Novas tendências e perspectivas da educação: métodos e práticas 3
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues
ISBN
978-65-5379-073-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.96
N° páginas:
235
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-07-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Este livro se inclui em um processo amplo de reflexão sobre a educação brasileira, sobretudo em um momento histórico em que as tecnologias estão cada vez mais inerentes a produção do conhecimento na Educação Básica e no Ensino Superior. Com isso, constitui-se em um importante instrumento de mudança no contexto de sistematização e produção de conhecimentos, por isso tem como objetivo reunir trabalhos que aprofundem o debate sobre a sociedade atual e sua relação com a educação, que tem demandas urgentes de fundamentação teórica e prática, que respondam aos anseios dos diferentes segmentos educacionais de professores.
A escolha dos capítulos norteou-se por três elementos centrais. O primeiro é que vivemos em uma sociedade de profundas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, o que desencadeia mudanças na educação, que não acontecem isoladas da realidade; o segundo elemento está associado a socialização do conhecimento científico, que ocorre por meio da pesquisa na área da educação, que redefinem ideias, comportamentos e modifica as formas de perceber o ensino e a aprendizagem. O último elemento está relacionado aos desafios enfrentados por educadores nesse início do século XXI, demarcando a necessidade de adaptação e reorganização das relações sociais e profissionais, bem como as mudanças nas relações humanas tão caras a sociedade contemporânea.
Diante disso, a análise contextualizada de diferentes pesquisas, amplia a construção de reflexões críticas no âmbito de importantes eixos das demandas sociais, que supera o discurso comum carregado de certezas. Trata-se muito mais de incertezas coletivas, que ao juntarem-se a um projeto social de conhecimento, passam a repensar categorias abertas e dinâmicas do pensamento novo e complexo, projetando-se para uma visão de educação transformadora.
É importante ressaltar que as mudanças na educação se constitui por si mesma como desafiadora, exigindo discussão, superação de adversidades e formação continua dos professores para sua efetividade. É a organização do conhecimento de forma mais ampla e abrangente, indicados a partir da leitura de diferentes pesquisas, que incide na prática docente.
Assim, como toda coletânea coletiva, está também, precisa ser lida compreendendo a diversidade de contribuições trazida pelos diferentes autores. Cada texto tem intensidades e profundidades diferentes. Cada parte, cada fragmento produz sensações diversas no leitor, mas deixa a constatação de que cada produção é importante no contexto educacional, na medida que apresenta novas tendências e perspectivas para a educação.
Prof.ª Dr.ª Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues
Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues
Doutora em Educação (2022/UEPG). Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade/UEPG (2014). Tem graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994) e graduação em Licenciatura em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Especialização em Educação: Fundamentos e Metodologia (1998/UEPG), Especialização em Gestão Pública Municipal (2011/UEPG) Especialização em Educação e Escola em Tempo Integral: Desafios e perspectivas. (FAEL, 2018). Atualmente é Coordenadora de Língua Portuguesa/Alfabetização na Rede Municipal de Ponta Grossa e professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Sagrada Família (FASF). Partcipante do grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação, da FASF. Integrante do grupo de pesquisas HISTED-BR Campos Gerais. da UEPG.
Sumário
-
Capítulo 1
Os gêneros orais no livro didático de Língua Portuguesa: uma análise das propostas para os anos finais do ensino fundamental
Marina de Fátima Ferreira Nascimento e Milena Moretto
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.1
Páginas: 11-26
-
Capítulo 2
Diversidade cultural: uma oportunidade para o fim do preconceito no ambiente escolar
Elaine Cristina Gomes Gonçalves
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.2
Páginas: 27-35
-
Capítulo 3
A escola como espaço para o saber/fazer sob uma perspectiva Freiriana
Lilian de Campos Marinho Cruz
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.3
Páginas: 36-48
-
Capítulo 4
Formação decolonial: interculturalidade e educação libertadora
Lilian de Campos Marinho Cruz
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.4
Páginas: 49-64
-
Capítulo 5
Metodologias ativas e dificuldades de acesso em um curso EaD
Lilian de Campos Marinho Cruz
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.5
Páginas: 65-83
-
Capítulo 6
O brincar como subsídio à aprendizagem na educação infantil
Lilian de Campos Marinho Cruz
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.6
Páginas: 84-95
-
Capítulo 7
A implementação das tecnologias nas escolas públicas e algumas dificuldades nesse processo
Lilian de Campos Marinho Cruz
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.7
Páginas: 96-106
-
Capítulo 8
A pedagogia para além da escola formal: pedagogia hospitalar um estudo no Centro Educacional Jamel Amed em Itacoatiara-AM
Narlandia de Oliveira Neves e Catarina Costa Fernanda
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.8
Páginas: 107-124
-
Capítulo 9
A utilização do celular como ferramenta pedagógica no ensino da matemática nas aulas remotas e híbridas na Escola Estadual São Pedro, localizada no município de Maués-Am/Brasil, no período de 2021–2022
Maria Graciete dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.9
Páginas: 125-135
-
Capítulo 10
A construção da leitura e da escrita pelas experiências da educação infantil
Maria Lúcia Serique Reis, Suélia Cardoso da Silva, Darcy Cleide Bezerra da Silva, Maria Ivanete Bezerra dos Santos, Maria do Perpétuo Socorro Moraes Rocha e Maria Rosângela de Almeida Aquino
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.10
Páginas: 136-144
-
Capítulo 11
De libras à língua portuguesa: a literatura como proposta de leitura e escrita para alunos surdos da 3˚ série do ensino médio, na Escola Estadual Frei Silvio Vagheggi, localizada no município de Manaus- AM/Brasil, no período de 2021-2022
Heloneida Maria Dantas Caldas
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.11
Páginas: 145-161
-
Capítulo 12
O delineamento de uma política curricular para o ensino médio
Irlene Coelho Eloi da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.12
Páginas: 162-172
-
Capítulo 13
A prática pedagógica criativa com foco na alimentação em uma Escola Municipal de Manaus-AM: cultivando ciência desde a infância
Maria Lúcia Serique Reis, Cláudia Figueredo de Lima, Arlene Carvalho Blanco, Suélia Cardoso da Silva, Maria Ivanete Bezerra dos Santos e Maria Rosangela de Almeida Aquino
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.13
Páginas: 173-187
-
Capítulo 14
Os prejuízos pedagógicos e sociais causados por aprovações imerecidas de alunos do ensino fundamental I
Idevandro Ricardo Colares dos Santos e Ailton Luiz dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.14
Páginas: 188-200
-
Capítulo 15
A narrativa como prática de leitura na base nacional comum curricular do ensino fundamental séries iniciais
Maria Ivanete Bezerra dos Santos, Maria Lúcia Serique Reis, Raquel de Oliveira Araújo, Rubenita Farias de Oliveira Souza, Raimundo Nonato de Oliveira e Daniela Martins de Moura Moreira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.15
Páginas: 201-209
-
Capítulo 16
Resenha crítica do livro: O pensamento crítico na universidade
Maria Lúcia Serique Reis, Suélia Cardoso da Silva, Kathleen Tavares de Oliveira, Marileide de Souza Lima, Raimundo Nonato de Oliveira e Maria Ivanete Bezerra dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.16
Páginas: 210-212
-
Capítulo 17
Resenha pensamento crítico no treinamento profissional: para o desenvolvimento das competências cognitivas
Maria Rosangela de Almeida Aquino, Lidiane de Oliveira Lozana, Kelem Anselmo da Silva, Anne Paula Silveira da Silva, Erilda de Oliveira Duarte e Lourenço Nascimento Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.17
Páginas: 213-217
-
Capítulo 18
Resenha crítica do livro Pedagogia da autonomia
Suélia Cardoso da Silva, Maria Lúcia Serique Reis, Maria Ivanete Bezerra dos Santos, Maria Rosilene Lima da Silva, Aylem Alecrim Amaral, Darcy Cleide Bezerra da Silva e Cristini de Sousa Santos Biase
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.18
Páginas: 218-222
-
Capítulo 19
Resenha crítica do livro: “Educação como Prática de Liberdade” de Paulo Freire
Rubenita Farias de Oliveira Souza, Raquel de Oliveira Araújo, Maria Ivanete Bezerra dos Santos, Maria Lúcia Serique Reis, Suélia Cardoso da Silva e Maria Rosângela de Almeida Aquino
DOI: 10.47573/aya.5379.2.96.19
Páginas: 223-227