja, quais caminhos se cruzam ou se bifurcam sobre estas questões; a fusão entre o analfabetismo e o letramento e sua importância no processo de ensino, aqui não poderia deixar de mencionar que este processo é um dos principais entraves, ainda presentes no cotidiano escolar; a importância da inteligência artificial enquanto um instrumento disponível para o favorecimento do ensino aprendizado; a arte retratada na história do piano no Brasil; a formação inicial do pedagogo no espaço hospitalar produções científicas acerca do tema; as contribuições da atividade experimental para o ensino e aprendizagem da matemática; a vivência musical dos pedagogos nas creches e pré-escolas e por fim, um estudo sobre a evasão escolar a qual a inda é, sem dúvida, uns dos maiores desafios enfrentados por gestores e professores
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, não saiam ilesos ao término.
Boa leitura!
Prof.ª Ma. Lucimara Glap
Lucimara Glap
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UEPG). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância – formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia. Coordenadora do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município de Ponta Grossa. Professora da Faculdade Santana dos Cursos de: Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Filosofia.
Sumário
-
Capítulo 1
Gênero, multiculturalismo e educação
Edilson Damasceno e Eliane Anselmo da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.1
Páginas: 12-27
-
Capítulo 2
A construção de valores na instituição escolar Brasileira
Elizabeth Maria da Penha Gama
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.2
Páginas: 28-41
-
Capítulo 3
A construção social da infância na ótica dos pensadores da educação
Paulo Marcos Ferreira Andrade, Solange de Fatima Oliveira, Iolanda Silva Oliveira e Edinei Ferreira da Silva Andrade
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.3
Páginas: 42-49
-
Capítulo 4
África, afrodescendência e educação: reflexão sobre a implementação e aplicabilidade da lei n° 10.639/03
Wellington Rodrigues dos Reis Edmundo
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.4
Páginas: 50-58
-
Capítulo 5
Educação para a justiça: conscientização dos direitos e deveres básicos do cidadão
Leonardo Augusto de Oliveira Rangel
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.5
Páginas: 59-73
-
Capítulo 6
Perspectivas sobre o uso da linguagem visuoespacial e a visualização do conhecimento na EaD para pessoas surdas
Tarcisio Vanzin e Nanci Cecilia de Oliveira Veras
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.6
Páginas: 74-83
-
Capítulo 7
Educação para a diversidade: psicopedagogia e inclusão de pessoas trans no ensino superior
Gabriela Gomes Freitas Benigno, Carlos Diogo Mendonça da Silva e Sônia Maria Soares de Oliveira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.7
Páginas: 84-107
-
Capítulo 8
Ensino público no contexto da pandemia covid-19
Edileusa Camargo da Silva, Gina Denisa Pancera, Michelle Camila da Silva, Olga da Silva Serrano e Rosimeire de Freitas Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.8
Páginas: 108-111
-
Capítulo 9
Lugar de discussão é na sala de aula: reflexões sobre a prática da argumentação no desenvolvimento do pensamento crítico
Rosita Maria Bastos dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.9
Páginas: 112-124
-
Capítulo 10
Abordagem crítica acerca da práxis docente para educação ambiental face as diretrizes curriculares nacionais
Maísa Pereira Gonçalves
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.10
Páginas: 125-134
-
Capítulo 11
Oficina de discussão sobre educação sexual, uma estratégia de prevenção das infecções sexual transmissíveis entre os jovens
Matheus Fernandes de Souza
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.11
Páginas: 135-148
-
Capítulo 12
A fusão do alfabetismo e letramento e sua importância no processo de ensino
Giovana Santana Ribeiro, Ivani Regina Rodrigues, Marilda Marchi da Silva Teixeira, Monica Regina Ferraz do Nascimento, Reginalda Ferreira Louro Cardoso, Sandra Marisa Rodrigues de Camargo, Sidinei Alves e Silvana Soares Guizolfi Vieira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.12
Páginas: 149-154
-
Capítulo 13
Caracterizando a figura do professor dinamizador de artes na educação infantil: o caso de Vitória – capital do estado do Espírito Santo
Frankues Giovani Loreto
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.13
Páginas: 155-162
-
Capítulo 14
Educação inclusiva: alunos portadores de síndrome de Down
Alexandra Rodrigues de Arruda, Aline Terezinha Dias Morais, Kelly Franco Henkes, Luciana Pereira Franco, Márcia Maria de Barros, Márcia Pereira de Souza, Regiane Diniz Espinosa de Almeida e Viviane Ribeiro dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.14
Páginas: 163-168
-
Capítulo 15
Marco metodológico: pesquisa em escola, aspectos teóricos e práticos a fim de compreender as relações de aprendizado do aluno com surdez
Jefferson Aristiano Vargas
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.15
Páginas: 169-181
-
Capítulo 16
Uso das novas tecnologias no ensino: inteligência artificial
Leonardo Rodrigo Siqueira da Fonseca
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.16
Páginas: 182-194
-
Capítulo 17
Compondo uma história: um prelúdio acerca do ensino de piano no Brasil
Fernanda Morales dos Santos Rios, Josiane dos Santos Silva e Jackeline Barcellos Teixeira Nascimento
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.17
Páginas: 195-203
-
Capítulo 18
A formação inicial do Pedagogo, na modalidade a distância, no espaço hospitalar: uma revisão sistemática sob a ótica do Methodi Ordinatio
Lucimara Glap e Antonio Carlos Frasson
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.18
Páginas: 204-214
-
Capítulo 19
Aspectos teóricos sobre as contribuições da atividade experimental para o ensino e aprendizagem da matemática
Janaina de Nazaré Borges Freitas, Valéria Castelo Branco de Sousa, Edenil Quaresma Souza, Marcelo Robson Sousa Pereira, Daniel Melo da Silva Junior e Nayara França Alves
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.19
Páginas: 215-227
-
Capítulo 20
Vivência musical dos pedagogos nas creches e pré-escolas
Vânia Bolba Cardoso e Rogério Alves Gomes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.20
Páginas: 228-240
-
Capítulo 21
Educação: evasão escolar
Elaine Aparecida Saraiva Batista
DOI: 10.47573/aya.88580.2.34.21
Páginas: 241-242