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Integrando saberes em educação ambiental e sustentabilidade

Uso e conservação dos recursos naturais: investigando a percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental

Use and conservation of natural resources: investigating the environmental perception of elementary school students

Autores:

Vanessa Dantas da Silva, Clécio Danilo Dias da Silva, Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza e Lúcia Maria de Almeida

ISBN

978-65-88580-37-0

DOI:

10.47573/aya.88580.2.24.5

N° páginas:

58-70

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-29

Resumo

Dentro do contexto da Educação Ambiental, um dos estudos mais significativos é a da sensibilização e conscientização da utilização dos recursos naturais, para tanto, os estudos acerca da percepção sobre a conservação e uso adequado do meio ambiente é uma das alternativas para se entender como estudantes do ensino fundamental pensam e conhecem sobre os recursos naturais. Assim, o presente trabalho teve como objetivos analisar a percepção dos alunos do ensino fundamental sobre a utilização e conservação dos recursos naturais; bem como, identificar os conhecimentos dos estudantes sobre recursos naturais. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II, de escolas públicas de Natal. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário na plataforma Google Forms contendo cinco perguntas abertas e cinco perguntas fechadas. Verificou-se que os alunos tem conhecimento sobre os recursos naturais disponíveis na natureza, e conseguem reconhecer a problemática quanto ao uso exacerbado desses recursos, constatou-se que eles conseguem diferenciar os recursos renováveis dos não renováveis, assim como, são capazes de identificar e sugerir práticas relevantes para a conservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Tendo em vista as diferentes percepções avaliadas recomenda-se a implantação de práticas de educação ambiental no contexto escolar dos alunos do ensino fundamental com finalidade de despertar nos alunos a consciência sobre a necessidade do uso e conservação dos recursos naturais.

Palavras-chave: educação ambiental. recursos naturais. conservação. percepção ambiental.

Abstract

Within the context of Environmental Education, one of the most significant studies is the awareness and awareness of the use of natural resources, therefore, studies on the perception of conservation and proper use of the environment is one of the alternatives to understand as students elementary school students think and know about natural resources. Thus, this study aimed to analyze the perception of elementary school students about the use and conservation of natural resources; as well as identifying students’ knowledge about natural resources. The research was carried out with elementary school students from public schools in Natal. A questionnaire on the Google Forms platform containing five open questions and five closed questions was used as a data collection instrument. It was found that students have knowledge about the natural resources available in nature, and are able to recognize the problem regarding the exacerbated use of these resources. It was found that they can differentiate renewable from non-renewable resources, as well as being able to identify and suggest relevant practices for the conservation of natural resources and the environment. In view of the different perceptions evaluated, it is recommended to implement environmental education practices in the school context of elementary school students in order to raise awareness in students about the need for the use and conservation of natural resources.

Keywords: environmental education. natural resources. conservation. environmental perception.

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