Integrando saberes em educação ambiental e sustentabilidade
Organizado por:
Clécio Danilo Dias da Silva
Lúcia Maria de Almeida
ISBN
978-65-88580-37-0
DOI:
10.47573/aya.88580.2.24
N° páginas:
86
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-29
Área do Conhecimento
Licença:
Trabalhar Educação Ambiental na perspectiva da Sustentabilidade é de grande importância na contemporaneidade, visto que ambas, de forma integrada, proporcionam a sensibilização, a construção de valores e mudança de atitudes, possibilidades estas que, precisam estar alicerçadas na formação dos sujeitos, quer seja através da educação formal ou informal. Assim, a Educação Ambiental deve proporcionar aos sujeitos os conhecimentos necessários para tomada de consciência de forma individual e coletiva, com vistas a resolver as questões ambientais de maneira crítica e reflexiva, considerando o contexto econômico e socio cultural dos envolvidos. Neste sentido, conhecer e discutir sobre ações educativas, pesquisas e metodologias que abordam a Educação Ambiental para a Sustentabilidade é de fundamental importância para a formação de cidadãos aptos a atuarem socioambientalmente no seu cotidiano.
Diante deste contexto, o e-book “Integrando saberes em Educação Ambiental e Sustentabilidade”, organizado em seus 06 capítulos, se constitui em uma excelente iniciativa para agrupar diversos estudos/pesquisas nacionais envolvendo meio ambiente, Educação ambiental e Sustentabilidade, os quais estão dispostos da seguinte forma:
No Capítulo 01 Soares e colaboradores trazem reflexões e discutem acerca dos desafios contemporâneos relacionados à Educação Ambiental e a resiliência climática, trazendo destaques para a importância da água e questões hídricas no contexto social.
No Capítulo 02 Pereira, Anjos e Amanajás analisam a aplicabilidade da Biomimética na Engenharia Civil, sua importância e os benefícios de agregá-la a indústria, por meio de uma revisão bibliográfica, tendo em vista os promissores resultados que a aplicação do conceito biomimético trouxe a diversas áreas como o setor de produção de matérias e design.
No Capítulo 03 Santos, Neto e Cunha descrevem o processo de discussão e debates na busca de novas estratégias e abordagens para a execução das ações do “Projeto PIBID Biologia – Cuité” com ênfase na temática da sustentabilidade, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) junto ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em tempos de pandemia.
No Capítulo 04 Tavares e colaboradores trazem um relato de experiência de uma visita técnica a usina Eco Serviços Ambientais Reciclagem e Compostagem com a finalidade de sensibilizar a comunidade escolar com relação às práticas de desenvolvimento sustentável enfatizando a importância da reutilização do lixo através da reciclagem e da técnica de compostagem.
No Capítulo 05 Silva e colaboradores analisam a percepção de estudantes do ensino fundamental sobre a utilização e conservação dos recursos naturais.
No Capitulo 06 Silva e colaboradores apresentam e discutem a percepção de estudantes de cursos de licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas sobre a Educação Ambiental, enfatizando a sua importância e perspectivas futuras para inserção destas na atuação em sala de aula.
Assim, esperamos que as discussões efetivadas ao longo dos capítulos deste e-book possam subsidiar o desenvolvimento de novos conhecimentos direcionadas à Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. Por fim, considerando que a relevância da divulgação científica para a democratização e popularização da Ciência, parabenizamos a estrutura da AYA Editora por oferecer uma plataforma consolidada e confiável para que pesquisadores de todo o Brasil divulguem seus estudos e investigações.
Desejamos ao leitor uma boa leitura e profundas reflexões.
Prof.° Me. Clécio Danilo Dias da Silva
Prof.ª Dra. Lúcia Maria de Almeida
Clécio Danilo dias da Silva
Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís (FSL). Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Licenciando em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). É membro do corpo editorial da Atena Editora; Aya Editora, Editora Amplla. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.
Lúcia Maria de Almeida
Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), graduação em Ciências Biológicas pela Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Licenciatura em Educação Artística – Artes Plástica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora – Secretaria Municipal de Educação de Natal, e do Centro Universitário Facex – Unifacex dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, e na área de Educação com ênfase em Ensino-Aprendizagem.
Sumário
-
Capítulo 1
Resiliência climática e a questão hídrica como desafio contemporâneo
Simone Cesario Soares, Katiucia de Oliveira Peres, Elaine de Oliveira Zanini e Marli Renate von Borstel Roesler
DOI: 10.47573/aya.88580.2.24.1
Páginas: 9-19 -
Capítulo 2
O conceito biomimetico aplicado a engenharia civil
Janderley Lopes Pereira, Renan Barros dos Anjos e Cledinei Santana Amanajás
DOI: 10.47573/aya.88580.2.24.2
Páginas: 20-35 -
Capítulo 3
A temática da sustentabilidade no ensino de biologia durante a COVID-19: reestruturando as ações do Projeto “Biologia Cuité” junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Michelle Gomes Santos, Marciano Henrique de Lucena Neto e Sânzia Viviane Farias Ferreira Cunha
DOI: 10.47573/aya.88580.2.24.3
Páginas: 36-50 -
Capítulo 4
Resíduos sólidos e educação ambiental: relato de uma visita técnica a usina eco serviços ambientais reciclagem e compostagem
Gilberto Thiago Pereira Tavares, Clécio Danilo Dias da Silva, Carina Ioná de Oliveira Torres, Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza e Lúcia Maria de Almeida
DOI: 10.47573/aya.88580.2.24.4
Páginas: 51-57 -
Capítulo 5
Uso e conservação dos recursos naturais: investigando a percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental
Vanessa Dantas da Silva, Clécio Danilo Dias da Silva, Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza e Lúcia Maria de Almeida
DOI: 10.47573/aya.88580.2.24.5
Páginas: 58-70 -
Capítulo 6
Educação ambiental na formação inicial de professores: conhecimentos construídos, experiências e perspectivas futuras
Heloysa Dantas da Silva, Clécio Danilo Dias da Silva, Lúcia Maria de Almeida e Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza
DOI: 10.47573/aya.88580.2.24.6
Páginas: 71-80