Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 4
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-042-1
DOI:
10.47573/aya.5379.2.80
N° páginas:
429
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-05-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de “Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 4”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e do ensino evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz vinte e oito (28) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e ensino. Os estudos abordam discussões como: laboratório de informática como ferramenta pedagógica no ensino da matemática; melhorias no processo de aprendizagem; componentes metodológicos; ferramentas tecnológicas para o processo de alfabetização e letramento; formação docente; uso da tecnologia a favor da educação remota em tempos de pandemia; desafios do ensino remoto; gestão democrática participativa; desafios no processo de ensino-aprendizagem; aprendizagem de química; ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem; dificuldade de aprendizagem em cartografia; modelagem matemática na educação básica; ludicidade no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa; ensino superior e a educação ambiental; relações família-escola; dificuldade de aprendizagem da matemática; recursos didáticos; jogos digitais; era do conhecimento e por fim, concepção materialista na filosofia política de Rousseau.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço – PY T. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución- PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um previlégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
Laboratório de informática como ferramenta pedagógica no ensino da matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental I
Diana Patricia Alves da Silva e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.1
Páginas: 14-26
-
Capítulo 2
As melhorias no processo de aprendizagem dos alunos com a utilização de atividades experimentais de demonstração sobre o olho humano nas aulas de física do ensino médio
Frank Oliveira Laranjeira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.2
Páginas: 27-39
-
Capítulo 3
Música como instrumento de aprendizagem no ensino de língua inglesa na Escola Estadual Benta Solart na zona urbana de Maraã-AM-Brasil
Matheus Alves da Silva e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.3
Páginas: 40-54
-
Capítulo 4
Componentes metodológicos que possibilitam aos docentes a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular nas series iniciais da Escola Municipal Ursulina Souza de Oliveira do município de Coari-AM, Brasil 2019
Katia Franco de Moura e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.4
Páginas: 55-68
-
Capítulo 5
Contribuições do uso das ferramentas tecnológicas para o processo de alfabetização e letramento com alunos ensino fundamental no município de Maraã/AM
Lenir Alves da Silva e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.5
Páginas: 69-81
-
Capítulo 6
Formação docente: concepções teóricas metodológico presente nas proposições curriculares da BNCC na educação infantil
Cláudia Patrícia Tavares Carvalho
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.6
Páginas: 82-94
-
Capítulo 7
Relatos sobre o uso da tecnologia a favor da educação remota em tempos de pandemia Nha-AM
Franciane Costa dos Reis
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.7
Páginas: 95-112
-
Capítulo 8
Desafios do ensino remoto em tempos de Covid-19 e a base nacional comum curricular na perspectiva dos docentes e discentes do ensino médio da Escola Enery Barbosa dos Santos, município de Nhamundá-AM/Brasil no período de 2020-2021
Maria Lucinete Duque Melo
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.8
Páginas: 113-126
-
Capítulo 9
Gestão democrática participativa: uma análise para prevenção e redução da violência na escola Estadual Antonio Encarnação Filho e Escola Estadual Alfredo Fernandes Manaus/AM, 2019
Sheila Maria Samuel Borges
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.9
Páginas: 127-141
-
Capítulo 10
Desafios no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 4° ano 02 do ensino fundamental da Escola Estadual Antidio Borges Façanha, no Município de Tefé-AM, Brasil
Shirley Ramos de Morais
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.10
Páginas: 142-150
-
Capítulo 11
Aprendizagem de química através de oficinas para alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Frei André da Costa na Cidade de Tefé - AM, Brasil 2020/2021
Fabianne da Silva Torres Furtado, Jacimara Oliveira da Silva Pessoa e Edilene Ferreira da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.11
Páginas: 151-159
-
Capítulo 12
O ensino investigativo de química através de sequências didáticas: usando a Castanha do Brasil no 1° ano do Ensino Médio
Edilene Ferreira da Silva, Jacimara Oliveira da Silva Pessoa e Fabianne da Silva Torres Furtado
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.12
Páginas: 160-172
-
Capítulo 13
O ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Fundamental I
Josivete Andrade Machado Farias
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.13
Páginas: 173-187
-
Capítulo 14
Dificuldade de aprendizagem em cartografia dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Prof. Gilberto Mestrinho, Município de Nhamundá-AM, Brasil, no período de 2021-2022
Serly Costa Rocha
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.14
Páginas: 188-204
-
Capítulo 15
Modelagem matemática na educação básica: o caso da Escola Estadual Prof. José Bernardino Lindoso
Jarlisson Santos da Costa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.15
Páginas: 205-220
-
Capítulo 16
Ludicidade no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa nas séries finais do ensino fundamental II, na Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento, município de Coari-AM, Brasil, no ano de 2020
Marlucea Alves Muraiare Rocha e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.16
Páginas: 221-238
-
Capítulo 17
O ensino superior e a educação ambiental: a interdisciplinaridade como ferramenta de ensino e conscientização social
Vera Eunice Rodrigues Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.17
Páginas: 239-256
-
Capítulo 18
Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar no 1º ciclo do ensino fundamental da Escola Estadual Inês de Nazaré Vieira do turno matutino no município de Coari-AM
Francisca Neta Almeida de Souza Pereira e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.18
Páginas: 257-272
-
Capítulo 19
Avaliação das relações família-escola no acompanhamento do processo de educação dos alunos do ensino médio
Rosely Almeida Tavares
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.19
Páginas: 273-288
-
Capítulo 20
Analise da relação família e escola: perspectivas e desafios no ensino médio integral na Escola Enery Barbosa dos Santos em Nhamundá
Suelene Ferreira Bitencourt
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.20
Páginas: 289-304
-
Capítulo 21
Um estudo sobre a dificuldade de aprendizagem em alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Ulisses Guimarães, localizada na zona rural do município de Apuí-AM
Ozana Alcantara de Lara Costa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.21
Páginas: 305-318
-
Capítulo 22
A dificuldade de aprendizagem da matemática no ensino fundamental da Escola Municipal Ulisses Guimarães
Irene Santos Azevedo
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.22
Páginas: 319-334
-
Capítulo 23
Os fatores que influenciam no processo ensino-aprendizagem da disciplina química
Carliete Medeiros Leite
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.23
Páginas: 335-352
-
Capítulo 24
A importância dos recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de matemática para alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso no ano de 2020
Maria Gracy Santana Gomes
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.24
Páginas: 353-369
-
Capítulo 25
Os efeitos dos jogos digitais no processo de aprendizagem da matemática para os alunos do 2º ano do ensino médio
Aurenilse de Souza Guimarães
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.25
Páginas: 370-386
-
Capítulo 26
Do médio ao superior na era do conhecimento: influência da inclusão digital no preparo e acesso à educação superior e formação profissional
Vera Eunice Rodrigues Pessoa e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.26
Páginas: 387-402
-
Capítulo 27
O lúdico como ferramenta pedagógica no ensino da matemática do ensino fundamental I
Alessandra Bezerra do Rosário
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.27
Páginas: 403-414
-
Capítulo 28
Concepção materialista na filosofia política de Rousseau na elaboração do discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens e no contrato social
Luiz Felipe Bergmann
DOI: 10.47573/aya.5379.2.80.28
Páginas: 415-423