Uso e conservação dos recursos naturais: investigando a percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental
Use and conservation of natural resources: investigating the environmental perception of elementary school students
Autores:
Vanessa Dantas da Silva, Clécio Danilo Dias da Silva, Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza e Lúcia Maria de Almeida
ISBN
978-65-88580-37-0
DOI:
10.47573/aya.88580.2.24.5
N° páginas:
58-70
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-29
Licença:
Resumo
Dentro do contexto da Educação Ambiental, um dos estudos mais significativos é a da sensibilização e conscientização da utilização dos recursos naturais, para tanto, os estudos acerca da percepção sobre a conservação e uso adequado do meio ambiente é uma das alternativas para se entender como estudantes do ensino fundamental pensam e conhecem sobre os recursos naturais. Assim, o presente trabalho teve como objetivos analisar a percepção dos alunos do ensino fundamental sobre a utilização e conservação dos recursos naturais; bem como, identificar os conhecimentos dos estudantes sobre recursos naturais. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II, de escolas públicas de Natal. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário na plataforma Google Forms contendo cinco perguntas abertas e cinco perguntas fechadas. Verificou-se que os alunos tem conhecimento sobre os recursos naturais disponíveis na natureza, e conseguem reconhecer a problemática quanto ao uso exacerbado desses recursos, constatou-se que eles conseguem diferenciar os recursos renováveis dos não renováveis, assim como, são capazes de identificar e sugerir práticas relevantes para a conservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Tendo em vista as diferentes percepções avaliadas recomenda-se a implantação de práticas de educação ambiental no contexto escolar dos alunos do ensino fundamental com finalidade de despertar nos alunos a consciência sobre a necessidade do uso e conservação dos recursos naturais.
Palavras-chave: educação ambiental. recursos naturais. conservação. percepção ambiental.
Abstract
Within the context of Environmental Education, one of the most significant studies is the awareness and awareness of the use of natural resources, therefore, studies on the perception of conservation and proper use of the environment is one of the alternatives to understand as students elementary school students think and know about natural resources. Thus, this study aimed to analyze the perception of elementary school students about the use and conservation of natural resources; as well as identifying students’ knowledge about natural resources. The research was carried out with elementary school students from public schools in Natal. A questionnaire on the Google Forms platform containing five open questions and five closed questions was used as a data collection instrument. It was found that students have knowledge about the natural resources available in nature, and are able to recognize the problem regarding the exacerbated use of these resources. It was found that they can differentiate renewable from non-renewable resources, as well as being able to identify and suggest relevant practices for the conservation of natural resources and the environment. In view of the different perceptions evaluated, it is recommended to implement environmental education practices in the school context of elementary school students in order to raise awareness in students about the need for the use and conservation of natural resources.
Keywords: environmental education. natural resources. conservation. environmental perception.
Referências
BISSOTTO, J.T; CAMPOS, R.F.F. Análise da Percepção Ambiental dos alunos do 8° ano da escola de educação básica Naya Sampaio Gonzaga no Município de Caçador, Santa Catarina. Revista Geonorte, v.10, n.34, p.114-128, 2019.
CUNHA, A, S.; LEITE, E, B. Percepção Ambiental: Implicações para a Educação Ambiental. Sinapse Ambiental, Minas Gerais, Set. 2009.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.
VENDRUSCOLO, G.S.; ANA CRISTINA CONFORTIN, A.C.; DICKMANN, I. (Org.) Percepção do meio ambiente: o que pensam as pessoas sobre seu entorno? São Paulo: Ação Cultural, 2016.
DIAS, R. S. Recursos naturais: uso, proteção e fiscalização. Manaus: editora IFAM, 2013.
DULLEY, R. D. Noção de Natureza, Ambiente, Meio Ambiente, Recursos Ambientais e Recursos Naturais. Agricultura São Paulo, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004.
FREITAS, R.E.; RIBEIRO, K.C.C. Educação e Percepção Ambiental para a conservação do Meio Ambiente na cidade de Manaus – uma análise dos processos educacionais no Centro Municipal de Educação Infantil Eliakin Rufino. Revista Eletronica Aboré. Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo. Manaus, Edição 03. nov. 2007.
FONSECA, S. M. A Educação Ambiental como disciplina. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 11, n. 1: p. 305-314, 2016.
FERNANDES et al. Uso da Percepção Ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. Coordenador do NEPA e conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Disponível em: http://www.redeceas.esalq.usp.br/noticias/Percepcao_Ambiental.pdf> Acesso em: 19 Set. 2020.
FERREIRA, C. A. L. Pesquisa quantitativa e qualitativa: Perspectivas para o campo da educação. Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015.
FERREIRA, et al. Educação Ambiental e Sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 14. N. 2: 201 – 214. 2019.
FRAGA, L. A.; RIONDET-COSTA, G.; D. R. T.; BOTEZELLI, L. Percepção ambiental de alunos de escolas municipais inseridas no bioma mata atlântica. Revbea, São Paulo, v. 16, n.3: 439-456, 2021.
HOLANDA, Aurélio Buarque; DOS ANJOS, Margarida; FERREIRA, Marina Baird. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Positivo, 2009.
HAMEL, E. ; GRUBBA, L. Desafios do desenvolvimento sustentável e os recursos naturais hídricos. Revista Brasileira de Direito, Rio Grande do Sul, v.12, nº. 01, p.100-111, 2016.
HOGAN, Daniel Joseph. Crescimento populacional e desenvolvimento sustentável. Lua Nova: Revista de Cultura e Política. São Paulo, n. 31, p. 57-78, Dec. 1993. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451993000300004&lng=pt&tlng=pt> Acesso em: 19. Set. 2020.
MACHADO, L. M. C. P. A percepção do meio ambiente como suporte para a Educação Ambiental. In: POMPÊO, M. L. M. (ed.) Perspectivas da Limnologia no Brasil. São Luís: Gráfica e Editora União, 1999.
MEDEIROS, A. et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, Goiás, v. 4, n. 1, set. 2011.
MECHI, A.; SANCHES, D. L.; Impactos ambientais da mineração no Estado de São Paulo. Estudos Avançados. São Paulo, v. 24, n. 68, p. 209-220, 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ea/v24n68/16.pdf> Acesso em: 19. Out. 2020.
MENEGAZZO, R. F. Percepção Ambiental por meio da fotografia: Ferramenta de Educação Ambiental para além dos muros da escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 13. N. 4: 298-312, 2018.
MARQUES, L. M.; CARNIELLO, M. A. Educação ambiental nos quintais: uma articulação entre escola e comunidade. São Carlos-SP. Gráfica Futura, 2003.
PEREIRA, E. S.; FARIA, E.S.; LIMA, T.N. Recursos naturais: concepções e práticas no ambiente escolar. Acta Ambiental Catarinense – Unochapecó, v. 18, n. 01, p. 239-252, 2021.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas do trabalho científico. 2a. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RUPPENTHAL, S; DICKMANN, I; BERTICELLI, I. Percepção ambiental: um estudo numa escola pública municipal de Chapecó – Santa Catarina. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 48, p. 87-105, abr./jun. 2018.
SAKAMOTO, C. K.; SILVEIRA, I.O. Como fazer projetos de iniciação científica. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 2014.
SIQUEIRA, L.C. Política ambiental para quem? Ambiente e Sociedade. Campinas, v. 11, n. 2, p. 425-437, 2008.
SILVA, L.G.; ARAÚJO, A. N.; SILVA, G.L.; TEIXEIRA, R. N. P. Análise da percepção de alunos do Ensino Fundamental II sobre questões ambientais: expectativas, dificuldades e possibilidades na Educação Ambiental. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p.1-26, 2020.
SOUZA, L.; ROSA, M; ANTIQUEIRA, l. Ensaio Reflexivo sobre a Biodiversidade e os valores humanos no contexto da pandemia. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 15, n. 4: 45-54, 2020.
SOUSA, M. V. L. C.; ALMEIDA, A. P. S.; LEAL, L. B.; NERES, L. L. F. G.. As dificuldades para alcançar a sustentabilidade sob o enfoque do conceito de Pegada Ecológica. Engineering Sciences, v.5, n.1, p.24-33, 2017.
TRACANA R.B. et al. À descoberta de recursos naturais: Uma atividade outdoor com alunos do Ensino Primário. Terra e Didática, v.14, n.4, p.477-486, 2018.
VIEIRA, F. P. Uma Educação Ambiental para além da pandemia: Aprendizados decoloniais com outras comunidades e com outras pedagogias. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, V. 15, N. 4: 259 – 278. 2020.