Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 2
Organizado por:
Prof.° Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-034-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.76
N° páginas:
337
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
07-05-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de “Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 2”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e do ensino evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz vinte e quatro (24) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e ensino. Os estudos abordam discussões como: gestão democrática; construção de texto; educação inclusiva; ginástica laboral na promoção do bem estar dos professores; processo ensino aprendizagem; jogos digitais; ensino da matemática; docência e os seus desafios; Inspeção escolar; aprendizagem ativa; letramento literário; políticas educacionais; analfabetismo; cenário literário do amazonas; educação ambiental; uso da internet e do Geogebra; gestor escolar; educação especial; educação no tempo COVID-19; dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita e por fim, alfabetização no foco em tempo de pandemia.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço – PY T. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución- PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um previlégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
Gestão democrática e a lógica capitalista
Luciana Gomes Delagnese
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.1
Páginas: 12-21
-
Capítulo 2
A construção de sentido no texto
Virginia Batista de Oliveira Freire Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.2
Páginas: 22-40
-
Capítulo 3
Um olhar sobre a Educação Inclusiva no Brasil
Natanael Neto da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.3
Páginas: 41-55
-
Capítulo 4
O benefício da ginástica laboral na promoção do bem estar dos professores da educação básica no estado do Maranhão
Marly Neves Garces Melonio
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.4
Páginas: 56-69
-
Capítulo 5
O lúdico e o cognitivo: processo ensino aprendizagem na Escola Estadual Gonçalves Dias em Manaus -AM/Brasil
Sheila Regina Lopes Oliveira Oliveira e Alderlan Souza Cabral
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.5
Páginas: 70-83
-
Capítulo 6
Importância da gestão democrática e participativa no contexto educacional, um estudo de caso na Escola Estadual Iraci Leitão, no município de Coari-AM, no período de 2020-2021
Edna de Souza Pinheiro e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.6
Páginas: 84-97
-
Capítulo 7
A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem dos alunos do II ciclo do ensino fundamental I da Escola Municipal Maria Elizângela Litaiff do Município de Coari-AM, Brasil 2019
Aila de Souza Araújo, Francisca Nair de Souza Verganho e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.7
Páginas: 98-112
-
Capítulo 8
O abandono escolar na primeira série do ensino médio na Escola Estadual Manoel Severiano Nunes, Manaus-AM, no período de 2016 a 2018
Irlana de Carvalho Leal
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.8
Páginas: 113-128
-
Capítulo 9
Jogos digitais como ferramenta pedagógica no ensino da matemática do ensino fundamental I nas Escola Estaduais Ines de Nazaré Vieira e Thomé de Medeiros Raposo no Coari-AM, Brasil/2020
Ariedes Barroso de Sena e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.9
Páginas: 129-141
-
Capítulo 10
Docência e os desafios quanto ao uso das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no contexto escolar do ensino fundamental II no Colégio Militar da Policia Militar-CMPM1 na cidade de Manaus-AM, no ano de 2021
Glaucineide Galvão Ribeiro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.10
Páginas: 142-155
-
Capítulo 11
Inspeção escolar: uma reflexão acerca das atribuições e desafios da inspeção escolar
Luciene de Souza Torres Gomes
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.11
Páginas: 156-165
-
Capítulo 12
Aprendizagem ativa no ensino médio mediado por tecnologia: uma abordagem didática para o desenvolvimento nas comunidades rurais no município de Parintins/AM
Dina Maria Albuquerque Azêdo
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.12
Páginas: 166-181
-
Capítulo 13
Instrumento para o letramento literário dos alunos do 2º ciclo do ensino fundamental da Escola Estadual Inês de Nazaré Vieira, turno matutino, município de Coari-AM, no ano de 2020/2021
Socorro Madalena da Silva Castro e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.13
Páginas: 182-192
-
Capítulo 14
Políticas educacionais, enfatizando as estratégias para correção do analfabetismo funcional, elencando as deficiências detectadas no contexto do ensino fundamental II
Telhma de Souza Ribeiro e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.14
Páginas: 193-207
-
Capítulo 15
Releitura do cenário literário do amazonas na Áurea da borracha, com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Benta Solart no Município De Maraã-AM / Brasil 2020/2021
Gefferson Almeida de Oliveira e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.15
Páginas: 208-223
-
Capítulo 16
A educação ambiental nas escolas: realidade, perspectiva, desafios e dificuldades
Nilceia dos Santos Furtado e Juan Alberto Beranger
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.16
Páginas: 224-236
-
Capítulo 17
O uso da internet e do Geogebra como meio facilitador para o ensino de matemática
Emanuel Barros Silva, Francisco Erilson Freire de Oliveira, Jarles Oliveira Silva Noleto e Paulo Henrique de Araujo Pereira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.17
Páginas: 237-247
-
Capítulo 18
Práxis educativa e atuação do gestor escolar: o papel e atuação do vice-diretor
Luciana Gomes Delagnese e Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.18
Páginas: 248-254
-
Capítulo 19
Problemas e soluções com a educação ambiental dentro de proposta de ensino e cidadania na escola municipal de ensino fundamental II, Domingos Agenor Smith Zona Urbana do Município de Coari-AM, Brasil, 2019
Jocilene Monteiro de Souza e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.19
Páginas: 255-269
-
Capítulo 20
Educação especial: um estudo das dificuldades na aprendizagem dos alunos do 3° ano da Escola Domitila Castelo da Silva – Pipa, RN
Mônica Ribeiro dos Santos de Oliveira, Maria de Fatima Melo de Oliveira Silva, Alcilan Costa de Albuquerque, Luis Claudio Machado Ferreira, Cilene Galdino da Costa Oliveira, Manoela Melo de Oliveira Magno, Maria Liduina da Silva Lima, Luciene Soares da Silva, Leticia Soares da Silva e Simone de Souza França
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.20
Páginas: 270-281
-
Capítulo 21
A Gênesis da educação inclusiva: declarações internacionais
Natanael Neto da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.21
Páginas: 282-297
-
Capítulo 22
Educação no tempo COVID-19: capacidade de socialização, ações pedagógicas em fase de pandemia nas escolas brasileiras
Olegário João da Cruz Filho e Estélio Silva Barbosa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.22
Páginas: 298-313
-
Capítulo 23
A dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita em uma sala multisseriada na Escola Santo Antônio, localizada na área do campo no município de Beruri – AM, 2021
Jаckson da Costa Ramos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.23
Páginas: 314-325
-
Capítulo 24
Alfabetização no foco em tempo de pandemia na rede municipal de Goiânia: como as planilhas de avaliação e as propostas contribuem no processo de aprendizagem?
Ana Flávia Balduino Marciano Lisita
DOI: 10.47573/aya.5379.2.76.24
Páginas: 326-331