Educação: um universo de possibilidades e realizações 3
Organizado por:
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
ISBN
978-65-5379-063-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.90
N° páginas:
182
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
25-07-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Este livro compreende uma coletânea de textos elaborados por diferentes mestres e doutores que realizaram suas práxis de pesquisas no campo da Educação. As pesquisas exemplificadas nesta obra apresentam um processo dinâmico, contínuo, sistemático e integrado em todo o currículo escolar. Apresentando uma linha do ensino de forma cooperativa e integrada em que todos os educadores e em especial o professor, precisam assumir um papel ativo e de relevância, vendo o educando como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos físicos, mental, emocional, social, moral, estético, político, educacional e vocacional.
As obras inseridas tornam-se relevantes, pois o ensino aprendizagem é que viabiliza a formação integral do educando. Apresentar-se-á um conjunto de reflexões e experiencias vividas nas escolas públicas. É, com certeza, mais uma referência na construção de uma educação compromissada.
Apresentar-se-á propostas inovadoras, onde o aluno é o protagonista, construtor do seu próprio conhecimento e o educador será o mediador e a escola um ambiente incentivador juntamente com família e a sociedade como todo.
Atualmente quando se fala em educação ainda existem muitos entraves que de alguma forma engessam a mesma, isto é, dificultam o seu desenvolvimento do ensino aprendizagem. O livro apresenta sugestões, para se desenvolver uma sociedade mais igualitária, comprometida em usar as ferramentas de transformação para uma sociedade mais humanizada. Com as reflexões e experiências vividas pelos profissionais que atuam como atores nesse processo. Almeja-se maior rentabilidade na agregação de valores educacionais, onde a sociedade precisa entender que o ensino aprendizagem é uma ferramenta de suma importância para a construção de um mundo melhor.
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
Dr. Alderlan Souza Cabral
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010), graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil (2012), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2017) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2019). Atualmente é doutor orientador temporário – UNITI BRASIL, estatutário da Prefeitura Municipal do Careiro da Vázea e estatutário da Prefeitura Municipal de Autazes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação de Metodologias Técnicas Científicas com mais 490 orientações entre Mestrado e Doutorado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8583035818376126
Sumário
-
Capítulo 1
A era da informação e comunicação: o ensino de história e a contribuição da Rádio a Voz do Brasil em período de pandemia, Manaus, Amazonas, Brasil - anos 2019/2020
Aucimar Carneiro Fialho
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.1
Páginas: 10-27
-
Capítulo 2
Práticas pedagógicas do professor progressista e os avanços tecnológicos para ressignificação no processso de ensino aprendizagem para os alunos do ensino médio
Eudenise Marques Pereira Alves
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.2
Páginas: 28-40
-
Capítulo 3
Relação entre educação física e recreação escolar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de uma escola de tempo integral, no município de Carauari-AM/Brasil, no período de 2020-2021
Iderlani Pereira Soriano
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.3
Páginas: 41-50
-
Capítulo 4
Relações entre práticas pedagógicas e o desempenho da leitura e escrita com os alunos do 3º ano do ensino fundamental I
Lana Cristina Souza Brasil
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.4
Páginas: 51-63
-
Capítulo 5
O uso de softwares educacionais no ensino e aprendizagem de Biologia com alunos da 2ª série do ensino médio
Lidiane Ribeiro da Silva Cardoso
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.5
Páginas: 64-71
-
Capítulo 6
Práticas da leitura na educação infantil
Liozete da Silva Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.6
Páginas: 72-83
-
Capítulo 7
Análise do processo de compreensão leitora na alfabetização com alunos de 2º ano do ensino fundamental I
Ligia Alves de Negreiros
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.7
Páginas: 84-95
-
Capítulo 8
Educação especial: os benefícios na inclusão em uma escola de atendimento específico
Maria do Perpétuo Socorro Fonseca da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.8
Páginas: 96-106
-
Capítulo 9
Desenvolvimentos dos signos na língua brasileira de sinais (libras) - no ensino fundamental I no município de Manaus – AM/Brasil no período de 2020-2021
Marina Bezerra da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.9
Páginas: 107-118
-
Capítulo 10
Variação linguística como ação pedagógica para os alunos do ensino médio
Ricardo César Lopes Pereira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.10
Páginas: 119-129
-
Capítulo 11
Violência escolar: causas, consequências e possíveis soluções
Roberlane Melo Carvalho
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.11
Páginas: 130-141
-
Capítulo 12
Síntese de álcool em gel 70% como ferramenta de ensino-aprendizagem e seu uso como antisséptico para combater vírus e bactérias
Rosineide Souza de Oliveira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.12
Páginas: 142-154
-
Capítulo 13
Projeto político pedagógico no contexto organizacional
Sônia Maria Cortez Pinheiro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.13
Páginas: 155-166
-
Capítulo 14
Educação inclusiva de alunos da educação especial
Valcilene da Silva Vieira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.90.14
Páginas: 167-176