Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 3
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-041-4
DOI:
10.47573/aya.5379.2.79
N° páginas:
344
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-05-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de “Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 3”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e do ensino evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz vinte e seis (26) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e ensino. Os estudos abordam discussões como: história da matemática; ensino da língua inglesa; relação entre família e escola; evolução e cenário das matrículas na rede privada de ensino médio; ensino em tempos de pandemia; ensino de matemática; didática e a pedagogia no ensino superior; educação musical e o jogo de escalas; novo ensino médio na rede estadual de educação; proposta de atividade para o ensino de gráficos estatísticos; representações sociais no processo de ensino-aprendizagem; serviço social na melhoria da saúde mental dos alunos; dificuldades de leitura, escrita e interpretação; educação de jovens e adultos; ensino médio integrado; alfabetização pós-isolamento social; evolução da educação a distância na sociedade brasileira; a ética de Spinoza; escolas de tempo integral; prática musical; língua espanhola no ensino médio brasileiro; perfil do professor no século XXI e por fim, a prática da lei 10.639/2003.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço – PY T. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución- PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um previlégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
A história da matemática como estratégia de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Mayara da Silva Reis, Aparecida do Carmo Fernandes Cheroti, Benjamim Cardoso Silva Neto e Juliana Fávaro Poli
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.1
Páginas: 13-25
-
Capítulo 2
O ensino da língua inglesa no brasil e a formação de professores
Miquéias Nunes Costa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.2
Páginas: 26-37
-
Capítulo 3
Relação entre família e escola: percepções docentes sobre o impacto na aprendizagem de alunos na rede pública estadual em Itacoatiara/Amazonas-Brasil
Antônio Carlos Cortez Pinheiro e Wagner Barros Teixeira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.3
Páginas: 38-52
-
Capítulo 4
Evolução e cenário das matrículas na rede privada de ensino médio em Santa Catarina no período de 2017 a 2024
Aloysio dos Santos Bahiense Junior
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.4
Páginas: 53-67
-
Capítulo 5
Ensino em tempos de pandemia: a percepção dos alunos em relação ao Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte, Nívia Maria Carrijo do Vale e Rayner Max Fernandes Lima
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.5
Páginas: 68-79
-
Capítulo 6
O ensino de matemática através da resolução de problemas: uma proposta metodológica para aprendizagem de geometria analítica em cursos técnicos integrados ao ensino médio
Manoel dos Santos Costa, Ana Célia de Jesus Martins, Érica Marlúcia Leite Pagani e Norma Suely Gomes Allevato
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.6
Páginas: 80-90
-
Capítulo 7
A didática e a pedagogia no ensino superior: aprofundamentos teórico-metodológicos
Joelson Juk
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.7
Páginas: 91-104
-
Capítulo 8
Pesquisa em educação musical e o jogo de escalas: um modo de analisar o fenômeno social
Cristina Rolim Wolffenbüttel
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.8
Páginas: 105-112
-
Capítulo 9
O novo ensino médio na rede estadual de educação do estado do RS e suas relações com o mundo do trabalho
Marcius Minervini Fuchs e Vicente Cabreira Calheiros
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.9
Páginas: 113-123
-
Capítulo 10
As diferentes representações sociais no processo de ensino-aprendizagem: família x escola e a indisciplina escolar na rede pública de Manaus-AM
Ana Paula Raio de Moraes e Aureliano Medina
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.10
Páginas: 124-136
-
Capítulo 11
Uma proposta de atividade para o ensino de gráficos estatísticos a partir da obesidade no Brasil para o 9º ano do ensino fundamental
Shashenny Vilela de Melo e Janaina Viana Barros
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.11
Páginas: 137-148
-
Capítulo 12
Diferenças dos fatores socioculturais, econômicos e familiares que contribuem para a violência escolar junto aos alunos do ensino médio das Escolas Estaduais Ceti Professor Manuel Vicente Ferreira Lima e João Vieira
Maria Erivânia Oliveira Lima
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.12
Páginas: 149-164
-
Capítulo 13
A relação escola x família e o processo de ensino-aprendizagem em Manaus-AM: a busca do equilíbrio pela cooperação
Ana Paula Raio de Moraes e Aureliano Medina
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.13
Páginas: 165-178
-
Capítulo 14
Contribuições do serviço social na melhoria da saúde mental dos alunos de duas escolas da rede estadual no ensino médio regular, no município de Coari/Amazonas/Brasil, no ano de 2021
Raicélia Lima da Silveira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.14
Páginas: 179-192
-
Capítulo 15
Diferenças metodológicas que contribuem para amenizar as dificuldades de leitura, escrita e interpretação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II das Escolas Estaduais Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Prefeito Alexandre Montoril-GM3, no município de Coari-Amazonas-Brasil
Maria Marcondes Carvalho Gama
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.15
Páginas: 193-208
-
Capítulo 16
Educação de jovens e adultos: fatores que influenciam na evasão escolar entre duas escolas estaduais, na modalidade da EJA, no Município de Coari/Amazonas/Brasil
Ana Maria dos Santos Afonso
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.16
Páginas: 209-225
-
Capítulo 17
Ensino médio integrado: contradições do sistema capital e o dilema da formação humana integral
Adolfo Martins da Silva e Alessandro Silva de Oliveira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.17
Páginas: 226-240
-
Capítulo 18
Alfabetização pós-isolamento social: um processo de interação e construção de conhecimento
Cibele A. Copetti Bottega e Lauren Slongo Braida
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.18
Páginas: 241-246
-
Capítulo 19
Evolução da educação a distância na sociedade brasileira
Mayderson da Costa Araújo
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.19
Páginas: 247-257
-
Capítulo 20
A ética de Spinoza: a filosofia da libertação
Luiz Felipe Bergmann
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.20
Páginas: 258-266
-
Capítulo 21
Escolas de tempo integral: realidades e reflexões
Caroline de Souza Mathias e Juan Alberto Beranger
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.21
Páginas: 267-278
-
Capítulo 22
Prática musical e sua importância: a relação com a BNCC
Kyssia Lilian Pessoa Trindade
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.22
Páginas: 279-285
-
Capítulo 23
O que a gestão tem a nos dizer: aportes bibliográficos
Sandra Maria de Souza Tavares e Alderlan Souza Cabral
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.23
Páginas: 286-300
-
Capítulo 24
A língua espanhola no ensino médio brasileiro: concepções sobre a leitura, escrita e a comunicação na construção do saber multicultural
Ozivaldo Bentes de Carvalho e Juan Alberto Beranger
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.24
Páginas: 301-317
-
Capítulo 25
O perfil do professor no século XXI, diante de alunos cada vez mais conectados: os sete saberes propostos por Edgar Morin para a formação de um professor inovador – perspectivas e entraves no uso de tecnologias nas escolas públicas de ensino básico
Raimundo Nonato da Silva Cabral
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.25
Páginas: 318-326
-
Capítulo 26
A prática da lei 10.639/2003 nas diversas modalidades do ensino básico público: processo de inclusão educacional da população preta em Porto Velho
Geanne Ferreira Leite, Jacson Ferreira Lucas e Natália De Paula Macedo
DOI: 10.47573/aya.5379.2.79.26
Páginas: 327-338