O ensino de matemática na atualidade: percepções, contextos e desafios
Organizado por:
Prof.° Me. Paulo Marcos Ferreira Andrade
ISBN
978-65-88580-52-3
DOI:
10.47573/aya.88580.2.35
N° páginas:
113
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-09-09
Área do Conhecimento
Licença:
Caro leitor. Cara leitora…
Em meio aos desafios extremos que a humanidade tem sido colocada por conta do cenário pandêmico que a todos tem afetado de diversas maneiras, a satisfação é imensa em poder apresentar-vos esta coletânea de diálogos, de diferentes professores que ensinam matemática na educação básica. Esta obra representa um facho de esperança, carinho e afeto diante de tantas perdas que temos sofrido. Produzir em meio a este caos generalizado, é de fato sinal de resistência contra um inimigo invisível, com qual temos que lutar.
A tarefa de ensinar e de aprender, não para, pelo contrário continua vencendo as intempéries e obstáculos e apresentando seta no caminho e estabelecendo estratégias para a construção de habilidades e preparo para o exercício da cidadania. O ensino de matemática tem cada vez mais evidenciado práticas motoras de valores, saberes e fazeres de extrema significação para os grupos humanos. A matemática faz parte de um processo cujas as intenções pedagógicas é de preparar para a vida dentro das qualificações necessárias para o trabalho e para a promoção social do ser humano.
Esta ideia, que inclusive está preconizada no artigo 2º da Lei 9394/96, contribui para o entendimento de que o ensino, seja na matemática ou em quaisquer disciplinas, deve, pois, formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Fica evidente o desafio que temos como professor de construir um espaço de diálogo cujo o objetivo seja atingir a qualidade social na formação sistemática do indivíduo.
A prática docente, principal responsável pelo processo de apropriação dos conhecimentos acumulados social e culturalmente, é quase sempre conhecida apenas pelos seus sujeitos. A compreensão que temos é de que educação tem a tarefa desafiadora de atuar na resolução de conflitos e alicerçada em valores éticos, mobilizar o processo de construção participativa na sociedade para manter e/ou transformá-la de forma consciente, crítica, criativa e responsável.
Neste contexto, é possível dizer que pensar o ensino de matemática na escola de educação básica tem sido o grande desafio dos professores e professoras que ensinam matemática. A perspectiva, ora vigente na maioria das práticas, não conseguem articular o arcabouço de conhecimentos, recursos e estratégias presentes no contexto sociocultural dos alunos. Historicamente o ensino de matemático se firmou na teoria dos conjuntos, ao passo que se distanciou do terreno das práticas e dos contextos reais.
Esta obra, vem de forma muito simples, apresentar uma nova proposição, no caminho de práticas que melhorem o ensino de matemática, principalmente no viés de aplicabilidade de conteúdos dispostos no currículo escolar. Busca-se desta forma novas perspectivas de ensino, que possam romper com a estratégia da memorização, com os currículos enfadonhos de repetição, listas de exercícios e fórmulas vazias.
Cada capítulo possui em seu escopo um diálogo atual, verídico e necessários a aqueles que se propõem a ensinar matemática na educação básica. As discussões abordam, entre outros, temas como as percepções de professores de uma escola do campo sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática; etnomatemática: uma possibilidade pedagógica; ensino de matemática na educação infantil: uma experiência da CMEI Carlos Alberto cruz em barra do bugres -MT; a importância da ludicidade no processo de ensino da matemática na educação infantil, o ensino de matemática em um contexto dialógico; recursos tecnológicos para ensino de matemática na Eja em contextos de pandemia; o ensino de matemática nos anos iniciais de acordo com a BNCC; jogos virtuais como recurso para o ensino de matemática ; ensino de matemática para estudantes surdos: desafios e possibilidades; o ensino de matemática na educação infantil na perspectiva da BNCC. a atividade lúdica na construção do conhecimento matemático no primeiro ano do ensino fundamental.
Este livro, discute os diferentes ambientes e recursos de aprendizagem em dois polos distintos, a saber o primeiro chamado de paradigma do exercício e o segundo como cenário para investigação. Assim, os temas abordados farão parte de sua leitura e das possibilidades de ensinar matemática de forma significativa. Como já mencionado, são diálogos constituídos por professores e professoras da educação básica que ousaram apostar na mudança em suas práticas pedagógicas, investiram na leitura e na pesquisa como método, mas que a cima de tudo estão lá no chão de giz como eu e você.
Desejamos assim, que a leitura de cada artigo que tomou parte desta compilação, contribua com o fazer pedagógico dos professores e professoras que ensinam matemática no diferentes ambientes e cenários no nosso Brasil.
Que cada diálogo proposto, possa ser um ponto de partida, cujos caminhos revelarão novas experiências e possibilidades para se ensinar e aprender matemática de forma significativa.
Um cordial abraço e boa leitura.
Profº. Me. Paulo Marcos Ferreira Andrade
Paulo Marcos Ferreira Andrade
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Pela UNEMAT. Licenciado em pedagogia pela UNEMAT. Licenciado em Letras:Português/espanhol pela UFMT. Esp. em coordenação pedagógica pela UFMT. Esp. em gestão escolar pela UFMT. Esp. em educação do campo pela AFIRMATIVO. Atua como professor na educação Básica desde de 1999, e atualmente é coordenador pedagógico na Extensão Municipal SOS Criança.
Sumário
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Capítulo 1
Percepções de professores de uma escola do campo sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática
Paulo Marcos Ferreira Andrade, Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada, Edinei Ferreira da Silva Andrade e Euvania Dias Ferreira da Costa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.1
Páginas: 9-24
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Capítulo 2
Etnomatemática: uma possibilidade pedagógica
Lucinéia de Souza Gomes e Luiz Rodrigo de Oliveira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.2
Páginas: 25-34
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Capítulo 3
Ensino de Matemática na Educação Infantil: Uma Experiência da CMEI Carlos Alberto Cruz em Barra do Bugres-MT
Valdineia Ferreira dos Santos Piasson e Marília Regina de Almeida
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.3
Páginas: 35-44
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Capítulo 4
A importância da ludicidade no processo de ensino da matemática na educação infantil
Joana Dark Jurema Oliveira Silva, Joscilene Ribeiros Taques Silva e Ligiane Oliveira dos Santos Souza
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.4
Páginas: 45-51
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Capítulo 5
O Ensino de matemática em um contexto dialógico
Lucinéia de Souza Gomes e Luiz Rodrigo de Oliveira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.5
Páginas: 52-60
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Capítulo 6
Recursos tecnológicos para o ensino de matemática na EJA em contexto de pandemia
Ligiane Oliveira dos Santos Souza e Elisabete Melo Ebling
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.6
Páginas: 61-68
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Capítulo 7
O ensino da matemática nos anos iniciais de acordo com a BNCC
Maria Edjane Santos Sapucaia e Erenilda Oliveira de Souza
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.7
Páginas: 69-76
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Capítulo 8
Jogos virtuais como recurso para o ensino de matemática
Ligiane Oliveira dos Santos Souza, Juraci Rodrigues Falanqui, Cintia Viviane Alves e Patrícia Alves Lorin
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.8
Páginas: 77-83
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Capítulo 9
Ensino de matemática para estudantes surdos: desafios e possibilidades
Juraci Rodrigues Falanqui, Cintia Viviane Alves, Patrícia Alves Lorin e Ligiane Oliveira dos Santos Souza
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.9
Páginas: 84-90
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Capítulo 10
O ensino de matemática na educação infantil na perspectiva da BNCC
Marciana Vicente da Silva, Helenice dos Santos Alves e Ligiane Oliveira dos Santos Souza
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.10
Páginas: 91-97
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Capítulo 11
A atividade lúdica na construção do conhecimento matemático no primeiro ano do ensino fundamental
Juscelaine Cristina da Silva Ribeiro Vieira, Carla da Silva Venancio Gomes, Edinei Ferreira da Silva Andrade e Renata de Souza Martins Barbiere
DOI: 10.47573/aya.88580.2.35.11
Páginas: 98-108