Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 3
Organizado por:
Prof.ª Ma. Denise Pereira e Prof.ª Dr.ª Karen Fernanda Bortoloti
ISBN
978-65-88580-78-3
DOI:
10.47573/aya.88580.2.49
N° páginas:
334
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-11-30
Área do Conhecimento
Licença:
Os métodos pedagógicos e suas relações com as práticas de ensino inovadoras constituem os instrumentos fundamentais desta coletânea. Por que retomar a reflexão sobre a relação entre metodologias pedagógicas e inovação? Especialmente porque ficou claro que a função social de uma instituição educativa é instrumentalizar, por meio de competências e habilidades técnico-científicos e habilidades socioemocionais os estudantes, garantindo-lhes o poder de interpretar e transformar as suas condições materiais de existência. Igualmente, torna-se natural cogitar existir um processo que reivindique postura e entendimento mais ativos e dialógicos nesses espaços, em todos os níveis e modalidades de ensino, sob a mediação docente e por meio de abordagens que coadunem os anseios, expectativas, formas de vida e interação entre os sujeitos.
Logo, o ensino e a prática da educação contemporânea não devem somente reproduzir informações e conhecimentos, mas ampliar suas possibilidades para alcançar uma aprendizagem mais dinâmica. Tal contexto somente concretiza-se quando é justaposta aos processos de ensino e aprendizagem a transposição didática dialógica, cujo desvelar-se em novas perspectivas de prática pedagógica lhe seja inerente.
Este e-book vem conduzir as discussões a partir de diversas abordagens, tais como: integrações culturais, BNCC, aprendizagem compartilhada, dificuldade de aprendizagem, interdisciplinaridade, conscientização, socialização, educação digitalizada. Assim, o terceiro volume da obra “Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas” constitui-se, de fato, uma coletânea que, pela qualidade dos textos, oferecerá singular contribuição às reflexões contemporâneas acerca da complexidade do ensinar e do aprender, capaz de provocar discussões pertinentes à emancipação dos estudantes a partir das especificidades dos grupos sociais que afetam e por quem são influenciados.
Destaca-se que a heterogeneidade do perfil acadêmico e profissional dos autores e autoras, aliada à diversidade das temáticas e aproximações teórico-metodológicas, fazem destas ponderações verdadeiras contribuições da relação entre o pensamento pedagógico contemporâneo e as práticas educativas desenvolvidas no interior das salas de aula. Por meio dessas reflexões nascem novos questionamentos, rupturas paradigmáticas e abordagens que influenciam e provocam inquietações com suas práticas e pesquisas educacionais. Considero que tais provocações, mudanças e preocupações de professores e professoras também oportunizarão dinamismo e desenvolvimento e vida à docência e seus atores. Há muita discussão acadêmica, muitos processos pedagógicos e metodológicos em transição, mas o que verdadeiramente percebe-se neste volume, ao agrupar autores de diferentes instituições, níveis e contextos de ensino, é que os estudos aqui elencados se apresentam provocações para repensarmos e refazermos as nossas práticas metodológicas, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior.
Outrossim, fica o convite para explorar a presente coletânea, cujos trabalhos contribuem para a produção de conhecimento reverberar no interior das instituições de ensino, especialmente, em práticas educativas mobilizadoras da formação crítica de cidadãos e profissionais da educação cada vez mais livres para criar e inovar no exercício da docência reflexiva.
Esperamos que as leituras destes capítulos possam ampliar seus conhecimentos e instigar novas reflexões.
Prof.ª Ma. Denise Pereira
Prof.ª Dr.ª Karen Fernanda Bortoloti
Denise Pereira
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Especialista em História, Arte e Cultura, (UEPG), Especialista em Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento (CENSUPEG); Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD (FABRAS); Especialista em Gestão Educacional (IBRA), Graduada em História (UEPG) e Graduada em Pedagogia (IBRA). Atualmente Professora/Tutora Ensino a Distância da UEPG, Professora Orientadora de TCC da UFRN, Coordenadora Geral Acadêmica da FASU. E-mail: [email protected]
Karen Fernanda Bortoloti
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2012), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (2005), Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista (2002). Atualmente é pesquisadora vinculada a Universidade Federal do Paraná. E-mail: [email protected]
Sumário
-
Capítulo 1
Desvende o enigma e encontre o tesouro: uma aula sobre noções espaciais elementares
Andréa Haddad Barbosa e Anieli Sandaniel
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.1
Páginas: 14-22
-
Capítulo 2
Transformative mediation and otherness
Tássio Túlio Braz Bezerra
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.2
Páginas: 23-37
-
Capítulo 3
Breve apontamento sobre a possibilidade de manter uma postura ativa diante da realidade em crise
Claudia Flores Rodrigues
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.3
Páginas: 38-43
-
Capítulo 4
Estereótipos de gênero na educação física escolar
Márcia Lúcia dos Santos, Helenadja Santos Mota e Climene Laura de Camargo
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.4
Páginas: 44-55
-
Capítulo 5
Sexualidade nos anos iniciais e a atuação do psicopedagogo
Graciela Tormes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.5
Páginas: 56-66
-
Capítulo 6
Práticas interdisciplinares nos anos iniciais e o uso do projeto: escrita e reescrita de lendas, do folclore brasileiro, como mecanismo de aprendizagem
Valdete de Souza Silva, Ana Celia da Silva Araújo, Rosania da Silva, Suely Aparecida Garcia Soares, Jaqueline Molina, Janaina Almeida Costa, Adriana Maria de Brito Silva, Carla Fabiana Peters e Maria Aparecida de Jesus
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.6
Páginas: 67-78
-
Capítulo 7
Alfabetização e letramento na educação infantil: ações do coordenador pedagógico
Antônio Alexandre Soares da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.7
Páginas: 79-91
-
Capítulo 8
A cultura afro-brasileira nas escolas diante dos olhares de estudantes dos anos iniciais
Ana Érica Silva Morais Araújo, Aila da Costa Silva e Mariana Campioni Morone Cardoso
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.8
Páginas: 92-103
-
Capítulo 9
Os desafios dos professores no processo de alfabetização cartográfica nos anos iniciais
Valdete de Souza Silva, Janaina Almeida Costa, Ana Celia da Silva Araújo, Lúcia Maria de Lima, Patrícia Martins Bonfá, Suely Aparecida Garcia Soares, Jaqueline Molina, Adriana Maria de Brito Silva e Mayara Amanda Alécio Guedes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.9
Páginas: 104-118
-
Capítulo 10
A BNCC e o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas ações e estratégias pedagógicas
Thiago Brandão Ericeira, Manoel dos Santos Costa, Ana Célia de Jesus Martins e Maria Neuraildes Gomes Viana
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.10
Páginas: 119-126
-
Capítulo 11
Discutindo algumas questões filosóficas no ensino médio de uma escola estadual no município de São Gabriel da Palha - ES
Tiago Ferreira da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.11
Páginas: 127-139
-
Capítulo 12
Os resíduos sólidos e a educação ambiental como método de aprendizado de jovens e adultos na Escola Municipal Professora Maria Leopoldina Amaral Rodrigues, Oiapoque, Amapá
Diogo Teixeira Garcia, Jandinaia Araujo Pinheiro Marciel e Emerson Monteiro dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.12
Páginas: 140-158
-
Capítulo 13
A influência da corrupção política brasileira na desmotivação de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA)
Lucas Cronemberg Diolindo
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.13
Páginas: 159-169
-
Capítulo 14
A plataforma adaptativa para o ensino hibrido: um estudo sobre tecnologia educacional e sua influência na cultura digital
Wanderson Teixeira Gomes, Edileuza Gomes de Souza, Fabiana Ferreira e Ueudison Alves Guimarães
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.14
Páginas: 170-176
-
Capítulo 15
Plataforma adaptativa: Geekie games
Débora Magdieli Lucca Vieira, Domingos Aparecido dos Reis, Ellen Salvador Miranda e Gabriela Soares Balestero
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.15
Páginas: 177-184
-
Capítulo 16
A mediação pedagógica e o uso da tecnologia em sala de aula
Anair Meirelles Quadrado, Luciano Araujo da Costa, Patrícia Vieira e Rosane Saraiva Guerra
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.16
Páginas: 185-192
-
Capítulo 17
Análise e reflexão do uso das tecnologias integradas à sala de aula
Solange Daufembach Esser Pauluk, Paula da Silva Guedes, Camila do Nascimento e Carlos Alexandre Meira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.17
Páginas: 193-205
-
Capítulo 18
As tecnologias integradas e os seus benefícios em sala de aula
Alessandra Aparecida da Silva, Erika Thissianne Pereira Capitulino Bringel, Liliana Bernardo de Oliveira Onofre e Mara Alice Braulio Costa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.18
Páginas: 206-213
-
Capítulo 19
Tecnologias integradas à sala de aula: inovando pedagogicamente para uma aprendizagem significativa
Mirian Luzia de Lima Vaz, Aline Canuto de Abreu Santana, Joelda Ferreira de Moraes e Renata Benar Bertão
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.19
Páginas: 214-221
-
Capítulo 20
Ensino de história: mídias tecnológicas, educação e conceito histórico
Fernanda dos Santos Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.20
Páginas: 222-229
-
Capítulo 21
Ensino de língua portuguesa e internet: o uso das redes sociais como ferramenta de aprendizagem
Harrison Corrêa Lopes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.21
Páginas: 230-240
-
Capítulo 22
A nova engenharia pedagógica digital e a justaposição com o ensino presencial no curso de direito
Laudicea Almeida Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.22
Páginas: 241-253
-
Capítulo 23
Agressividade no ensino fundamental
Sonaí Maria Da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.23
Páginas: 254-277
-
Capítulo 24
Reflexões sobre o bem-estar dos alunos especiais nas escolas de ensino regular
Dilce de Oliveira Rodrigues e Adriane Oliveira Santos Barbosa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.24
Páginas: 278-291
-
Capítulo 25
Objetos afetivos, retratos e autorretratos como catarse e transformação social
Adriana Vianna Teixeira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.25
Páginas: 292-306
-
Capítulo 26
A inovação pedagógica e as práticas de desinvestimento: o trabalho docente da educação física escolar
Francisco Eric Vale de Sousa, Nayara Tavares Quadros, Maria Ysadora Lopes da Silva e Edma Ribeiro Luz
DOI: 10.47573/aya.88580.2.49.26
Páginas: 307-316