Educação: um universo de possibilidades e realizações 2
Organizado por:
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
ISBN
978-65-5379-039-1
DOI:
10.47573/aya.5379.2.77
N° páginas:
321
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
08-06-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Este livro compreende uma coletânea de textos elaborados por diferentes mestres e doutores que realizaram suas práxis de pesquisas no campo da Educação. As pesquisas exemplificadas nesta obra apresentam um processo dinâmico, contínuo, sistemático e integrado em todo o currículo escolar. Apresentando uma linha do ensino de forma cooperativa e integrada em que todos os educadores e em especial o professor, precisam assumir um papel ativo e de relevância, vendo o educando como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos físicos, mental, emocional, social, moral, estético, político, educacional e vocacional.
As obras inseridas tornam-se relevantes, pois o ensino aprendizagem é que viabiliza a formação integral do educando. Apresentar-se-á um conjunto de reflexões e experiencias vividas nas escolas públicas. É, com certeza, mais uma referência na construção de uma educação compromissada.
Apresentar-se-á propostas inovadoras, onde o aluno é o protagonista, construtor do seu próprio conhecimento e o educador será o mediador e a escola um ambiente incentivador juntamente com família e a sociedade como todo.
Atualmente quando se fala em educação ainda existem muitos entraves que de alguma forma engessam a mesma, isto é, dificultam o seu desenvolvimento do ensino aprendizagem. O livro apresenta sugestões, para se desenvolver uma sociedade mais igualitária, comprometida em usar as ferramentas de transformação para uma sociedade mais humanizada. Com as reflexões e experiências vividas pelos profissionais que atuam como atores nesse processo. Almeja-se maior rentabilidade na agregação de valores educacionais, onde a sociedade precisa entender que o ensino aprendizagem é uma ferramenta de suma importância para a construção de um mundo melhor.
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
Dr. Alderlan Souza Cabral
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010), graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil (2012), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2017) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2019). Atualmente é doutor orientador temporário – UNITI BRASIL, estatutário da Prefeitura Municipal do Careiro da Vázea e estatutário da Prefeitura Municipal de Autazes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação de Metodologias Técnicas Científicas com mais 490 orientações entre Mestrado e Doutorado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8583035818376126
Sumário
-
Capítulo 1
Análises dos limites e alcances do tratamento das variações linguísticas no ensino fundamental II, em uma Escola Municipal de Autazes-AM/Brasil, no período de 2017-2018
Alderlan Souza Cabral
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.1
Páginas: 13-22
-
Capítulo 2
O lúdico e a tabela periódica: construindo conhecimento de forma lúdica, em turmas da Proeja no Instituto Federal do Amazonas
Jorge Pontes Koide
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.2
Páginas: 23-30
-
Capítulo 3
Estratégia para compreensão leitora: uma questão que perpassa a formação do professor das séries iniciais, na cidade de Autazes-AM/Brasil, no período de 2017-2018
Deuvalina Batista Cabral
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.3
Páginas: 31-40
-
Capítulo 4
Processo de aculturação na escola indígena “Uka Umbuesara Wakenai Anamarehit” no município de Manaus-AM/Brasil
Antônio Ruiz da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.4
Páginas: 41-48
-
Capítulo 5
A pesquisa e metodologia científica em sala de aula como apoio pedagógico
Sandraléa Socorro Lima dos Santos Andrade
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.5
Páginas: 49-55
-
Capítulo 6
Orientação pedagógica na educação bilíngue de surdos da teoria á prática
Rosiane Silva Monteiro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.6
Páginas: 56-65
-
Capítulo 7
Gestão democrática e relações interpessoais entre gestor e professores em uma Escola Municipal na Cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2020-2021
Francisca Pereira da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.7
Páginas: 66-76
-
Capítulo 8
Desafios docentes em tempos de pandemia na educação de jovens e adultos (EJA) em uma escola pública da cidade de Manaus/AM – Brasil
Maria Laodicéia Sampaio Girão
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.8
Páginas: 77-85
-
Capítulo 9
O lúdico como estratégia no ensino de matemática nas operações de adição e subtração para o 1º ano do ensino fundamental
Cleonice Dias de Menezes
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.9
Páginas: 86-96
-
Capítulo 10
A produção escrita do aluno surdo na rede regular de ensino: um repensar sobre o processo avaliativo
Edilvânia Pureza Von Paumgartten de Aguiar
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.10
Páginas: 97-108
-
Capítulo 11
Estratégias para o ensino de química a partir da tecnologia do curtimento de peles de peixe
Obenésio Silveira de Aguiar
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.11
Páginas: 109-122
-
Capítulo 12
A gestão participativa e políticas públicas: desafios e possibilidades
Dilceane Anselmo Bentes Prado
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.12
Páginas: 123-132
-
Capítulo 13
Jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil: o aprender e o ensinar pelas trilhas da ludicidade
Raimundo Sandro Gomes Lima
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.13
Páginas: 133-144
-
Capítulo 14
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino e aprendizagem de matemática, para alunos do ensino médio, turno integral da rede pública estadual na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil - anos 2020/2021
Antonio Paulo Correa Alves
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.14
Páginas: 145-156
-
Capítulo 15
O ensino da literatura numa perspectiva dialógica: uma proposta para a formação de leitores em uma escola pública na cidade de Manaus-AM/Brasil
Leni Bina Oliveira de Souza
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.15
Páginas: 157-172
-
Capítulo 16
Projeto político pedagógico, expectativa da base nacional comum curricular: um olhar sobre a atualização do ppp em uma escola estadual de tempo integral na cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2019-2021
Claudia Maria Duarte Figueiredo
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.16
Páginas: 173-180
-
Capítulo 17
Metodologias ativas dentro das práticas de leitura e produção textual
Manoel Genivaldo de Melo Nascimento
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.17
Páginas: 181-192
-
Capítulo 18
O projeto político-pedagógico como eixo norteador de ação pedagógica na escola: desafios para a gestão escolar
Paulo Roberto Oliveira Ribeiro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.18
Páginas: 193-203
-
Capítulo 19
Acesso e permanência dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) no espaço escolar
Naildo de Menezes Bezerra
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.19
Páginas: 204-214
-
Capítulo 20
Evasão na educação de jovens e adultos (EJA): causas e consequências
Charles Maciel Lopes
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.20
Páginas: 215-227
-
Capítulo 21
A educação superior: uma avaliação a partir da implantação do curso normal superior
Suelda de Paula Souza
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.21
Páginas: 228-239
-
Capítulo 22
O uso das tecnologias digitais no ensino de matemática durante o período de pandemia da Covid-19
Jacinandro de Menezes Bezerra
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.22
Páginas: 240-251
-
Capítulo 23
A língua portuguesa: leitura e interpretação de textos e o uso das tecnologias no Ensino Fundamental II
Simone Figueiredo Mariano
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.23
Páginas: 252-262
-
Capítulo 24
Ensino de geografia: uma estratégia de ensino na educação de jovens e adultos
Nelia Alves de Negreiros
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.24
Páginas: 263-274
-
Capítulo 25
Tecnologia e educação: uso das TICS no ensino da biologia
Jociney Martins Cavalcante
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.25
Páginas: 275-285
-
Capítulo 26
Aquisição da aprendizagem significativa: família escola por intermédio do lúdico em uma escola municipal da cidade de Manaus-AM/Brasil, no período de 2019-2020
Maria do Perpétuo Socorro Lima Aquino
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.26
Páginas: 286-295
-
Capítulo 27
Funcionamento e organização das salas de recursos multifuncionais para alunos com autismo
Francisca Elizandra Palheta Gomes
DOI: 10.47573/aya.5379.2.77.27
Páginas: 296-309