Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 2
Organizado por:
Prof. Dr. Marcos Pereira dos Santos
ISBN
978-65-88580-67-7
DOI:
10.47573/aya.88580.2.42
N° páginas:
300
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-10-18
Área do Conhecimento
Licença:
Nobres leitores e leitoras; nobres leitoras e leitores:
Saudações mui respeitosas, cordiais e singelas.
Redundância de uso das palavras “leitoras” e “leitores” na redação textual do parágrafo inicial desta Apresentação?
Não! Trata-se, outrossim, de ênfase, destaque, enaltecimento, no que tange a estes dois vocábulos indicativos de desinência de gênero. Afinal de contas, é com satisfação e contentamento duplicados que apresento a obra científica intitulada Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas, volume II, da qual estou fazendo parte nas condições de organizador e autor de um dos vinte e seis (26) primorosos capítulos textuais que a engendram.
Redigida a muitas mãos, sob diferentes olhares educacionais e a partir de múltiplos conhecimentos/saberes didático-pedagógicos e metodológicos, a presente coletânea traz em seu bojo alguns artigos científicos resultantes, por exemplo, de estudos (individuais ou coletivos), pesquisas acadêmicas, in(ve)stigações, inquietações pessoais e/ou profissionais, análises crítico-reflexivas, teorizações, desafios, perspectivas, práticas de gestão educacional, desenvolvimento de atividades escolares e experiências docentes em sala de aula, os quais foram especialmente elaborados por seus(suas) respectivos(as) autores(as) e coautores(as) pesquisadores(as) – autênticos(as) parceiros(as) e colaboradores(as) que não mediram esforços em tornar possível a edição e publicação (digital) deste livro, ora de domínio público e de acesso aberto, livre e gratuito por tempo indeterminado.
Graças a tudo isto, o que outrora parecia ser apenas um sonho, agora se transforma em realidade. Engajamento grupal! Compartilhamento de ideias e ideais! Vitória coletiva! Diz respeito, pois, a uma conquista de todas as pessoas envolvidas neste importante projeto editorial científico: diretor editorial (editor-chefe), diretora executiva de negócios, conselheiros(as) editoriais, diagramador(a), bibliotecária, organizador, autores(as) e coautores(as).
Neste sentido, os vinte e seis capítulos textuais contidos nesta obra científica estão, de forma não hierárquica, elencados segundo a sequência temática assim estruturada:
Os cinco primeiros capítulos trazem a lume os temas: História e legislação da educação especial no Brasil (Capítulo 01); Questões do “outro” e a educação comparada (Capítulo 02); É preciso desconstruir (Capítulo 03); Reflexão sobre a competência digital com estudantes de ensino fundamental (Capítulo 04); e A personalidade transformada pelo Espírito Santo (Capítulo 05).
De forma subsequente, os outros cinco capítulos tratam de: Ensino médio: mudanças e perspectivas futuras frente à lei 13.415/2017 (Capítulo 06); A educação ambiental e a degradação do bioma amazônico: concepções e práticas docentes na educação básica do município de Vera – MT (Capítulo 07); Uma cota de oportunidades (Capítulo 08); Estratégias didáticas inovadoras no ensino-aprendizagem através das TIC’s na alfabetização de jovens e adultos (EJA) (Capítulo 09); e Xeque-mate: aprendizagens a partir do jogo de xadrez sob a perspectiva digital (Capítulo 10).
Na continuidade, temos um novo bloco de capítulos, cujos objetos de estudo científico são: Mídias tecnológicas: educação, conceito e história (Capítulo 11); Inclusão X exclusão: a problemática do uso dos conceitos (Capítulo 12); A docência no ensino secundário em Dourados – MT, de 1951 a 1961, na vigência da Reforma Capanema (Capítulo 13); Reflexões sobre pesquisas na área da história da educação: perspectiva da nova história cultural (Capítulo 14); e Mitos e verdades sobre a pediculose para os alunos do sexto ano na Escola Estadual Joaquim Nabuco, Oiapoque, Amapá, Brasil (Capítulo 15).
A posteriori, outros cinco capítulos endossam a coletânea científica, os quais estão assim intitulados: Contribuição do estágio supervisionado em ciências biológicas no processo de ensino-aprendizagem em duas escolas públicas no município de Oiapoque (Capítulo 16); A importância de práticas lúdicas para a educação especial (Capítulo 17); Estilos de aprendizagem e sua aplicação no atendimento psicopedagógico (Capítulo 18); Desafios do ensino e aprendizagem de história no período pandêmico (Capítulo 19); e Crianças com Síndrome do X-Frágil e as práticas relacionais inclusivas (Capítulo 20).
Em última instância, porém não menos significativos, os demais capítulos abordam as seguintes temáticas: O contexto e a formação do texto (Capítulo 21); Matemática: um ensaio filosófico-especulativo (Capítulo 22); A inclusão de alunos na rede regular de ensino (Capítulo 23); A importância da leitura em diversas etapas de ensino (Capítulo 24); Do analógico ao virtu@l: notas teórico-práticas sobre tecnologias digitais na escola da vida e na educação escolar no contexto do “novo normal” (Capítulo 25); e Análise da abordagem do conteúdo de equações do 2° grau no livro didático de matemática do 9º ano do ensino fundamental adotado nas escolas municipais de Belo Jardim – PE (Capítulo 26).
Com base nestas breves palavras preliminares, almejo sinceramente que cada capítulo textual autoral/coautoral possa, de maneira direta ou indireta, contribuir para a ampliação do arcabouço teórico-prático e democratização de conhecimentos acadêmico-científicos existentes no campo educacional em suas diversas áreas e subáreas.
Diante do exposto, observa-se quão relevantes e interessantes são os artigos capitulares que compõem esta miscelânea científica, de leitura profícua e utilização recomendável por todos(as) os(as) profissionais que pensam e fazem Educação, visando, cada vez mais, a melhoria do processo ensino-aprendizagem nos diferentes níveis e modalidades educacionais; bem como a elevação da qualidade dos cursos de formação inicial e continuada de docentes, de todas as áreas do conhecimento científico e disciplinas curriculares, os quais devem ter como meta central o aprimoramento de capacidades, habilidades e competências: escolares, acadêmicas e técnico-pedagógicas profissionais.
Sem mais delongas, aproveito o ensejo para expressar e registrar minha eterna gratidão a cada autor(a) e coautor(a) pela grande adesão à proposta editorial e altíssima qualidade epistemológico-científica dos capítulos textuais publicados nesta bela coletânea.
Parabéns a todos(as) e a cada um(a) em particular!!!
Desejo às pessoas que tiverem oportunidade de acesso a este compêndio científico o seguinte: excelente leitura!
Que seja possível aproveitar ao máximo de capítulo científico especialmente elaborado por seus(suas) respectivos(as) autores(as) e coautores(as).
Cordial abraço e até em breve.
Prof. PhD. Marcos Pereira dos Santos
Organizador
Marcos Pereira dos Santos
Pós-doutor (PhD) em Ensino Religioso. Doutor em Teologia – Ênfase em Educação Religiosa. Mestre em Educação. Especialista em várias áreas da Educação. Bacharel em Teologia. Licenciado em: Pedagogia, Matemática, Letras – Habilitação Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, Filosofia e Ciências Biológicas. Possui formação técnico-profissionalizante de Ensino Médio em Curso de Magistério (Formação de Docentes) – Habilitação Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisador em Ciências da Educação, tendo como principais subáreas de interesse: Formação Inicial e Continuada de Docentes, Gestão Escolar, Tecnologias Educacionais, Educação Matemática, Estatística Educacional, Educação a Distância e Educação Literária. Literato fundador, efetivo, titular e correspondente imortal de várias Academias de Ciências, Letras e Artes em nível (inter)nacional. Membro do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo de várias Editoras no Brasil. Parecerista/Avaliador “ad hoc” de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área educacional de Editoras e Revistas Científicas brasileiras. Participante de Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação. Literato profissional (escritor, poeta, cronista, contista, trovador, aldravianista, indrisonista, haicaísta, antologista, ensaísta e articulista). Na área literária é (re)conhecido nacional e internacionalmente pelo pseudônimo artístico-literário (ou nome-fantasia) de “Quinho Cal(e)idoscópio”. Tem vários livros, coletâneas, antologias, capítulos de livros, ensaios e artigos acadêmico-científicos publicados em autoria/organização solo e em coautoria, nas versões impressa e digital. Possui ampla experiência profissional docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II), Ensino Médio e Educação Superior (assessoria pedagógica institucional e docência na graduação e pós-graduação lato sensu). Leciona várias disciplinas curriculares pertencentes à área educacional. Atualmente é professor universitário junto a cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) e de pós-graduação lato sensu na área educacional.
Contato: [email protected].
Sumário
-
Capítulo 1
História e legislação da educação especial no Brasil
Laísa Ortiz
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.1
Páginas: 15-21
-
Capítulo 2
Questões do “outro” e a educação comparada
Bárbara Macedo e Adolfo Ramos Lamar
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.2
Páginas: 22-27
-
Capítulo 3
É preciso desconstruir
Bárbara Macedo
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.3
Páginas: 28-37
-
Capítulo 4
Reflexão sobre a competência digital com estudantes de ensino fundamental
Edgar Gomes Viana Filho
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.4
Páginas: 38-46
-
Capítulo 5
A personalidade transformada pelo Espírito Santo
Guilherme Afonso Pereira Palacios
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.5
Páginas: 47-60
-
Capítulo 6
Ensino Médio: mudanças e perspectivas futuras frente à Lei 13.415/ 2017
Acleverson José dos Santos, Carine Ferreira Lopes, Mariana Machado dos Santos Pereira, Emerson Gomes De Oliveira, Lívia Santana Barbosa, Heliamar Vieira Bino, Thays Peres Brandão, Juliana Sobreira da Cruz, Lídia Fernandes Felix e Júnia Eustáquio Marins
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.6
Páginas: 61-70
-
Capítulo 7
A educação ambiental e a degradação do bioma amazônico: concepções e práticas docentes na educação básica do município de Vera - MT
Marisa Regina Kohler, Aumeri Carlos Bampi e Solange Kimie Ikeda Castrillon
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.7
Páginas: 71-93
-
Capítulo 8
Uma cota de oportunidades
Vinícius Reis de Figueirêdo e Roselin Angelita Dantas Reis
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.8
Páginas: 94-104
-
Capítulo 9
Estratégias didáticas inovadoras no ensino-aprendizagem através das TIC’S na educação de jovens e adultos (EJA)
Rodrigo Andrade Dias
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.9
Páginas: 105-115
-
Capítulo 10
Xeque-mate: aprendizagens a partir do jogo de xadrez sob a perspectiva digital
Bárbara Macedo, Angela Maria da Paz Molinari, Daniela de Souza Oliveira e Antonio José Müller
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.10
Páginas: 116-124
-
Capítulo 11
Mídias tecnológicas: educação, conceito e história
Marcela Gomes Soares Guedes, Rosiclér Gomes Soares, Perla Alves, Cristiane Vieira de Souza, Rosa Almeida da Silva, Marli Santos Souza, Patrícia Costa Munhoz, Eliane Regina Arenas e Solange da Silva Ribeiro Izepe
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.11
Páginas: 125-131
-
Capítulo 12
Inclusão x exclusão: a problemática do uso dos conceitos
Ivanildo Sachinski
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.12
Páginas: 132-140
-
Capítulo 13
A docência no ensino secundário em Dourados - MT, de 1951 a 1961, na vigência da Reforma Capanema
Pâmilla Nataly Miguelão Hellmann
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.13
Páginas: 141-150
-
Capítulo 14
Reflexões sobre pesquisas na área da história da educação: perspectiva da nova história cultural
Pâmilla Nataly Miguelão Hellmann
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.14
Páginas: 151-159
-
Capítulo 15
Mitos e verdades sobre a pediculose para os alunos do sexto ano na Escola Estadual Joaquim Nabuco, Oiapoque, Amapá, Brasil
Laís Débora Ferreira Barroso, Jandinaia Araujo Pinheiro Marciel e Emerson Monteiro dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.15
Páginas: 160-176
-
Capítulo 16
Contribuição do estágio supervisionado em ciências biológicas no processo de ensino-aprendizagem em duas escolas públicas no município de Oiapoque
Jadison Monteiro dos Santos, Joakelis de Oliveira, Jandinaia Araujo Pinheiro Marciel e Emerson Monteiro dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.16
Páginas: 177-194
-
Capítulo 17
A importância de práticas lúdicas para a educação especial
Ana Paula da Silva Queiroz, Thays Peres Brandão, Elaine Gomes do Amaral, Bruna Domingos Peres, Cáritas Nogueira Rosa, Mariana Machado dos Santos Pereira, Júlio Cézar Caixeta e Carina Vaz da Costa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.17
Páginas: 195-202
-
Capítulo 18
Estilos de aprendizagem e sua aplicação no atendimento psicopedagógico
Roselin Angelita Dantas Reis e Vinícius Reis de Figueirêdo
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.18
Páginas: 203-211
-
Capítulo 19
Desafios do ensino e aprendizagem de história no período pandêmico
Roberto da Silva Renner
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.19
Páginas: 212-223
-
Capítulo 20
Crianças com Síndrome do X Frágil e as práticas relacionais inclusivas
Sherida Nayara Alves da Silva, Silvia Leticia Martins de Abreu e Synara Maria Lobo da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.20
Páginas: 224-234
-
Capítulo 21
O contexto e a formação do texto
Victor Augusto de Lima Truccolo e Anna Carolyna Melo Ferrer Costa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.21
Páginas: 235-242
-
Capítulo 22
Matemática: um ensaio filosófico-especulativo
Sandoval Amui
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.22
Páginas: 243-259
-
Capítulo 23
A inclusão de alunos na rede regular de ensino
Fernanda dos Santos Silva, Diane Alves Costa de Lima e Maria Cristiane Alves Costa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.23
Páginas: 260-261
-
Capítulo 24
A importância da leitura em diversas etapas de ensino
Elisângela Vicente Pereira, Mariana Neves Pereira de Souza, Marta Pereira Rodrigues, Maria Aparecida Moreira, Luiza de Matos Veron, Maria Joceli de Aquino Coelho, Perla Alves, Rosana Costa de Souza Rolim, Claudineia Alves dos Santos Amorim e Daniela Gomes da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.24
Páginas: 262-267
-
Capítulo 25
Do analógico ao virtu@l: notas teórico-práticas sobre tecnologias digitais na escola da vida e na educação escolar no contexto do “novo normal”
Marcos Pereira dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.25
Páginas: 268-280
-
Capítulo 26
Análise da abordagem do conteúdo de equações do 2° grau no livro didático de matemática do 9º ano do ensino fundamental adotado nas escolas municipais de Belo Jardim – PE
Silvana Maria da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.26
Páginas: 281-290
Ler On-line
-
Capítulo 7
A educação ambiental e a degradação do bioma amazônico: concepções e práticas docentes na educação básica do município de Vera - MT
Marisa Regina Kohler, Aumeri Carlos Bampi e Solange Kimie Ikeda Castrillon
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.7
Páginas: 71-93
-
Capítulo 17
A importância de práticas lúdicas para a educação especial
Ana Paula da Silva Queiroz, Thays Peres Brandão, Elaine Gomes do Amaral, Bruna Domingos Peres, Cáritas Nogueira Rosa, Mariana Machado dos Santos Pereira, Júlio Cézar Caixeta e Carina Vaz da Costa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.17
Páginas: 195-202
Ler On-line
-
Capítulo 7
A educação ambiental e a degradação do bioma amazônico: concepções e práticas docentes na educação básica do município de Vera - MT
Marisa Regina Kohler, Aumeri Carlos Bampi e Solange Kimie Ikeda Castrillon
DOI: 10.47573/aya.88580.2.42.7
Páginas: 71-93