Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas
Organizado por:
Prof.° Dr. Marcos Pereira dos Santos
ISBN
978-65-88580-39-4
DOI:
10.47573/aya.88580.2.26
N° páginas:
195
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-31
Área do Conhecimento
Licença:
Caríssimos leitores e caríssimas leitoras:
Saudações cordiais, respeitosas e singelas!
É com imensa satisfação e senso de responsabilidade profissional, associados a um compromisso ético e moral para com a Ciência, especificamente no que tange à Educação e aos conhecimentos e saberes acadêmico-científicos dela desinentes, que, na presente condição de Organizador e também Autor, redijo algumas palavras esclarecedoras, ainda que breves, apresentando esta primorosa obra científica intitulada Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas; ora publicada em formato de livro eletrônico à guisa de domínio público.
Trata-se de uma coletânea científica organizada, porém compilada a partir de várias mãos, muitas vozes e múltiplos olhares de autores(as) e coautores(as)/colaboradores(as) oriundos(as) de diferentes áreas do conhecimento científico, os(as) quais têm as questões educacionais – em suas inúmeras facetas, matizes e nuances – como principal foco de interesse, atenção, dedicação, in(ve)stigação e pesquisa acadêmico-científica, “curiosidade epistemológica”, estudos (individuais ou coletivos), análises crítico-reflexivas, desafios, perspectivas, aplicação de métodos/técnicas e metodologias de ensino, desenvolvimento de práticas pedagógicas e experiências profissionais docentes; seja no âmbito da escola de Educação Básica e/ou na Educação Superior.
Tautológicas são, pois, estas assertivas, as quais engendram, sobremaneira, num esforço coletivo de todos(as) os(as) participantes desta miscelânea, os treze valorosos e belíssimos artigos científicos/capítulos textuais autorais que a compõem, elencados não hierarquicamente na seguinte ordenação sequencial:
Abrindo com ‘glamour’ o presente livro, no Capítulo 1, os autores Adolfo Ramos Lamar, Bárbara Macedo, Brigitte Klemz Jung e Taiani Vicentini trazem a lume Aspectos do ensino técnico no México e na Alemanha pelo viés da educação comparada.
O Capítulo 2, nominado de Metodologias ativas e pensamento conceitual reflexivo: aproximações possíveis na construção da disciplina metodologia da pesquisa, está ao encargo da pesquisadora Verena Santos Andrade Ferreira.
O Capítulo 3, de autoria de Arquelau Pasta e Rodrigo Boeing Althof, aborda A importância das soft skills na formação dos estudantes de engenharia civil.
Por sua vez, no Capítulo 4, Vitória Maria Cunha, Adriana Schneider Müller Konzen e Jean Mac Cole Tavares Santos refletem criticamente sobre a temática Educação integral e BNCC: desafios e possibilidades.
O Capítulo 5, intitulado O encontro do sujeito com a arte: um olhar voltado às mediações culturais, tem por autoria a professora-pesquisadora Luíse Ayesa Flôres Ribeiro Souza.
Na sequência, compondo o Capítulo 6, Maria Raimunda Moraes da Costa e Emerson Monteiro dos Santos apresentam importantes discussões epistemológicas acerca de O uso de coleção entomológica como alternativa didática para o ensino fundamental da Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, Oiapoque, Amapá.
Vívan Rosana da Silva e Emerson Monteiro dos Santos, no Capítulo 7, tecem apontamentos sobre A observação de aves como ferramenta prática no ensino de ecologia em uma Escola Pública no município de Oiapoque.
A seguir, abrilhantando ainda mais esta coletânea científica, tem-se o Capítulo 8, Ensino remoto e gamificação nas aulas de Le-Inglês: engajamento através do lúdico na escola técnica em PE, sob a responsabilidade autoral de Rosângela Maria Dias da Silva, Jane Gomes de Andrade e Maria Ferreira de Paula.
No Capítulo 9, os autores-pesquisadores Jefferson Feitosa de Almeida, Adriane Nogueira Lazzaretti, Williany Lima de Carvalho Camargo, Isabela Cristina Picolo, Erick Tiago Costa de Lima e Ricardo dos Santos Pereira efetuam relevantes considerações a respeito de A aprendizagem maker e a construção de modelos didáticos na educação profissional e tecnológica.
O Capítulo 10, cujo título é A expressão cultural do jongo: a (de)colonialidade como processo para uma educação inclusiva, tem por autores: Elisabeth Soares Rocha, Giovane do Nascimento e Neusimar da Hora.
Dando continuidade ao rol de textos científicos, todos de qualidade ímpar, engendra a presente miscelânea literária o Capítulo 11 denominado Experiência com o blended learning em uma instituição pública brasileira, cujas autorias pertencem a Raquel de Almeida Moraes e Raquel Aparecida Souza.
Ensino lúdico: o uso de brinquedo no ensino de ondulatória é o tema abordado, no Capítulo 12, por Cleiciane Balieiro da Silva da Costa, Gessica da Silva de Brito e Argemiro Midonês Bastos.
Em última instância, o Capítulo 13, encerrando esta coletânea científica e sendo não menos importante, tem por autor o professor-pesquisador Marcos Pereira dos Santos, que trata de o seguinte objeto de estudo científico intitulado: Quem sabe faz o mo(vi)mento … : teorizando o projeto político-pedagógico escolar no Brasil contemporâneo.
Posto isto, e sem mais a declarar, por ora, almejo sinceramente que este excelso livro de literatura educacional possa ser lido, relido e trelido por inúmeros(as) profissionais e estudantes da área educacional e também dos demais campos do conhecimento científico que têm atenção voltada ao processo ensino-aprendizagem, quais sejam: pesquisadores(as), educadores(as), professores(as), gestores(as) educacionais, coordenadores(as) pedagógicos(as), pedagogos(as) escolares, (neuro)psicopedagogos(as), brinquedistas educacionais, gameducadores(as), arteducadores(as), tradutores(as) e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (libras), especialistas em mídias tecnológicas educacionais, entre outros(as).
Ademais, desejo também que esta obra científica contribua de maneira efetiva, eficaz e eficiente para o desenvolvimento de novas e futuras pesquisas acadêmico-científicas em Ciências da Educação, redimensionando, retroalimentando e ressignificando métodos/metodologias educacionais e práticas pedagógicas escolares e universitárias.
Por fim, deixo aqui meu abraço caloroso a cada leitor(a) que, certamente, fará excelente uso deste seleto florilégio acadêmico-científico.
Gratidão!!! E até breve!
Prof. PhD. Marcos Pereira dos Santos – Organizador
Marcos Pereira dos Santos
Pós-doutor (PhD) em Ensino Religioso. Doutor em Teologia – Ênfase em Educação Religiosa. Mestre em Educação. Especialista em várias áreas da Educação. Bacharel em Teologia. Licenciado em: Pedagogia, Matemática, Letras – Habilitação Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, Filosofia e Ciências Biológicas. Possui formação técnico-profissionalizante de Ensino Médio em Curso de Magistério (Formação de Docentes) – Habilitação Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisador em Ciências da Educação, tendo como principais subáreas de interesse: Formação Inicial e Continuada de Docentes, Gestão Escolar, Tecnologias Educacionais, Educação Matemática, Estatística Educacional, Educação a Distância e Educação Literária. Literato fundador, efetivo, titular e correspondente imortal de várias Academias de Ciências, Letras e Artes em nível (inter)nacional. Membro do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo de várias Editoras no Brasil. Parecerista/Avaliador “ad hoc” de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área educacional de Editoras e Revistas Científicas brasileiras. Participante de Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação. Literato profissional (escritor, poeta, cronista, contista, trovador, aldravianista, indrisonista, haicaísta, antologista, ensaísta e articulista). Na área literária é (re)conhecido nacional e internacionalmente pelo pseudônimo artístico-literário (ou nome-fantasia) de “Quinho Cal(e) idoscópio”. Tem vários livros, coletâneas, antologias, capítulos de livros, ensaios e artigos acadêmicocientíficos publicados em autoria/organização solo e em coautoria, nas versões impressa e digital. Possui ampla experiência profissional docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II), Ensino Médio e Educação Superior (assessoria pedagógica institucional e docência na graduação e pós-graduação lato sensu). Leciona várias disciplinas curriculares pertencentes à área educacional. Atualmente é professor universitário junto a cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) e de pós-graduação lato sensu na área educacional.
Contato: [email protected].
Sumário
-
Capítulo 1
Aspectos do ensino técnico no México e na Alemanha pelo viés da educação comparada
Bárbara Macedo, Brigitte Klemz Jung, Taiani Vicentini e Adolfo Ramos Lamar
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.1
Páginas: 11-20 -
Capítulo 2
Metodologias ativas e pensamento conceitual reflexivo: aproximações possíveis na construção da disciplina metodologia da pesquisa
Verena Santos Andrade Ferreira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.2
Páginas: 21-29 -
Capítulo 3
A importância das soft skills na formação dos estudantes de engenharia civil
Arquelau Pasta e Rodrigo Boeing Althof
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.3
Páginas: 30-41 -
Capítulo 4
Educação integral e BNCC: desafios e possibilidades
Vitória Maria Cunha, Adriana Schneider Müller Konzen e Jean Mac Cole Tavares Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.4
Páginas: 42-51 -
Capítulo 5
O encontro do sujeito com a arte: um olhar voltado às mediações culturais
Luíse Ayesa Flôres Ribeiro Souza
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.5
Páginas: 52-63 -
Capítulo 6
O uso de coleção entomológica como alternativa didática para o ensino fundamental da Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, Oiapoque, Amapá
Maria Raimunda Moraes da Costa e Emerson Monteiro dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.6
Páginas: 64-79 -
Capítulo 7
A observação de aves como ferramenta prática no ensino de ecologia em uma Escola Pública no Município de Oiapoque
Vívian Rosana da Silva e Emerson Monteiro dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.7
Páginas: 80-100 -
Capítulo 8
Ensino remoto e gamificação nas aulas de Le - Inglês: engajamento através do lúdico na escola técnica em PE
Rosângela Maria Dias da Silva, Jane Gomes de Andrade e Maria Ferreira de Paula
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.8
Páginas: 101-110 -
Capítulo 9
A aprendizagem maker e a construção de modelos didáticos na educação profissional e tecnológica
Jefferson Feitosa de Almeida, Adriane Nogueira Lazzaretti, Williany Lima de Carvalho Camargo, Isabela Cristina Picolo, Erick Tiago Costa de Lima e Ricardo dos Santos Pereira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.9
Páginas: 111-126 -
Capítulo 10
A expressão cultural do jongo: a (de) colonialidade como processo para uma educação inclusiva
Elisabeth Soares Rocha, Giovane do Nascimento e Neusimar da Hora
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.10
Páginas: 127-136 -
Capítulo 11
Experiência com o blended learning em uma instituição pública brasileira
Raquel de Almeida Moraes e Raquel Aparecida Souza
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.11
Páginas: 137-152 -
Capítulo 12
Ensino lúdico: o uso de brinquedo no ensino de ondulatória
Cleiciane Balieiro da Silva da Costa, Gessica da Silva de Brito e Argemiro Midonês Bastos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.12
Páginas: 153-172 -
Capítulo 13
Quem sabe faz o mo(vi)mento ... : teorizando o projeto político-pedagógico escolar no Brasil contemporâneo
Marcos Pereira dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.26.13
Páginas: 173-186