
Ensino e Aprendizagem: Novas Práticas, Novos Saberes – Vol. 6
Organizado por:
Prof.° Dr. Adilson Tadeu Basquerote
Prof.° Dr. Eduardo Pimentel Menezes
ISBN
978-65-5379-877-9
DOI:
10.47573/aya.5379.3.26
N° páginas:
N° páginas
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
Fluxo Contínuo
Inicio da Publicação:
30/10/2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
225
Sobre o Livro
Organizado por
Sobre o(a) Autor(a)
Sobre o Livro
Organizado por
Sobre o(a) Autor(a)
Sumário
-
Capítulo 1
Elaboração de Sequência Didática para o Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias a partir da Contextualização do Tema “Açúcar” no Ensino Médio
Juliane Maria Bergamin Bocardi, Ismael Laurindo Costa Júnior e Rita Andreia de Vargas
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.1
-
Capítulo 2
Karaokê como Ferramenta Pedagógica na Alfabetização: Uma Abordagem Lúdica para o Ensino Fundamental I e I
Candida Regina de Sousa Goncalves Bin e Lucas de Azevedo Pereira
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.2
-
Capítulo 3
O Papel da Tecnologia no Ensino da Química
Marinilza da Silva Feitosa
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.3
-
Capítulo 4
Educação e Sociedade na Primeira República
Fábio Rodrigo Paludo e Elaine Marilene Stack Paludo
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.4
-
Capítulo 5
Relevância da Biblioteca Escolar no Processo de Ensino-Aprendizagem dos Alunos dos Anos Iniciais
José Carlos Cezar da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.5
-
Capítulo 6
O Lugar do Brincar na Concepção Docente
Geina Severino Botelho e Odimar José Ferreira Porto
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.6
-
Capítulo 7
Em Novas Trilhas do Saber: Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas na Amazônia Ribeirinha no Período Pandêmico
Mara Rúbia Rocha dos Santos e Arlindo Costa
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.7
-
Capítulo 8
Metodologias Ativas e o Protagonismo Estudantil: Caminhos para a Aprendizagem Significativa
Fernanda Pessoa de Sousa Silva, Érika Regina Martins, Aline Cácia de Sousa, Anita Maria Gonçalves de Melo Oliveira, Aparecida Donizete Silva Santos, Daniella Martins da Costa, Cleidiane Cardoso de Oliveira Brito e Telma Pereira de Melo
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.8
-
Capítulo 9
Filosofia da Arte: Construindo Habilidades Leitoras e Artísticas, Através da Transformação dos Materiais Descartados na Natureza em Arte, pelos Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Instituto Bereano de Coari-AM
Tertuliano Melo de Almeida, Robson Junior de Carvalho Alexandre, Marley Gabriella Genuíno Cunha e Ysbeltrana da Silva Nunes
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.9
-
Capítulo 10
Sequência Didática para Capacitar Instrutores na Elaboração de Avaliações Baseadas na Teoria de Resposta ao Item - TRI
Tales Tomé de Sousa Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.10
-
Capítulo 11
O Encontro das Águas: Do Mito à Ciência Amazônica
Maria Gracione da Silva Menezes e Jocélia Barbosa Nogueira
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.11
-
Capítulo 12
Desafios e Inovações no Ensino da Matemática: um Estudo sobre as Dificuldades e o Uso de Metodologias Ativas no 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Petrônio Portella – Manaus/AM
Andreo Marcos Mota Fialho e Juan Alberto Beranger
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.12
-
Capítulo 13
Educação Museal e Ensino de Arte no Ensino Fundamental: Um Diálogo Necessário
André Fábio de Souza
DOI: 10.47573/aya.5379.3.26.13
Ler On-line

