Desafios da educação na contemporaneidade 4
Organizado por:
Denise Pereira e Karen Fernanda Bortoloti
ISBN
978-65-88580-91-2
DOI:
10.47573/aya.88580.2.53
N° páginas:
387
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-01-31
Área do Conhecimento
Licença:
Atualmente sabemos bem mais sobre as diferentes formas de aprender, compreendemos que há inúmeras possibilidades de efetivação do processo de ensino e aprendizagem, ao contrário do que os educadores sabiam há um século. Além de auxiliar na busca de soluções para o atendimento satisfatório dos educandos, estes conhecimentos também nos impõem grande responsabilidade uma vez que aos olhares desavisados, que ignoram o fato de que cada indivíduo é único e, do mesmo modo, a forma como aprende, todas as repostas estão dadas pelas teorias.
Neste contexto, apesar de a escola não ser o único espaço de formação e construção do conhecimento, desde a estruturação dos modernos sistemas de educação de massa no século XIX, a instituição escolar tornou-se o principal espaço de integração social e de preparação para o mundo do trabalho. Desde então, observamos a crescente transferência para a escola das questões sociais o que exige que esta, os seus autores e os meios utilizados tragam respostas às necessidades sociais emergentes.
Na contemporaneidade, além dos pontos acima destacados, um dos maiores desafios é arquitetar práticas pedagógicas em que o professor articule o processo de ensino atendendo à função social e educativa que a escola possuí, ou seja, compreendendo que o ato de ensinar estimula diferentes aprendizagens.
Para a concretização dessas novas abordagens e o consequente envolvimento dos alunos é imprescindível a formação continuada dos professores, o que nem sempre é possível em virtude de questões financeiras e estruturais, especialmente da rede pública. Portanto, o desafio da qualificação e atualização docente é também um ponto que afeta a educação brasileira na contemporaneidade, especialmente após a pandemia de Covid-19, que expôs a desigualdade de nossa educação.
Refletir sobre estes e outros desafios característicos do contexto que vivenciamos, cujos reflexos são nítidos no campo da educação, é o ponto de partida da presente obra cujo principal objetivo é auxiliar na compreensão das questões latentes na educação contemporânea.
Esperamos que as leituras destes capítulos possam ampliar seus conhecimentos e instigar novas reflexões sobre a educação.
Denise Pereira
Karen Fernanda Bortoloti
Denise Pereira
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Especialista em História, Arte e Cultura, (UEPG), Especialista em Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento (CENSUPEG); Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD (FABRAS); Especialista em Gestão Educacional (IBRA), Graduada em História (UEPG) e Graduada em Pedagogia (IBRA). Atualmente Professora/Tutora Ensino a Distância da UEPG, Professora Orientadora de TCC da UFRN, Coordenadora Geral Acadêmica da FASU. E-mail: [email protected]
Karen Fernanda Bortoloti
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2012), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (2005), Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista (2002). Atualmente é pesquisadora vinculada a Universidade Federal do Paraná. E-mail: [email protected]
Sumário
-
Capítulo 1
Narrativas da inclusão quilombola no espaço universitário da UFSB
Claudia Pungartnik e Rosângela Cidreira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.1
Páginas: 14-24
-
Capítulo 2
A importância da afetividade na educação infantil
Marcos Aurélio Costa da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.2
Páginas: 25-36
-
Capítulo 3
A importância da consciência fonológica nos cursos de pedagogia
Denise Ferreira Marques Gomes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.3
Páginas: 37-50
-
Capítulo 4
Antropogênese do brasileiro: origem, história e cultura
Alê Almeida
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.4
Páginas: 51-63
-
Capítulo 5
Educação humana e ProfEPT: exemplos de intervenções na prática de ensino do IFPB através da formulação e aplicação de produtos educacionais
Jefferson Nascimento dos Anjos, Rodrigo Fernandes da Silva, Alysson André Régis Oliveira e Emmanuelle Arnaud Almeida
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.5
Páginas: 64-74
-
Capítulo 6
As manifestações de agressividade infantil no ambiente escolar
Adriana Maria de Souza Monteiro e Aurelania Maria de Carvalho Menezes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.6
Páginas: 75-85
-
Capítulo 7
Gestão pedagógica: relevância, perspectivas e desafios
Eduardo Cipriano Carneiro, Antônio Alexandre Soares da Silva, Elisângela Valente Chagas, Ismael Alves da Silva e Francisca Renata Ventura Tenório
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.7
Páginas: 86-94
-
Capítulo 8
Gamificação aplicada em diferentes perspectivas
Ana Paula Spínola Silva, Felipe Luís Saggin, Rafael dos Santos e Roney Ribeiro Almeida
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.8
Páginas: 95-107
-
Capítulo 9
Licenciandos em ciências biológicas e em computação no ensino remoto emergencial: um diálogo pedagógico necessário
Marileia Gollo Moraes, Felipe Luís Saggin e Jaíne Viana
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.9
Páginas: 108-117
-
Capítulo 10
Ensino e aprendizagem frente ao conflito de gerações
Leonardo Diego de Oliveira Elias
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.10
Páginas: 118-124
-
Capítulo 11
Condições de trabalho do professor de língua estrangeira e o papel do supervisor escolar
Amanda Aparecida de Almeida Borges
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.11
Páginas: 125-134
-
Capítulo 12
A relevância da formação de professores no ensino fundamental e o uso dos equipamentos tecnológicos em tempo de pandemia
Rodrigo Beserra da Silva e Carlos Teixeira da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.12
Páginas: 135-144
-
Capítulo 13
Ensino de história e cultura de matriz africana na educação infantil: contribuições da literatura infantil na construção da identidade racial de crianças negras em turmas de pré-escolar
Anderson Vicente da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.13
Páginas: 145-155
-
Capítulo 14
Origens do ensino agrícola no Espírito Santo: breve histórico da fazenda modelo Sapucaia (1909-1912)
Bruno Santos Conde
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.14
Páginas: 156-168
-
Capítulo 15
Estratégias utilizadas para fomentar a internacionalização de Programas de Pós-graduação em uma Universidade pública do Pará
Sheyla Fernanda da Costa Barbosa, Thaís Yuriko Fernandes Sozinho, Luiz Euclides Coelho de Souza Filho, Ana Claudia da Costa Barbosa, Letícia Faria Teixeira e Joubert Marinho da Silva Bentes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.15
Páginas: 169-178
-
Capítulo 16
Abordagens pedagógicas adotadas por professores de educação física nas escolas estaduais de Sousa– PB
Graciella Gaudêncio Bezerra, Raizabel Rodrigues, Ana Clara Cassimiro Nunes, Samara Celestino dos Santos, Pamela Karina de Melo Góis, Giulyanne Maria Silva Souto, Lívia Silveira Duarte Aquino e Gertrudes Nunes de Melo
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.16
Páginas: 179-197
-
Capítulo 17
A relação comunidade-escola como prática democrática no ambiente escolar
Marco Aurelio de Morais Nery
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.17
Páginas: 198-204
-
Capítulo 18
A rede de distribuição da merenda escolar no município de Manaus
Mailon Maicon Silva e Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.18
Páginas: 205-216
-
Capítulo 19
O lúdico, jogos e brincadeiras na educação física com criança de 2 a 4 anos
Natanael José Rodrigues da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.19
Páginas: 217-222
-
Capítulo 20
Didática da língua inglesa e o ensino-aprendizagem da disciplina com apoio das tics: ferramentas essenciais para melhorar a apreensão de conteúdo do aluno
Jailson dos Santos Silva, Gelzi Ângela Tibúrcio Gama Gonçalves e Anna Patrícia Zakem China
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.20
Páginas: 223-231
-
Capítulo 21
O processo de aquisição de leitura e escrita no ensino infantil
Maira Danuse Santos de Oliveira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.21
Páginas: 232-237
-
Capítulo 22
Desafios da gestão escolar nas escolas públicas
Jaqueline Wastowski
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.22
Páginas: 238-244
-
Capítulo 23
Repensar a formação e o trabalho docente em tempos de ensino remoto emergencial: desafios e inovações
Lorraine Maciel de Moura e Angelo Cardoso Sá
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.23
Páginas: 245-256
-
Capítulo 24
Profissional da pedagogia para além do espaço escolar: práticas pedagógicas no ramo empresarial, limites e possibilidades de sua atuação
Líney Lemos Almeida e Rubens Humberto Costa Teixeira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.24
Páginas: 257-270
-
Capítulo 25
As concepções martianas sobre educação: uma pedagogia decolonial?
Amélia Cardoso de Almeida
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.25
Páginas: 271-286
-
Capítulo 26
Ferramentas colaborativas: o emprego de novas tecnologias na perspectiva educação
Wanderson Teixeira Gomes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.26
Páginas: 287-295
-
Capítulo 27
O psicopedagogo x o burocrático na vivência do luto infantil
Cicera Natália Bezerra Silva e Francisca Aldenize Nogueira de Sá
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.27
Páginas: 296-303
-
Capítulo 28
O uso de realidade virtual e aumentada no ensino de história
Marcus Araujo de Azeredo Caldevilla
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.28
Páginas: 304-316
-
Capítulo 29
A atuação dos institutos federais na formação continuada de professoras(es): educação emancipadora a partir do currículo
José Carlos Silvério dos Santos e Sueli do Carmo Oliveira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.29
Páginas: 317-327
-
Capítulo 30
Mapeamento de jogos didáticos sobre resíduos sólidos: um auxílio pedagógico para construção do campo educativo-ambiental
Larisse Raquel Carvalho Dias, Kitawann Tayrone de Sousa Nunes Cardoso, Anangela Ravena da Silva Leal, Anne karoline Cardoso Silva, Lukas Allayn Diniz Corrêa, André Ricardo Ferreira da Silva Rocha e Fernanda Silva da Paz
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.30
Páginas: 328-343
-
Capítulo 31
O uso de jogos no Power Point para estudo da história e cultura do povo Krikati no Centro de Ensino Newton Barjonas Lobão
Stefânia Cabral Pedra
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.31
Páginas: 344-354
-
Capítulo 32
A informática na educação através da utilização das TICS na escola, objetivando auxiliar os processos de ensino-aprendizagem e inclusão sociodigital
Felipe Tiago Lima de Oliveira e Jacqueline Castro do Nascimento Oliveira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.32
Páginas: 355-365
-
Capítulo 33
Ludicidade: o ato de brincar no processo de alfabetização
Fernanda dos Santos da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.53.33
Páginas: 366-373