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Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas

Ensino lúdico: o uso de brinquedo no ensino de ondulatória

Playful teaching: the use of toys in the teaching of undulatory

Autores:

Cleiciane Balieiro da Silva da Costa, Gessica da Silva de Brito e Argemiro Midonês Bastos

ISBN

978-65-88580-39-4

DOI:

10.47573/aya.88580.2.26.12

N° páginas:

153-172

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-31

Resumo

Um dos maiores desafios do ensino de Física é ultrapassar a barreira do ensino tradicional. Diante disso, faz-se necessário a busca por novas metodologias para trabalhar os conceitos desta disciplina em sala de aula. Um método de ensino que tem ganhado bastante espaço como apoio pedagógico, e considerado uma ferramenta fundamental para o processo de ensino aprendizagem do aluno, são as atividades lúdicas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o uso de brinquedos podem contribuir para uma aprendizagem significativa de ondas sonoras no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e fins descritivos. Devido à pandemia causada pela Covid-19, a pesquisa foi aplicada de forma remota, com uma turma da 3ª série do ensino médio de uma escola do município de Santana-AP. Para alcançar os objetivos determinados e realizar a coleta dos dados, foi feito o uso de um questionário pré-teste, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre ondas sonoras; após a aplicação deste questionário foi realizado a análise desses dados e verificou-se que os alunos não tinham conhecimentos suficientes sobre o conteúdo de ondas sonoras. Em seguida foi feita aplicação de um vídeo, produzido por duas dos autores, contendo os principais conceitos envolvendo o conteúdo e associando-os com os brinquedos; e por fim, para realizar a avaliação de impacto, foi feita a aplicação de um questionário pós-teste, para verificar de que maneira ocorreu a aprendizagem e fazer comparação dos dados, visto que ouve uma aprendizagem por parte dos alunos com relação ao conteúdo trabalhado nesta pesquisa, portanto, conclui-se que o ensino de ondas sonoras torna-se significativo com o uso de brinquedos.

Palavras-chave: ensino de física. ensino lúdico. aprendizagem significativa. brinquedo.

Abstract

One of the biggest challenges of teaching Physics is to overcome the barrier of traditional teaching. Therefore, it is necessary to search for new methodologies to work with this disciplines concepts in the classroom. A teaching method that has gained much space as pedagogical support, and is considered a fundamental tool for the student’s teaching-learning process, is ludic activities. Thus, the present study aimed to analyze how toys can contribute to significant learning of sound waves in high school. It is applied research with a qualitative approach and descriptive purposes. Due to the Covid19 pandemic, the research was applied remotely to 3rd-grade class from high school in Santana-AP. A pre-test questionnaire was used to assess the students’ previous knowledge about sound waves to achieve the determined objectives and carry out the data collection. After applying this questionnaire, the analysis of these data was carried out, and it was found that the students did not have sufficient knowledge about the content of sound waves. Then a video was made, produced by two authors, containing the main concepts involving the content and associating them with toys. Finally, to carry out the impact assessment, a post-test questionnaire was applied to verify how the learning took place and compare the data since it hears students’ learning regarding the content worked on in this research. Therefore, it is concluded that the teaching of sound waves becomes significant with the use of toys.

Keywords: physics teaching. playful teaching. meaningful learning. toy.

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