
Educação Especial e Inclusiva: Perspectivas, Relatos e Evidências – Vol. 9
Organizado por:
Prof.ª Esp. Elizangela Maria Ribeiro Domingues 
Prof.° Dr. Adriano Mesquita Soares
ISBN
978-65-5379-837-3
DOI:
10.47573/aya.5379.3.15
N° páginas:
N° páginas
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
Fluxo Contínuo
Inicio da Publicação:
27-08-2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
 265
Sobre o Livro
Organizado por
Sobre o(a) Autor(a)
Sobre o Livro
Organizado por
Sobre o(a) Autor(a)
Sumário
- 
Capítulo 1
 Projeto Libras in Concert: Linguagem, Cultura Surda e Inclusão pela Música
 Roselin Angelita Dantas Reis, Viviane Reis Leporac, Aricelma da Silva Santos, Isaías Ferreira de Oliveira, Fernanda Marcelo Souza, Damaris Oliveira Souto, Deborah Itana Magalhães Correia Mello, Nilda dos Santos Magalhães, Miliane Barreto de Oliveira e Ariele Moura Vieira de Vasconcelos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.1
- 
Capítulo 2
 Profissionais de Apoio e a Inclusão do Aluno com TEA na Rede Pública: Desafios e Perspectivas
 Carolina Rebelato Paludetto Celestrini
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.2
- 
Capítulo 3
 Impacto do Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Dinâmica Familiar: Adaptações, Desgaste Emocional e Recursos de Enfrentamento
 Carolina Rebelato Paludetto Celestrini
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.3
- 
Capítulo 4
 Pedagogia Visual: Perspectiva para a Criança Surda na Educação Infantil
 Mírian da Paz Braga
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.4
- 
Capítulo 5
 O Ensino-Aprendizagem na Educação Especial: Uma Análise de Desempenho Pontual com Base no Manual Portage Operacionalizado
 Rejane Rosa de Amorim
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.5
- 
Capítulo 6
 Entraves na Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva
 Bruna Caroline Costa e Pâmela Regina Horniche
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.6
- 
Capítulo 7
 A Relação entre Formação Docente e Suporte Psicopedagógico na Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
 Carolina Rebelato Paludetto Celestrini
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.7
- 
Capítulo 8
 A Importância da Intervenção Precoce no Desenvolvimento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Impactos Neuropsicológicos e Educacionais
 Carolina Rebelato Paludetto Celestrini
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.8
- 
Capítulo 9
 Entre Lei e Projeto: A Educação Inclusiva do Autismo no PPP Escolar
 Angela Maria dos Santos Rufino e Josinéia Sousa dos Santos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.9
- 
Capítulo 10
 Mais que luta: O Impacto do Jiu-Jitsu no Desenvolvimento Infantil de Crianças com Autismo
 Rodrigo Araújo de Moraes
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.10
- 
Capítulo 11
 Desafios e Possibilidades da Inclusão de Alunos com Deficiência na Educação Infantil
 Elizane Nunes da Silva, Gilberto Sousa Silva, Marlir Altino da Silva, Andreia Oliveira da Silva, Francisca Amanda Soares de Oliveira, Eduardo da Silva Coelho, Erliene dos Santos Sousa, Denise Castro Sobrinho, Tamires Alves dos Santos de Sousa Viana e Ana Gardielly da Conceição Silva
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.11
- 
Capítulo 12
 Práticas Pedagógicas Crianças Atípicas
 Elisa Penhavel Marmos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.12
- 
Capítulo 13
 A Participação da Gestão Escolar no Processo de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Um Estudo sobre Práticas Inclusivas
 Andréa Karla de Souza Gonzaga, Tatiana Lilia do Carmo Irineu, Américo Germano da Silva Nascimento, Flávia Sousa de Sena, Jailson Batista dos Santos, Kysha de Lima Silva, Williane da Silva Macena, Giselle Coatti, Tarciany Alves Pereira e Aline Félix Nascimento dos Santos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.13
- 
Capítulo 14
 Dificuldades de Aprendizagem em Matemática de um Estudante Indígena do Município de Cumuruxatiba na Bahia com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: Um Estudo de Caso Autobiográfico
 Daniele Silva Conceição e Elen Gomes Pereira
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.14
- 
Capítulo 15
 Dislexia: Estratégias Pedagógicas
 Andréa Aparecida de Vito Martins
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.15
- 
Capítulo 16
 Educação Inclusiva: Perspectivas Conceituais, Legais e Políticas
 Ivan Ferreira dos Santos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.16
- 
Capítulo 17
 O Papel da Família e da Escola no Acompanhamento de Crianças com TDAH – e o Espaço de Superação
 Danielle Monteiro dos Santos e Lucineide Monteiro dos Santos
 DOI: 10.47573/aya.5379.3.15.17
Ler On-line

