A observação de aves como ferramenta prática no ensino de ecologia em uma Escola Pública no Município de Oiapoque
Bird watching as a practical tool in ecology teaching in a Public School in the Municipality of Oiapoque
Autores:
Vívian Rosana da Silva e Emerson Monteiro dos Santos
ISBN
978-65-88580-39-4
DOI:
10.47573/aya.88580.2.26.7
N° páginas:
80-100
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-31
Licença:
Resumo
Os projetos voltados para conservação e preservação da biodiversidade brasileira, vem sendo implementados e desenvolvidos ao longo dos anos no Brasil. Este trabalho teve como objetivo utilizar a observação de aves na disciplina de ciências, a fim de ampliar conceitos ecológicos e ambientais por meio da sensibilização, na Escola Estadual Duque de Caxias do Oiapoque. Os métodos quantitativo e qualitativo foram utilizados nesta pesquisa. Participaram deste estudo 57 estudantes do turno matutino, pertencentes as turmas do sexto, sétimo e oitavo anos do ensino fundamental da referida escola. Fez-se uso de um questionário prévio, aula expositiva, atividades práticas, sendo que nestas atividades foram observadas as aves utilizando binóculos, máquina fotográfica e guias de campo para identificação das espécies. Na verificação do aprendizado após as observações em campo, foi aplicado um novo questionário ao aluno composto por 08 questões, que avaliou o desenvolvimento de aprendizado sobre aves, consciência ambiental, as relações ecológicas das aves e o tráfico ilegal de animais. Os alunos elaboraram uma lista de espécies que estava representada em sua maioria as aves comuns da região norte, presentes na área urbana, como o Anu Preto, Bicudo, Curió, Papagaio, Sabiá e o Bem-te-vi. Nos dados obtidos, verificou-se que 80% dos estudantes do sexto e sétimo ano mostraram interesse pela atividade de observação de aves, enquanto os alunos do oitavo ano, foi de 100%. São relevantes as atitudes executadas buscando soluções de conservação ao compreender sua posição frente aos desafios ambientais e sociais do contexto local, especialmente para esta fronteira Franco-Brasileira.
Palavras-chave: educação ambiental. conservação. ciências.
Abstract
Projects aimed at the conservation and preservation of Brazilian biodiversity have been implemented and developed over the years in Brazil. This work aimed to use bird observation in the science discipline, in order to expand ecological and environmental concepts through awareness, at the State School Duque de Caxias do Oiapoque. Quantitative and qualitative methods were used in this research. The study included 57 students from the morning shift, belonging to the sixth, seventh and eighth grades of elementary school at that school. It was used a previous questionnaire, lecture, practical activities, and in these activities the birds were observed using binoculars, camera and field guides to identify the species. In verifying learning after field observations, a new questionnaire was applied to the student, consisting of 08 questions, which assessed the development of learning about birds, environmental awareness, the ecological relations of birds and illegal animal trafficking. The students drew up a list of species that were mostly represented by the common birds of the northern region, present in urban areas, such as the Anu Preto, Bicudo, Curió, Parrot, Sabiá and Bem-te-vi. In the obtained data, it was verified that 80% of the sixth and seventh year students showed interest in the bird watching activity, while the eighth year students showed 100% interest. The attitudes taken in search of conservation solutions are relevant when understanding their position vis-à-vis the environmental and social challenges of the local context, especially for this Franco-Brazilian border.
Palavras-chave: environmental education. conservation. sciences.
Referências
ANDRADE, M. A. Aves silvestres: Minas Gerais. Líttera Maciel. Belo Horizonte. 1997.
ALLENSPACH, N.; ZUIN, P. B. Aves como subsídio para a Educação Ambiental: perfil das iniciativas brasileiras. Atualidades Ornitológicas. n. 176, p. 50-57, 2013.
ARGEL-DE-OLIVEIRA, M.M. El uso de aves en Educación Ambiental. In: Encuentro Boliviano para la Conservación de las Aves, Santa Cruz, 1996. Actas. Armonia, Bird Life, Santa Cruz de la Sierra, 1997.
ASSUNÇÃO, L. O. Unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas no estado do Amapá: como desenvolver um Estado cujo território está 70% protegido por leis? Revista Brasileira de Políticas Públicas. vol.6, n. 3, p. 281-299, 2016
BEGON, M.; TOWNSEND, C. R.; HARPER, J. L. Ecologia de Indivíduos e Ecossistemas. Editora Artmed. 4ª ed. Porto Alegre. 2007. 752 p.
BERTONI, E. Como (e quando) o peru virou símbolo da ceia de Natal. Nexojornal, 22 de dez de 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/12/22/Como-e-quando-o-peru-virou-s%C3%ADmbolo-da-ceia-de-Natal (Acessado em: 06/11/2019).
BIDERMAN, M. T. C. Dicionário Didático de Português. Editora Ática. 2ª ed. São Paulo 1998.
MEC, SPCR. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Reformulado. Brasília 1998.
BRASIL, Presidência Da República, Lei nº 9.795. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília 27 de abril de 1999.
CBRO. Conselho Brasileiro de Registros Ornitológicos. Disponível em: www.cbro.gov.br (Acessado em 01/11/2019).
CUNHA, V. S. O. A Grécia Clássica – Uma Viagem ao seu Teatro. Millenium, n. 43,
p. 177-201, 2012.
DEL´OLMO, F. S; MURARO, M. M. R. O tráfego internacional dos animais e a proteção da dignidade. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.15, n.31, p.155-177, 2018.
FERREIRA, A. C.; SANTOS, A. F.; VOGEL, H. F. Investigação bibliográfica e análise do potencial de dispersão de sementes por aves frugívoras no Brasil. Revista Brasileira de Zoociências. v. 18, n.2, p. 1-12, 2017.
HAMMER, Ø.; HARPER, D. A.T.; RYAN, P. D. PAST: Paleontological Statistics Software Package for Education and data Analysis. Palaeontologia Electronica, v. 4, n.1, p.1-9, 2001.
HICKMAN, C. P.; JR., L. S.; ROBERTS, A. L. Integrated principles of zoology. 11 ed., McGrawRill. 2001. 918p.
IBAMA. Tráfico de Animais Silvestres. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Brasília, 07/2016. Disponível em: https://www.ibama.gov.br/component/tags/tag/trafico-de-animais (Acessado em: 15/05/2019).
LANG, S.; BLASCHIKE, T. Análise da paisagem com SIG. Editora Oficina de Textos. São Paulo. 2009.
MARINI, M. A.; GARCIA, F. I. Conservação de aves no Brasil. Megadiversidade. v.1, n. 1. p. 95-102, 2005.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Por um Brasil Sustentável documentos de referência para o fortalecimento da política do programa nacional de educação ambiental. ProNEA. Marcos Legais & Normativos. 4ª ed. Brasília, 2014.
MORENO, S. F. “Entre o desprezo e a estima habitam pombos, ou, como se conviver com o cotidiano não amado”, 5, 2017. Anais da VI Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia. Instituto de estudos brasileiros – USP, p. 34-52, 2017.
PAGMIN, D.; BOARETTO, M.; MACEDO, J. T.; NEIDE, S. S.; CARVALHO, R. S. O.; HORTELAN, B. S. M.; CARDIERI, E. e NISHIDA, S. M. Diversidade de aves do Jardim Botânico do Instituto de Biociências: projeto de extensão articulando pesquisa, ensino e extensão. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. 2015.
POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 4ªed. São Paulo: Atheneu, 2008.
RIBEIRO, F. P.; MESQUITA NETO, J. N.; LEMOS, F. G. e MACHADO, G. A. Educação ambiental no contexto rural: uso de pegadas de Mamíferos do cerrado como material didático para formação de um aluno crítico. Departamento de Ciências Biológicas – CAC-UFG. [email protected]. 2008.
SALES, J. C. A Metalinguagem Religiosa: As Aves como Metáforas e Símbolos na Mitologia Egípcia. Revista Lusófona de Ciência das Religiões. n. 20, p. 7-41, 2017.
SANTOS, E. A. M.; BUENO, M.; ARAÚJO, A. S.; BARROS, I. F. A.; PAES, N. N. G.; RODRIGUES, S. R. W.; CAMPOS, C. E. C. Aves do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Estado do Amapá. Ornithologia, v. 4, n.2, p. 86-90, 2011.
SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.
SILVA, V. R. Relatório de estagio supervisionado I. Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional Oiapoque. Oiapoque, Amapá. 33 p , 2017.
SILVESTRI, G.; TAVARES, B. As aves como instrumento de iniciação científica de alunos do Ensino Fundamental. Trabalho de conclusão. Colégio Estadual José de Anchieta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná. 2009.
SOUZA, E. A.; NUNES, M. F. C.; ROOS, A. L.; ARAÚJO, H. F. P. Aves do Parque Nacional do Cabo Orange: guia de campo. ICMBio/Cemave, Amapá 2008.
SOUZA, T. O.; VILELA, D. A. R.; CÂMARA, B. G. O. Pressões sobre a avifauna brasileira: Aves recebidas pelo CETAS/IBAMA, Belo Horizonte, Minas Gerais. Ornithologia. v. 1, n. 7, p. 1-10, 2014.
TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em ecologia. 3ª ed. Editora Artmed. 2008.