fbpx
Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas

A aprendizagem maker e a construção de modelos didáticos na educação profissional e tecnológica

Maker learning and the construction of didactic models in professional and technological education

Autores:

Jefferson Feitosa de Almeida, Adriane Nogueira Lazzaretti, Williany Lima de Carvalho Camargo, Isabela Cristina Picolo, Erick Tiago Costa de Lima e Ricardo dos Santos Pereira

ISBN

978-65-88580-39-4

DOI:

10.47573/aya.88580.2.26.9

N° páginas:

111-126

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-31

Resumo

Atualmente, o grande desafio da educação é tornar o ensino mais atrativo para os alunos. Assim, a busca por novas estratégias que possibilitem este processo se faz fundamental. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a Aprendizagem Maker, torna o aprender e o ensinar mais prazeroso a todos. Esta metodologia ativa tem como princípio o aprender-fazendo, onde os alunos aprendem “metendo a mão-na-massa”. A construção de modelos didáticos se alinha perfeitamente a esta proposta, pois desperta o interesse e a curiosidade de jovens pela investigação científica, além de favorecer a aprendizagem significativa. É nesse sentido que o Projeto “Espaço IFAC de Ciências”, iniciado em 2017, atua no contexto do ensino, pesquisa e extensão, com vistas à construção de modelos didáticos na área das Ciências, bem como sua divulgação científica em escolas, eventos científicos, além da oferta anual de oficinas sobre a temática, oportunizando à comunidade em geral o contato com a ciência. Estes modelos didáticos são produzidos por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/Campus Rio Branco, alunos do Ensino Médio Integrado e pela equipe do projeto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Este espaço científico, localizado no IFAC/Campus Rio Branco, produziu dezenas de modelos didáticos na área da Biologia, Geografia e História no período de 2017 a 2019, contribuindo com a formação profissional de alunos voluntários e professores. Nesse contexto, as metodologias educacionais inovadoras, como as metodologias ativas, por meio da construção de modelos didáticos ou do uso ativo de outros recursos educacionais, podem contribuir para solucionar vários dos problemas atuais da educação no Brasil, de forma a resgatar o interesse dos alunos pela educação.

Palavras-chave: construção de modelos didáticos. aprendizagem maker. aprendizagem significativa. divulgação científica. educação profissional e tecnológica.

Abstract

Currently, the great challenge of education is to make teaching more attractive to students. Thus, the search for new strategies that enable this process is fundamental. In this context, the use of active teaching-learning methodologies, such as the Maker Education, makes learning and teaching more enjoyable for everyone. This active methodology has the principle of learning-by-doing, where students learn by “hands on”. The construction of didactic models is perfectly in line with this proposal, as it awakens the interest and curiosity of young people in scientific research, in addition to favoring meaningful learning. It is in this sense that the “IFAC Science Space” Project, started in 2017, works in the context of teaching, research and extension, with a view to building didactic models in the field of Science, as well as their scientific dissemination in schools, scientific events, in addition to the annual offer of workshops on the subject, providing opportunities for the community in general to have contact with science. These didactic models are produced by students of the Degree Course in Biological Sciences/Campus Rio Branco, students from the Integrated High School and by the project team, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre (IFAC). This scientific space, located at IFAC/Campus Rio Branco, produced several didactic models in the area of Biology, Geography and History from 2017 to 2019, contributing to the professional training of volunteer students and teachers. In this context, innovative educational methodologies, such as active methodologies, through the construction of didactic models or the active use of other educational resources, can contribute to solving several of the current problems in education in Brazil, in order to rescue the interest of students for education.

Palavras-chave: didactic models construction. maker education. meaningful learning. scientific divulgation. professional and technological education.

Referências

ALMEIDA, E. A; ARAÚJO, T. G.; TORRES, D. F. Modelagem de cladogramas tridimensionais e aprendizagem de conceitos em sistemática filogenética. In: IV COLÓQUIO NACIONAL EM EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (IV CNECE), 2007. Natal. Anais…, 2007.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2017.

BASTOS, K. M.; FARIA, J. M. Aplicação de modelos didáticos para abordagem da célula animal e vegetal, um estudo de caso. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, vol.7, n.13; p. 1867-1877, 2011.
BRASIL. Dispõem sobre o Apoio à criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal). Edital Nº 35/2020, de 20 de maio de 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-secretaria-de-educacao-profissional-e-tecnologica/editais. Acesso em 17 jun. 2020.

DANTAS, A.P.J.; DANTAS, T.A.V.; FARIAS, M.I.R de; SILVA, R.P da; COSTA, N.P da. Importância do Uso de Modelos Didáticos no Ensino de Citologia. In. III Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2016.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

EYCHENNE, F. e NEVES, H. Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial. São Paulo: Editorial Fab Lab Brasil, 2013.

FAB LABS IO. Show me Fab Labs Around the World. Fab labs io, 2019. Disponível em: https://www.fablabs.io. Acesso em 22 jun. 2020.

FIGUEIRÓ, J. P. S.; ROTHE, S. R. Modelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e biologia. 2014. 55 f. Tese (Doutorado) – Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

IFSULDEMINAS. Espaço Maker: um lugar para criar, aprender, ensinar e inventar. 2019. Disponível em: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/2642-espaco-maker-um-lugar-para-criar-aprender-ensinar-e-inventar. Acesso em: 11 jun. 2020.

HOKAMA, P. O. M.; HOKAMA, N. K.; BATISTA, N. Caso Motivador como Estratégia Problematizadora e Integradora no Ensino Médico em um Curso de Oncologia. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 42, n. 4, p. 165-174, Dec. 2018.

LARA, M. V.; BORGES, S. Objetos de aprendizagem como coadjuvantes do processo de ensino aprendizagem de Fisiologia humana. Revista de Ensino de Bioquímica, Rio Grande do Sul, v. 12, n. 1, p.36-44, 29 set. 2014.

MARANDINO, M. et al. A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz? In: IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (IV ENPEC), 2003. Bauru/SP. Anais… São Paulo, 2003. p. 1-13.

MASSARANI, L.; NEVES, R.; AMORIM, L. Divulgação científica e museus de ciências: O olhar do visitante – Memórias do evento / Luisa Massarani, Rosicler Neves, Luís Amorim (Organizadores). – Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; RedPop, 2016.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15-33, 2015.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2013. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v24_n6_moreira.pdf>. Acesso em 01/03/2019.

OLIVEIRA, A. A. Construção de modelos didáticos para o ensino do desenvolvimento embrionário humano. 2015. 10 f. Tese (Doutorado) – Curso de Biologia, Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes/ceunes, Espírito Santo, 2015.
OLMO, F. J. V. et al. Construção de modelo didático para o ensino de biologia: meiose e variabilidade genética. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v. 10, n. 18, p.3569-3575, 2014.

ORLANDO, T. C. et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Rev. Brasileira de Ensino de Bioquímica e de Biologia Molecular, Minas Gerais, p.1-17, 25 fev. 2009.

OVIGLI, D.F.B. Prática de ensino de ciências: o museu como espaço formativo. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, 2011, v.13, n.03, p.133-149, set-dez.

PEREIRA, R. S., FREITAS, R. G. A., SILVA, F. A. S., LAZZARETTI, A. N., PEIXOTO, A. A., LIMA, E. T. C., … e CAMARGO, W. L. C. Espaço Ifac de Ciências: Ensino, Pesquisa e Extensão a favor da Aprendizagem Significativa, p. 119-131. In: Discursos, práticas, ideias e subjetividades na educação 4. Ponta Grossa, PR: Atena, 2021.

PINTO, L.T., FIGUEIREDO, V.A. O ensino de Ciências e os espaços não formais de ensino. Um estudo sobre o ensino de Ciências no município de Duque de Caxias/RJ. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2010. Paraná. Anais… Paraná: UFTPR, 2010. Art. n. 179.

SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C.F.; BUENO, S.M.V. Os desafios da prática docente na contemporaneidade: uma reflexão sobre os novos paradigmas da educação. São Paulo 2010 p.3-4. Disponível em: http://www.educasul.com.br/2010/Anais/trabalhos_educasul_formacao_de_professores/Mar% C3%ADlia%20Ferranti%20Marques%20Scorzoni.pdf.

SILVA, G. A.; AROUCA, M.C.; GUIMARÃES, V.F. As exposições de divulgação da ciência. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Organização e apresentação de Luisa Massarani, Ildeu de Castro Moreira e Fatima Brito. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Forum de Ciência e Cultura, 2002.

SOUZA, C. S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina 47(3):284-292. 2014.

AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de agradecer ao Instituto Federal do Acre por disponibilizar a sala onde foi montado o “Espaço IFAC de Ciências” em 2017 e nos permitir permanecer neste local até hoje no Campus Rio Branco.
Também temos que agradecer, por questão de justiça e mérito, a todos os alunos, ex-alunos e docentes que fizeram ou fazem parte da equipe do “Espaço IFAC de Ciências” nestes quase quatro anos de vida do projeto.