Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências
Organizado por:
Prof.° Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-033-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.75
N° páginas:
375
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
07-05-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de “Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e do ensino evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz vinte e seis (26) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e ensino. Os estudos abordam discussões como: ensino-aprendizagem; formação docente; violência escolar; formação docente; variações linguísticas; ensino lúdico; dificuldades na leitura e escrita; gestão democrática e participativa; leitura crítica; produções textuais; desafio do ensino da matemática e artes visuais; educação de jovens e adultos; leitura e interpretação; educação em tempos de COVID-19; literatura de cordel; novas tecnologias em sala de aula; ensino de história; ensino de língua portuguesa; método de letramento; serviço social; papel do psicopedagogo; ambientes escolares e os desafios da inclusão tecnológica; estudo do olho humano para ensino de física e por fim, formação do professor de ensino religioso.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço – PY T. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución- PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um previlégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
Dificuldades no processo ensino-aprendizagem dos alunos das séries iniciais no ensino fundamental e a foramação docente em uma escola pública de Coari-AM
Jonilton Nunes de Souza
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.1
Páginas: 14-28
-
Capítulo 2
Violência escolar: uma abordagem sociocultural, econômica e familiar junto aos alunos do ensino médio da Escola Estadual em tempo integral Ceti Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, no município de Coari-AM, Brasil
Maria Erivânia Oliveira Lima
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.2
Páginas: 29-43
-
Capítulo 3
Possibilidade metodológicas dos docentes diante das variações linguísticas dos educandos no cotidiano escolar
Joseane da Silva de Oliveira e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.3
Páginas: 44-56
-
Capítulo 4
Lúdico como alternativa no processo de ensino e aprendizagem nas práticas pedagógicas com as turmas do I ciclo do Ensino Fundamental da Escola Estadual Inês de Nazaré Vieira, no município de Coari-AM, Brasil/2020
Silene Neres Guimarães da Silva e Jacimara Oliviera da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.4
Páginas: 57-70
-
Capítulo 5
As dificuldades e estranhamentos que os educandos do ensino médio têm com a leitura de textos e obras filosóficas importantes
Tertuliano Melo de Almeida e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.5
Páginas: 71-83
-
Capítulo 6
Fatores que dificultam o acompanhamento dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino médio da Escola Estadual Instituto Bereano de Coari no município de Coari-AM, Brasil 2019/2021
Maria Sandra Rocha da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.6
Páginas: 84-98
-
Capítulo 7
A relevância do modelo da gestão democrática e participativa no contexto educacional
Marilza Ramos de Lima e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.7
Páginas: 99-110
-
Capítulo 8
A importância da leitura crítica dos discentes do ensino médio
Edioney Pereira Parente e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.8
Páginas: 111-125
-
Capítulo 9
Uma intervenção lúdica sobre traços de oralidade em produções textuais de alunos do ensino fundamental II
Aparecido Devanir Fernandes
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.9
Páginas: 126-144
-
Capítulo 10
Reaproveitamento econômico dos caroços do açaí como fonte de renda e contribuição ao meio ambiente valorando o produto nativo da Palmeira do Açai (euterpe precatoria) do município de Codajás, no Amazonas
Maria Alves de Sant’Ana e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.10
Páginas: 145-159
-
Capítulo 11
Perspectivas e desafio do ensino da matemática e artes visuais, através das formas geométricas com discentes do ensino fundamental anos finais da escola estadual GM3 do município de Coari-AM no ano de 2019
César Augusto Vasquez de Oliveira e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.11
Páginas: 160-172
-
Capítulo 12
Um olhar para a educação de jovens e adultos: fatores que possibilitam abandono escolar e retorno na modalidade da eja e as expectativas futuras dos alunos da escola estadual Inês de Nazaré Vieira, no município de Coari-AM, Brasil
Ana Maria dos Santos Afonso
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.12
Páginas: 173-187
-
Capítulo 13
As metodologias na área de leitura e interpretação que contribuem para amenizar as dificuldades de leitura e escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de Coari-AM, Brasil
Maria Marcondes Carvalho Gama
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.13
Páginas: 188-201
-
Capítulo 14
Pesquisa em história da educação em tempos de COVID-19: desafios na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Fabiana Ferreira Martins, José Augusto da Silva Neto e Nicholas Cardoso Gomes da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.14
Páginas: 202-211
-
Capítulo 15
Literatura de cordel fazendo a transformação na prática de ler e escrever dos alunos dos anos inicias do ensino médio na escola em tempo integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima no ano de 2019-2020 em Coari- Amazonas-Brasil
Joana Alfaia de Castro Fonseca e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.15
Páginas: 212-225
-
Capítulo 16
Uso de novas tecnologias em sala de aula com ênfase ao celular, com alunos do 1º ano 01 do ensino médio turno matutino da escola estadual Frei André da Costa no município de Tefé no estado do Amazonas – Brasil
Francisco Eduardo Freitas de Amorim e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.16
Páginas: 226-239
-
Capítulo 17
Ensino de história e livros didáticos: uma análise sobre os livros do PNLD e o tema do governo João Goulart (1961-1964)
Thiago Machado de Lima
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.17
Páginas: 240-250
-
Capítulo 18
Gêneros multimodais e ensino de língua portuguesa
Barbara Andréa Fontoura Bittencourt
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.18
Páginas: 251-262
-
Capítulo 19
Fatores que interferem no processo de leitura e escrita dos alunos do 5ª ano da Escola Municipal Maria Elizângela Litaiff do Município de Coari - Amazonas, Brasil, 2019
Francisca Nair de Souza Verganho e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.19
Páginas: 263-278
-
Capítulo 20
Um panorama amazônico na calha do médio Solimões explicitando a inserção do açaí (Euterpe Oleracea Mart.) na alimentação escolar
Wildomar Rodrigues Pessoa e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.20
Páginas: 279-292
-
Capítulo 21
Impactos do método de letramento aplicado como eficácia no ciclo de alfabetização na escola estadual Dom Mário no município de Coari -AM, Brasil/2020
Marivana Vieira Nazaré e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.21
Páginas: 293-306
-
Capítulo 22
As contribuições do serviço social para melhoria da saúde mental dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Ceti Professor Manuel Vicente Ferreira de Lima, no município de Coari-AM, Brasil
Raicélia Lima da Silveira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.22
Páginas: 307-322
-
Capítulo 23
O papel do psicopedagogo na instituição escolar e a importância do lúdico na educação infantil
Julia Caroline Romão e Jenifer Caroline Romão de Carvalho
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.23
Páginas: 323-330
-
Capítulo 24
Os ambientes escolares e os desafios da inclusão tecnológica nas escolas públicas do município de Coari-AM, Brasil/2019
Francisca Araújo de Souza
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.24
Páginas: 331-342
-
Capítulo 25
As contribuições do estudo do olho humano para ensino de física através das atividades experimentais de demonstração nas aulas de física do ensino médio no município de Coari-AM, Brasil
Frank Oliveira Laranjeira e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.25
Páginas: 343-357
-
Capítulo 26
Formação do professor de ensino religioso
Mônica Ribeiro dos Santos de Oliveira, Luis Claudio Machado Ferreira, Cilene Galdino da Costa Oliveira, Alcilan Costa de Albuerquerque, Maria Erinalva do Nascimento, Maria Liduina da Silva Lima, Luciene Soares da Silva, Leticia Soares da Silva, Simone de Souza França e Maria de Fátima Melo de Oliveira Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.75.26
Páginas: 358-368