fbpx
Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas

Metodologias ativas e pensamento conceitual reflexivo: aproximações possíveis na construção da disciplina metodologia da pesquisa

Active methodologies and reflective conceptual thinking: possible approaches in the construction of the subject research methodology

Autores:

Verena Santos Andrade Ferreira

ISBN

978-65-88580-39-4

DOI:

10.47573/aya.88580.2.26.2

N° páginas:

21-29

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-31

Resumo

O componente curricular Metodologia da Pesquisa responde pela construção de diferentes habilidades e inserção do estudante no mundo da Ciência, de forma sistematizada. Entretanto, comumente, seu trabalho se restringe à apresentação dos conceitos do método científico, e o trabalho “prático” fica a cargo de outro componente curricular, geralmente denominado “trabalho de conclusão de curso”. Esse texto traz os pressupostos e encaminhamentos de uma prática de construção da disciplina a partir de uma abordagem teórico-metodológica que associa as dimensões teórico-prático do componente curricular, pensando a apropriação dos conceitos indissociável da construção de um trabalho de autoria, na tentativa de compreender uma situação concreta, mobilizando, assim, diferentes habilidades que são fundamentais ao exercício epistemológico de compreensão da realidade. Tal prática colocou os estudantes na condição de sujeitos ativos na construção do percurso de suas aprendizagens, pois, a busca pelo conceito acontecia a partir da necessidade de responder a uma realidade e não se encerrava em si mesmo, pois aqueles conceitos precisavam subsidiar o trabalho de autoria na construção do projeto de pesquisa, fomentando questionamentos, investigações, debates e tomadas de decisão, o que favorecia o exercício da criatividade e criticidade, na busca das melhores alternativas para o problema inicialmente apontado pelos próprios estudantes. No escopo da pesquisa-ação, os caminhos da disciplina foram construídos colaborativamente pelos graduandos, através da mediação docente, e, tal condição, ao tempo em que se revela significativa, também mostra-se desafiante a todos os envolvidos, pois prescinde de roteiros prontos, formulados pela docente, a serem apresentados aos aprendentes.

Palavras-chave: aprendizagem colaborativa. tendências pedagógicas. ensino desenvolvimental.

Abstract

The Research Methodology curricular component is responsible for the construction of different skills and insertion of the student in the Science. Commonly, their work is restricted to the presentation of the concepts of the scientific method, and the “practical” work is in charge of another curricular component, called “course conclusion work”. This text brings the assumptions of a practice of construction of the discipline from a theoretical-methodological approach that associates the theoretical-practical dimensions of the curricular component, considering the appropriation of concepts inseparable from the construction of an authorship work, in an attempt to understand a concrete situation, thus mobilizing different skills that are fundamental to the epistemological exercise of understanding reality. This practice placed students in the condition of active subjects in the construction of their learning path, as the search for the concept took place from the need to respond to a reality and did not end in itself, as those concepts needed to support the work of authorship in the construction of the research project, encouraging questioning, investigacions, debate and decision-making, which favored the exercise of creativity and criticality, in the search for the best alternatives for the problem initially pointed out by the students themselves. In the scope of action research, the discipline were built collaboratively by the undergraduates, through teacher mediation, and, while this condition reveals itself to be significant, it is also challenging to all involved, as it does not require ready-made scripts, formulated by the teacher, to be presented to the learners.

Keywords: collaborative learning. pedagogical tendencies. developmental teaching.

Referências

BRASIL. Resolução n. 02 de 24 de abril de 2019. Brasília: MEC/CES, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolu%C3%87%C3%83o-n%C2%BA-2-de-24-de-abril-de-2019-85344528. Acesso em: 05 mar. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v38n2/aop478.pdf. Acesso em: 03 mar.2021.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 23. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

MORAN, José; BACICH, Lilian. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma Reflexão sobre a Prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009. Disponível em https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf. Acesso em: 03 mar.2021.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2005.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009.