Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 5
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-061-2
DOI:
10.47573/aya.5379.2.88
N° páginas:
194
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
08-07-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de “Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 5”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e do ensino evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz dezoito (18) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e ensino. Os estudos abordam discussões como: dinâmica da pedagogia; transtorno do espectro autista; educação global como prática libertadora no ensino superior; matemática financeira para a educação financeira; ensino superior e desenvolvimento regional; conceitos e a teoria pedagógica aprendida; divulgação cientifica em tempos de pandemia; active methodologies in education; docência com bebês; emprego de métodos inovativos de ensino no ambiente acadêmico; educação ambiental no ensino técnico; educação inclusiva; filosofia da educação; a escola que desejamos; tecnologia e ensino; desenvolvimento da moral e por fim, um projeto de Intervenção.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço – PY T. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución- PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um previlégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
A importância da dinâmica da pedagogia de na escola do campo: um olhar na educação infantil
Paulo Marcos Ferreira Andrade, Edinei Ferreira da Silva Andrade e Marlene da Paixão Costa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.1
Páginas: 11-21
-
Capítulo 2
Transtorno do Espectro Autista: reflexões teóricas acerca da evolução histórica do processo diagnóstico
Lidiene Jaqueline de Souza Costa Marchesan, Márcio dos Reis Cardoso e Sílvia Maria de Oliveira Pavão
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.2
Páginas: 22-33
-
Capítulo 3
A educação global como prática libertadora no ensino superior: concepção dos docentes
Edjani Nascimento Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.3
Páginas: 34-46
-
Capítulo 4
A importância da matemática financeira para a educação financeira e fomento à cidadania de alunos do Colégio Militar de Manaus-AM
Michaela Nascimento de Freitas
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.4
Páginas: 47-73
-
Capítulo 5
Ensino superior e desenvolvimento regional: avaliação do impacto econômico da Universidade de Brasília sobre a sua localidade
Igor dos Santos Rodrigues
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.5
Páginas: 74-89
-
Capítulo 6
Internalizando e praticando os conceitos e a teoria pedagógica aprendida: um relato de experiência
Maria Cecília Ribeiro Alves
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.6
Páginas: 90-96
-
Capítulo 7
Divulgação cientifica em tempos de pandemia
Emanuela Oliveira de Souza, Etevaldo da Silva Barbosa, Rayssa Lima da Silva, Augusto de Rubim Costa Gurgel e Jardel Francisco Bonfim Chagas
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.7
Páginas: 97-106
-
Capítulo 8
Divulgação científica: as Leis de Ohm
Emily Cecília S. do Nascimento, João Barbosa da Silva Junior, Vitória Viviane de S. Fernandes, Augusto de Rubim Costa Gurgel e Jardel Francisco Bonfim Chagas
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.8
Páginas: 107-115
-
Capítulo 9
Active methodologies in education: remote/flexible teaching and the flipped classroom for students with disabilities
Maikom Joaquim Barbosa Ecard da Silva, Hermelinda Peixoto Pereira Martins, João Paulo Martins Barcelos, Renato César Oliveira Junior, Vanessa de Medeiros Figueiredo Tavares, Elizabeth Premoli Azevedo, Raíza Teixeira Griffo Vasconcelos, Silvana Reis dos Anjos, Lafayete Menezes de A. L. Rios e Marcos Lourenço da Silva Zanotelli
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.9
Páginas: 116-124
-
Capítulo 10
Saberes e fazeres da docência com bebês: olhares sobre o cotidiano pedagógico de professoras de educação infantil
Caroline Machado Cortelini Conceição
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.10
Páginas: 125-132
-
Capítulo 11
Emprego de métodos inovativos de ensino no ambiente acadêmico: relato de experiência e convergências teórico-metodológicas
Gabriel Silva Lima
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.11
Páginas: 133-138
-
Capítulo 12
A prática da educação ambiental no ensino técnico: uma análise dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas- IFAM
Odimar José Ferreira Porto e Felipe Magno Silva Pires
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.12
Páginas: 139-151
-
Capítulo 13
Educação inclusiva: como fator preponderante à educação escolar efetiva
Maria Ivanete da Silva Bezerra dos Santos, Maria Lúcia Serique Reis, Maria Rosangela de Almeida Aquino, Suélia Cardoso da Silva, Maria do Perpétuo Socorro Moraes Rocha e Darcy Cleide Bezerra da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.13
Páginas: 152-159
-
Capítulo 14
A contribuição da filosofia da educação na prática docente
Darcy Cleide Bezerra da Silva, Maria Ivanete Bezerra dos Santos, Maria Rosangela de Almeida Aquino, Suélia Cardoso da Silva, Maria do Perpétuo Socorro Moraes Rocha e Maria Lúcia Serique Reis
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.14
Páginas: 160-164
-
Capítulo 15
Qual é a escola que desejamos?
Schirley Alves Batista
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.15
Páginas: 165-171
-
Capítulo 16
Tecnologia e ensino o uso da tecnologia como nova forma de ensinar
Elaine Cristina Gomes Gonçalves, Izabella Roman Faria Colontoni e Lucimara Martins Evangelista
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.16
Páginas: 172-176
-
Capítulo 17
Teoria do desenvolvimento da moral
Maria do Perpétuo Socorro Moraes Rocha, Maria Lúcia Serique Reis, David Colares Oliveira, Fabiana Silva Rabelo e Raimundo Pereira de Souza
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.17
Páginas: 177-181
-
Capítulo 18
Projeto de Intervenção: a inclusão social interligada à construção de espetáculos como fonte de renda para a sociedade artística
Natália Grazziotti Soares
DOI: 10.47573/aya.5379.2.88.18
Páginas: 182-188