Processos de avaliação motora em educação física e esportes adaptados
Organizado por:
Prof. ° Dr. José Irineu Gorla
ISBN
978-65-88397-10-7
DOI:
10.47573/aya.88580.2.37
N° páginas:
64
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-09-17
Área do Conhecimento
Licença:
A contribuição acadêmica da disciplina “Processos de avaliação motora em educação física adaptada I” FF 160/2021 para área de atividade Física Adaptada
Este material tem por objetivo mostrar algumas medidas, testes e avaliações em educação física e esporte adaptado. O mesmo foi elaborado a partir da disciplina de “Processos de avaliação motora em educação física adaptada I” ministrada no primeiro semestre de 2021 no programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Nessa disciplina estudamos os aspectos gerais da avaliação para pessoas com deficiência, técnicas, instrumentos, protocolos e padronização de medidas, além das adaptações e ajustes de testes para diferentes grupos.
Está dividido em seis capítulos, como segue: 1) avaliação antropométrica para o esporte adaptado que tem por objetivo suprir como adaptações da antropometria para adultos com lesão medular (LM) e paralisia cerebral (PC). 2) avaliação do nível de atividade física, mobilidade e força em pessoas com lesão medular, mostra algumas avaliações que podem ser realizadas; 3) avaliação motora em pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática, teve por objetivo revisar sistematicamente pesquisas brasileiras que realizaram avaliação motora em pessoas com deficiência visual entre os anos de 2006 a 2021; 4) Testes motores na paralisia cerebral (PC), possibilidades de motoras para pessoas com PC; 5) Testes motores a estudantes com deficiência,foi realizada uma revisão sistemática sobre os instrumentos de avaliação motora dados no contexto escolar em estudantes com deficiência e 6) Questionários de atividade física para pessoas com deficiência, foram alguns questionários validados para crianças e adolescentes brasileiros, bem como suas características e possíveis aplicações; além de dois instrumentos voltados para os adultos com deficiência.
Assim, este material pretende ser um pequeno manual prático para divulgar e auxiliar os profissionais que trabalham com essas deficiências a avaliarem seus pacientes e alunos de forma correta, tendo sempre como foco a qualidade de vida, manutenção e melhora da condição de saúde, dos escolares até o esporte de alto rendimento.
Prof. ° Dr. José Irineu Gorla (UNICAMP)
Andreia Bauermann
Mestranda em Ciências do Movimento Humano (UFPA); Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva (Faculdade Monteiro Lobato); Bacharel em Nutrição (Centro Universitário Metodista do IPA); Membro da Academia Paralímpica Brasileira; Membro do grupo em Atividade Física Adaptada (UFPA); Membro do grupo em Avaliação Motora Adaptada (UNICAMP).
Cristiane Galvão da Costa
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano: Atividade Física e Saúde (UFPR); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Bacharel em Educação Física e Esportes (UDESC); Licenciada em Educação Física (UDESC). Integrante do Centro de Estudo em Atividade Física e Saúde (CEAFS / UFPR). Professora do curso de Educação Física da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE / SBS).
Flávio Henrique Corrêa
Mestrando em Educação Física / Atividade Física Adaptada (FEF / UNICAMP); Especialista em Treinamento Esportivo (USP); Especialista em Acessibilidade e Inclusão Escolar (UFJF); Bacharel em Educação Física (UNISA). Membro da Academia Paralímpica Brasileira. Membro do Grupo de Estudos em Neurometria Funcional (FEF / UNICAMP).
Juarez Luiz Abrão
Mestre em Educação (UFLA); Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia (ESEFIC); Especialista em Esporte e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF); Licenciado em Educação Física (UNINCOR).
Marcelo Henrique dos Santos
Mestre em Educação (UFLA Lavras); Especialista em Educação Física Escolar (Ferlagos); Especialista em Treinamento Desportivo de Base (UNIS); Licenciado e Bacharel em Educação Física (UFV Viçosa). Membro do GEPEN (FEF / Unicamp).
Rafael Nunes Briet
Mestrando em Ciências do Movimento (UNESP); Especialista em Educação Infantil (FESL); Licenciado em Educação Física (UNESP Bauru). Membro do Laboratório de Visão, Informação e Ação (LIVIA UNESP).
Rogerio Virginio dos Santos
Mestrando em Educação Física / Atividade Física Adaptada (FEF / UNICAMP); Especialista em atividade física adaptada (UNICAMP); Licenciado em Educação Física (PUC-Campinas).
Wagner de Campos
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-Doutorado pela University of Pittsburgh (PITT), Estados Unidos; Doutor em Desenvolvimento Motor e Estudos do Esporte (PITT). Coordenador e pesquisador do Centro de Estudo em Atividade Física e Saúde (CEAFS / UFPR). Bolsista PQ-2 CNPq.
Ygor Carrozzini Macedo de Mattos
Mestrando em Educação Física / Atividade Física Adaptada (FEF / UNICAMP); Especialista em Fisiologia do Exercício promovido à promoção da Saúde e ao Esporte (UNIFESP); Bacharel em Fisioterapia e Educação Física (IBMR / RJ).
José Irineu Gorla
Professor Livre Docente do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada -DEAFA / FEF / UNICAMP; Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas / UNICAMP; Doutor em Atividade Física Adaptada –UNICAMP; Coordenador e pesquisador dos Grupos de pesquisas em Neurometria funcional e Atividade Física e Avaliação Motora Adaptada; Autor do Livro Avaliação Motora em Educação Física Adaptada -Teste KTK (1ª ed. 2007, 2ª ed. 2009, 3ª ed. 2014).
Sumário
-
Capítulo 1
Avaliação antropométrica para o esporte adaptado
Andreia Bauermann e José Irineu Gorla
DOI: 10.47573/aya.88580.2.37.1
Páginas: 7-14
-
Capítulo 2
Avaliação do nível de atividade física, mobilidade e força em pessoas com lesão medular
Rogério Virginio dos Santos e José Irineu Gorla
DOI: 10.47573/aya.88580.2.37.2
Páginas: 15-23
-
Capítulo 3
Avaliação motora em pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática
Rafael Nunes Briet e José Irineu Gorla
DOI: 10.47573/aya.88580.2.37.3
Páginas: 24-29
-
Capítulo 4
Testes motores na paralisia cerebral
Ygor Carrozzini Macedo de Mattos e José Irineu Gorla
DOI: 10.47573/aya.88580.2.37.4
Páginas: 30-38
-
Capítulo 5
Testes motores aplicados a estudantes com deficiência
Juarez Luiz Abrão, Marcelo Henrique dos Santos e José Irineu Gorla
DOI: 10.47573/aya.88580.2.37.5
Páginas: 39-46
-
Capítulo 6
Questionários de atividade física para pessoas com deficiência
Cristiane Galvão da Costa, Flávio Henrique Corrêa, Wagner de Campos e José Irineu Gorla
DOI: 10.47573/aya.88580.2.37.6
Páginas: 47-57