Práticas pedagógicas da escola SOS Criança: os desafios de ensinar em tempos de pandemia
Organizado por:
Paulo Marcos Ferreira Andrade
ISBN
978-65-88580-68-4
DOI:
10.47573/aya.88580.2.43
N° páginas:
110
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-10-09
Área do Conhecimento
Licença:
Professores e professoras…
É com grande alegria que apresentamos esta coletânea de práticas pedagógicas dos profissionais da educação que atuam na Extensão Municipal SOS Criança. A Organização Não Governamental SOS Criança, que tem desde de 1991 ganhado a confiança da comunidade barrabugrensse e atuado no ensino de crianças.
Atualmente a instituição atende mais de 500 crianças, entre: maternal, PRÉ I, PRÉ II, e 1ª, 2ª e 3ª anos do ensino fundamental. A SOS funciona como uma extensão da CMEI Carlos Alberto Cruz e da Escola Municipal Guiomar de Campos Miranda.
A Extensão Municipal SOS Criança tem dado a comunidade aquilo que tem de melhor, a oportunidade de ver nossos filhos e filhas com acesso à educação de qualidade. Em tempos de atendimento presencial além das atividades de sala de aula as crianças podem participar de vários projetos ao longo do ano letivo como: computação, música, reforço escolar, teatro, atividades físicas, e línguas (Inglês e Espanhol) entre outros propostos pelos corpo docente. O principal foco é de fato o aprendizado das crianças de forma sólida e significante.
Nestes tempos de pandemia temos sido constantemente desafiados a refazer os percursos, e a reinventar nos saberes e fazeres. Nesta perspectiva, os professores e professoras da SOS Criança aceitaram o desafio de compartilhar as experiências do desafio de ensinar em tempos de pandemia. Cada capítulo foi escrito com intuito de mostrar que mesmo em tempos de isolamento social a educação não para.
Os professores e professoras estiveram e estarão sempre empenhados em oferecer o melhor de si, desempenhado com maestria e responsabilidades a missão de ensinar. Educar em tempos de isolamento social tem sido para nós um grande desafio. Tivemos que reinventar nossa práxis pedagógica a fim de lidar com o contraditório. Todavia, somos uma categoria que não deixa vencer, pois contraditório não nos intimida, pelo contrário apresenta setas no caminho.
Compartilhamos aqui, as diferentes metodologias adotadas pela coordenação pedagógica e pelos professores na instituição para superar as dificuldades destes tempos escuros que estamos vivenciando.
As temáticas abordada pelos autores vão desde as competências necessárias ao gestos escolar, uso de tecnologias no ensino remoto, jogos como ferramenta de ensino e aprendizagem, até a importante parceria que se estabelece com família. Não se trata de uma receita pronta de como ensinar crianças, mas de experiências que tem mostrado resultados significativos e que podem ser adequadas a diferentes cenários.
Agradecemos a cada professor e professora que se empenhou para que este trabalho se torna-se realidade e colocou nestas páginas um de si, para o mundo. Educar é uma prática de liberdade, e como homens e mulheres livres sigamos fazendo nossa história e construído nossos próprios caminhos.
Abraços fraternos… E boa Leitura!
Paulo Marcos Ferreira Andrade
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Pela UNEMAT. Licenciado em pedagogia pela UNEMAT. Licenciado em Letras:Português/espanhol pela UFMT. Esp. em coordenação pedagógica pela UFMT. Esp. em gestão escolar pela UFMT. Esp. em educação do campo pela AFIRMATIVO. Atua como professor na educação Básica desde de 1999, e atualmente é coordenador pedagógico na Extensão Municipal SOS Criança.
Sumário
-
Capítulo 1
Cinco competências necessárias ao gestor escolar do século XXI
Paulo Marcos Ferreira Andrade e Loides Braz de Assis Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.43.1
Páginas: 8-17
-
Capítulo 2
Jogos pedagógicos na educação infantil: uma possibilidade para o ensino à distância
Alline Cristina Moraes da Silva, Ana Paula de Oliveira, Edinei Ferreira da Silva Andrade e Priscilla Alves de Oliveira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.43.2
Páginas: 18-28
-
Capítulo 3
É possível envolver a família na aprendizagem dos alunos? O dilema da educação em temos de pandemia
Elaine Tavares de Souza Macedo, Joyce Cristyane Pereira, Kátia Gomes de Oliveira Silva e Mayara da Silva Lopes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.43.3
Páginas: 29-39
-
Capítulo 4
O uso do Whatsapp como recurso para o ensino e aprendizagem
Lucinéia de Souza Gomes, Adélia Pereira dos Santos Modesto, Carla da Silva Venancio Gomes e Juliana Batistin Fernandes Borges da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.43.4
Páginas: 40-48
-
Capítulo 5
O uso das formas geométricas na construção dos conhecimentos básicos: a perspectiva do modelo geométrico de Van Hiele em atividades da educação infantil na escola SOS Criança em período de pandemia
Eneidina Aparecida da Silva, Girleide de Luna Martins Cândido, Maria Aparecida de Oliveira Pereira e Thayne Kelly Pereira dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.43.5
Páginas: 49-57
-
Capítulo 6
Importância da afetividade na educação infantil
Carla da Silva Venancio Gomes, Juscelaine Cristina da Silva Ribeiro Vieira, Maria do Carmo Romão e Irene Leci Marçal
DOI: 10.47573/aya.88580.2.43.6
Páginas: 58-66
-
Capítulo 7
Sequência didática: uma abordagem eficaz para o processo educativo
Lucinéia de Souza Gomes, Carla da Silva Venancio Gomes, Edinei Ferreira da Silva Andrade e Juscelaine Cristina da Silva Ribeiro Vieira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.43.7
Páginas: 67-74
-
Capítulo 8
Direcionamento pedagógico presente no ensino de ciências e matemática na pandemia de covid-19
Mayara da Silva Lopes e Joyce Cristyane Pereira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.43.8
Páginas: 75-84
-
Capítulo 9
A relação da família e da escola em tempos de pandemia: uma dinâmica possível e necessária
Lucinéia de Souza Gomes, Juscelaine Cristiane da Silva Ribeiro Vieira e Paulo Marcos Ferreira Andrade
DOI: 10.47573/aya.88580.2.43.9
Páginas: 85-93
-
Capítulo 10
As dificuldades impostas pela pandemia às famílias quanto ao acompanhamento e desenvolvimento da aprendizagem da criança
Felícia Conceição Freitas da Silva e Patrícia Loura Mourão
DOI: 10.47573/aya.88580.2.43.10
Páginas: 94-103