Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 6
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-062-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.89
N° páginas:
324
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
08-07-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de “Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 6”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e do ensino evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz vinte e um (21) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e ensino. Os estudos abordam discussões como: lendas amazônicas e produção de texto; ensino e aprendizagem; construção do conhecimento literário; saberes e práticas docentes; BNCC e a formação de professores; BNCC na educação infantil; psicomotricidade; gestão participativa; métodos de ensino; práticas pedagógicas; educação na pandemia; escrita e letramento; violência na escola; ensino da matemática; abandono escolar; aplicativos educacionais; literatura de Cordel; Libras; gestão democrática; ações preventivas e por fim, um estudo sobre os desafios da educação inclusiva no ensino fundamental I.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço – PY T. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución- PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um previlégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
Lendas amazônicas e produção de texto: uso de lendas como ferramenta pedagógica na produção textual
Alcineia de Araújo Frazão e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.1
Páginas: 12-26
-
Capítulo 2
Concepções de ensino e aprendizagem, visando o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos com dificuldade de aprendizagem
Lidiane Alves Felíx e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.2
Páginas: 27-42
-
Capítulo 3
A construção do conhecimento literário através da literatura brasileira, especificamente a obra literária Marília de Dirceu
Soraia dos Santos Rodrigues e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.3
Páginas: 43-53
-
Capítulo 4
Entre rios e matas, saberes e práticas docentes, produzidas a partir da formação continuada no cotidiano das escolas de classes multisseriadas na reserva extrativista Auati-Paraná, Maraã, Amazonas, Brasil
José de Souza Nunes Filho e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.4
Páginas: 54-68
-
Capítulo 5
A base nacional comum curricular e a formação de professores na perspectiva do ensino de língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental II
Heloisa Eneida Barreto de Alencar e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.5
Páginas: 69-83
-
Capítulo 6
Proposições curriculares da BNCC na educação infantil como concepções teóricas metodológico
Cláudia Patrícia Tavares Carvalho
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.6
Páginas: 84-97
-
Capítulo 7
Psicomotricidade: a relação entre o perfil psicomotor e o processo de aprendizagem escolar
Graziele Vasconcelos de Albuquerque
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.7
Páginas: 98-113
-
Capítulo 8
Gestão participativa e a construção de uma escola inclusiva inovadora
Cleuza Maria Carneiro Barros e Michelle Katula Siqueira Ribeiro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.8
Páginas: 114-124
-
Capítulo 9
Métodos de ensino e sua aplicabilidade nas turmas de 1º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Gov. Amazonino Mendes
Marisa Sarraff Simas
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.9
Páginas: 125-139
-
Capítulo 10
Práticas pedagógicas com as turmas do I ciclo do ensino fundamental, utilizando a ludicidades como estratégias para o sucesso escolar
Silene Neres Guimarães da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.10
Páginas: 140-155
-
Capítulo 11
Desafios da educação na pandemia: uma análise do desenvolvimento da leitura e escrita nas turmas de 1º ao 4º ano da Escola Estadual Araújo Filho, no município de Parintins Amazonas-Brasil em 2021
Luciana Rodrigues Vieira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.11
Páginas: 156-169
-
Capítulo 12
Desenvolvimento do aluno no mundo da escrita e do letramento, através do gênero textual diário da escola do 1° centro municipal de aplicação em educação Walter Cabral, no município de Tefé/Amazonas/Brasil
Dilziane do Nascimento Souza e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.12
Páginas: 170-179
-
Capítulo 13
Violência na Escola Estadual Benta Solar no 1º ano do ensino médio, turno matutino, 2019/2020, município de Maraã-AM-Brasil
José Domingos Correa da Silva e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.13
Páginas: 180-194
-
Capítulo 14
Desafios da inclusão do público da educação especial nas séries iniciais da Escola Estadual Araújo Filho no ano de 2020 no município de Parintins-Amazonas
Rosângela Gonçalves Chagas
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.14
Páginas: 195-209
-
Capítulo 15
Abandono escolar: causas predominantes entre jovens e adultos da 11ª etapa - EJA ensino médio do turno noturno da Escola Estadual Benta Solart no município de Maraã, Brasil 2020/2021
Jaira Carla de Souza Dário e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.15
Páginas: 210-224
-
Capítulo 16
Tecnologias e o uso de aplicativos educacionais no ensino de língua portuguesa dos alunos da 1ª série do ensino médio, turno matutino da Escola Estadual Benta Solart em Maraã-Amazonas-Brasil
Eronilce Alves da Silva e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.16
Páginas: 225-240
-
Capítulo 17
Literatura de Cordel como instrumento metodológico para o letramento literário dos alunos do 2º ciclo do ensino fundamental I
Socorro Madalena da Silva Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.17
Páginas: 241-258
-
Capítulo 18
Libras como uma linguagem interação social dos surdos na educação do campo através do atendimento educacional especializado
Maria Jacilene Reis dos Santos e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.18
Páginas: 259-274
-
Capítulo 19
Complexidade da gestão democrática em um processo qualitativo na Escola Municipal Raimunda Hermelinda Ramos na zona urbana de Maraã-AM-Brasil, 2021
Jackline Gonçalves Neve e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.19
Páginas: 275-288
-
Capítulo 20
Analise das ações preventivas efetivas oferecidas pelas coordenadorias distritais de educação da Seduc/AM por meio de parcerias no município de Manaus 2018 a 2021, para prevenção ao abandono escolar
Irlana de Carvalho Leal
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.20
Páginas: 289-305
-
Capítulo 21
Os desafios da educação inclusiva no ensino fundamental I na Escola Estadual Padre Jorge Frezzini, no município de Parintins/AM em 2021
Mariene Ferreira Cooper
DOI: 10.47573/aya.5379.2.89.21
Páginas: 306-318