Novas tendências e perspectivas da educação: métodos e práticas 2
Organizado por:
Prof.ª Ma. Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues
ISBN
978-65-5379-024-7
DOI:
10.47573/aya.5379.2.68
N° páginas:
444
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-03-31
Área do Conhecimento
Licença:
Este livro se inclui em um processo amplo de reflexão sobre a educação brasileira, sobretudo em um momento histórico em que as tecnologias estão cada vez mais inerentes a produção do conhecimento na Educação Básica e no Ensino Superior. Com isso, constitui-se em um importante instrumento de mudança no contexto de sistematização e produção de conhecimentos, por isso tem como objetivo reunir trabalhos que aprofundem o debate sobre a sociedade atual e sua relação com a educação, que tem demandas urgentes de fundamentação teórica e prática, que respondam aos anseios dos diferentes segmentos educacionais de professores.
A escolha dos artigos norteou-se por três elementos centrais. O primeiro é que vivemos em uma sociedade de profundas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, o que desencadeia mudanças na educação, que não acontecem isoladas da realidade; o segundo elemento está associado a socialização do conhecimento científico, que ocorre por meio da pesquisa na área da educação, que redefinem ideias, comportamentos e modifica as formas de perceber o ensino e a aprendizagem. O último elemento está relacionado aos desafios enfrentados por educadores nesse início do século XXI, demarcando a necessidade de adaptação e reorganização das relações sociais e profissionais, bem como as mudanças nas relações humanas tão caras a sociedade contemporânea.
Diante disso, a análise contextualizada de diferentes pesquisas, amplia a construção de reflexões críticas no âmbito de importantes eixos das demandas sociais, que supera o discurso comum carregado de certezas. Trata-se muito mais de incertezas coletivas, que ao juntarem-se a um projeto social de conhecimento, passam a repensar categorias abertas e dinâmicas do pensamento novo e complexo, projetando-se para uma visão de educação transformadora.
É importante ressaltar que as mudanças na educação se constitui por si mesma como desafiadora, exigindo discussão, superação de adversidades e formação continua dos professores para sua efetividade. É a organização do conhecimento de forma mais ampla e abrangente, indicados a partir da leitura de diferentes pesquisas, que incide na prática docente.
Assim, como toda coletânea coletiva, está também, precisa ser lida compreendendo a diversidade de contribuições trazida pelos diferentes autores. Cada texto tem intensidades e profundidades diferentes. Cada parte, cada fragmento produz sensações diversas no leitor, mas deixa a constatação de que cada produção é importante no contexto educacional, na medida que apresenta novas tendências e perspectivas para a educação.
Prof.ª Ma. Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues
Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues
Doutoranda em Educação (UEPG). Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade/UEPG (2014). Tem graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994) e graduação em Licenciatura em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Especialização em Educação: Fundamentos e Metodologia (1998/UEPG), Especialização em Gestão Pública Municipal (2011/UEPG) Especialização em Educação e Escola em Tempo Integral: Desafios e perspectivas. (FAEL, 2018). Atualmente é Coordenadora de Língua Portuguesa/Alfabetização na Rede Municipal de Ponta Grossa e professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Sagrada Família (FASF). Partcipante do grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação, da FASF. Integrante do grupo de pesquisas HISTED-BR Campos Gerais. da UEPG.
Sumário
-
Capítulo 1
A prática pedagógica no contexto dos projetos educacionais: seus reflexos no ensino médio
Antonio Tavares da Conceição
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.1
Páginas: 15-30
-
Capítulo 2
Programa de benefício educacional social: apoio à inclusão social de crianças até 3 anos
Ana Paula Monteiro da Silva, Angela de Oliveira Pereira, Bélin Poletto Mezzomo, Diane Martina Heger e Guilherme Gonçalves de Freitas
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.2
Páginas: 31-42
-
Capítulo 3
Linguagem e cultura digital no processo de ensino e de aprendizagem
Núbia Ketyllen Zeferino
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.3
Páginas: 43-59
-
Capítulo 4
A utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas aulas de educação física escolar em períodos pandêmicos
Renan Cesar das Virgens da Cruz
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.4
Páginas: 60-68
-
Capítulo 5
Os outdoors na cidade de Arapiraca: implícitos, explícitos e silenciamentos
Eder Farias de Medeiros
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.5
Páginas: 69-80
-
Capítulo 6
A influência dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física de 2º ao 5º ano do ensino fundamental
Karla Weuma Holanda Duarte Costa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.6
Páginas: 81-92
-
Capítulo 7
O Ensino Religioso no Brasil: desafios e possibilidades
Sandra Márcia dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.7
Páginas: 93-108
-
Capítulo 8
Memoriar: o uso da narrativa como mediação da noção de identidade do adulto maduro
Claudia Flores Rodrigues e Monica Santin
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.8
Páginas: 109-116
-
Capítulo 9
Produção de videoaulas como uma alternativa pedagógica em tempos de isolamento social
Gigliane Joice Santos da Silva, Marcos Claudino Batista dos Santos Filho e Marfran Claudino Domingos dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.9
Páginas: 117-127
-
Capítulo 10
A influência da disciplina da educação física na diminuição da violência na escola
Maria Leidiane Bezerra Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.10
Páginas: 128-147
-
Capítulo 11
Ensino pelo linkedin: uma experiência de empreendedorismo em educação física
Bianka Ribeiro Nunes Macedo, Márcia Gonçalves de Oliveira e Vanessa Battestin
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.11
Páginas: 148-157
-
Capítulo 12
Dificuldades dos professores no ensino remoto em tempos de pandemia
Nara Tavares Fernandes Moraes e João Batista Ferreira Souza da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.12
Páginas: 158-169
-
Capítulo 13
Ensino da Geografia: construção e desconstrução da prática pedagógica
Ana Gabriela Raposo Ferreira e João Batista Ferreira Souza da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.13
Páginas: 170-180
-
Capítulo 14
Letramento digital: uma proposta de ensino literário em ambiente gamificado – Kahoot
Gleison da Silva Collares, Gisiane Grigoletto Binotto, Fabio Firmo e Celiney Tavares Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.14
Páginas: 181-187
-
Capítulo 15
O uso do Canva para promoção de uma avaliação inovadora na Educação Profissional
Eliana Santos da Silva Souza
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.15
Páginas: 188-203
-
Capítulo 16
A relevância da psicopedagogia na instituição escolar
Maria Vânia de Sousa Rodrigues, Eduardo Cipriano Carneiro, Maria Vanessa Rodrigues Silva e Danuzia Gois Mota
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.16
Páginas: 204-212
-
Capítulo 17
Educação inovadora e meio ambiente
Mônica Ribeiro dos Santos de Oliveira, Thais Susane Ananias Silva de Melo, Samara Rani Duarte Bezerra da Silva, Ozilene Francisca Ferreira da Silva, Josecleide Pereira de Andrade, Larissa Sofia Freire de Sá Lima, Ivanise Lopes da Silva Lima, Elcileide Gomes de Lima, Gercileide da Costa Lima e Edna Maria Ferreira de Sena
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.17
Páginas: 213-229
-
Capítulo 18
Uma reflexão da etnomatemática como proposta didática
Isael Reis Rocha do Rosario e Francisco de Assis Parentes da Silva do Amaral Ferreira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.18
Páginas: 230-240
-
Capítulo 19
O processo de ensino e aprendizagem na graduação: limites e possibilidades na relação professor e aluno
Donizete Souza de França, Gilberto Sousa Silva, Ana Gabrielle da Silva Pereira, Adryelle Gomes Aguiar, Manoel Rikelme Sousa Palhano, Matheus Henrique Gomes Silva, Roberta Sousa Silva, Samara Campelo dos Santos, Tatila da Silva Soares e Thaís Luana Romeiro Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.19
Páginas: 241-256
-
Capítulo 20
Desafios da educação integrada: um estudo bibliográfico, em contexto metodológico para o ensino-aprendizagem
Elisete do Belém Karam
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.20
Páginas: 257-266
-
Capítulo 21
As artes e suas linguagens como metodologias de ensino para o incentivo de uma educação emancipadora e crítica
Igor Fernando de Jesus Carrera
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.21
Páginas: 267-273
-
Capítulo 22
Atividades físicas na escola podem colaborar para melhorar o desenvolvimento social e cognitivo dos estudantes
Keyla Morales de Lima Garcia
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.22
Páginas: 274-283
-
Capítulo 23
O ensino a partir de uma perspectiva interdisciplinar: a educação indígena na fronteira Brasil/Bolívia
Ozana Gomes Videira Reis e Aureliano Valentin Medina Rodríguez
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.23
Páginas: 284-295
-
Capítulo 24
Perspectivas para o ensino de literatura: clássicos, contemporâneos e a formação crítico-humanista ainda no horizonte
Volmir Cardoso Pereira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.24
Páginas: 296-306
-
Capítulo 25
Índice de Gini enquanto comparativo de renda em municípios atendidos pelo programa “Mutirão Rural 2021” do Senar-MT
Raphaela de Andrade Narciso, Glaucia Miranda Ramirez, Ferdinando Filetto, Taisis Nicole Zuqueti, Matheus Henrique Fontana dos Santos e Aline Regina Piedade
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.25
Páginas: 307-322
-
Capítulo 26
O novo ensino médio: cenário de formulação das políticas públicas na educação uma perspectiva na SEDUC-AM em 2019/2020
Wilka Monnah Cordeiro Barbosa e Juan Alberto Beranger
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.26
Páginas: 323-334
-
Capítulo 27
Visões e perspectivas das estudantes da faculdade de Agronomia e Zootecnia/UFMT a partir da análise de SWOT
Késia Kerlen dos Santos Costa, Aline Regina Piedade, Ferdinando Filetto, Glaucia Miranda Ramirez, Silvana Nascimento de Araújo e Yasmin Paula Gluchowski
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.27
Páginas: 335-353
-
Capítulo 28
O processo de aprendizagem através das experiências do cotidiano no âmbito das ciências humanas: um olhar a partir da base nacional comum curricular- BNCC para o ensino fundamental
Maria Ediney Ferreira da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.28
Páginas: 354-365
-
Capítulo 29
Currículo (des)integrado? Desafios e perspectivas da educação física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – campus Princesa Isabel
Nerijane de Almeida Monteiro e Emmanuelle Arnaud Almeida
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.29
Páginas: 366-390
-
Capítulo 30
Escola multisseriada: um olhar crítico sobre a educação na zona rural do município de Faro/Pará
Deanne Ferreira da Silva Melo
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.30
Páginas: 391-402
-
Capítulo 31
Identidade e memória do povo Omágua/Kambeba médio Amazonas: um estudo de caso da aldeia Cajuhiri atravessado no município de Coari no Amazonas
Manoel da Silva Laranja e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.31
Páginas: 403-419
-
Capítulo 32
Educação no momento da pandemia do COVID-19
Mônica Ribeiro dos Santos de Oliveira, Thais Susane Ananias Silva de Melo, Samara Rani Duarte Bezerra da Silva, Ozilene Francisca Ferreira da Silva, Josecleide Pereira de Andrade, Larissa Sofia Freire de Sá Lima, Ivanise Lopes da Silva Lima, Elcileide Gomes de Lima, Gercileide da Costa Lima e Edna Maria Ferreira de Sena
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.32
Páginas: 420-428
-
Capítulo 33
Memórias de um holocausto
Victor Silva dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.68.33
Páginas: 429-434