Engenharia de materiais: textura cristalográfica nos aços ao silício
Autor:
Jean Carlos Rodrigues
ISBN
978-65-88580-92-9
DOI:
10.47573/aya.88580.1.28
N° páginas:
92
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-01-20
Área do Conhecimento
Licença:
Este trabalho consiste na análise da textura de um aço com 3,3% de silício em função da variação da temperatura de recozimento final. As amostras desse aço elétrico saíram da laminação a quente com espessuras de 2mm, foram submetidas a um recozimento intermediário a 1030°C, depois passaram pelo primeiro estágio de laminação a frio, onde suas espessuras foram reduzidas para 0,6mm. Em seguida, experimentaram outro recozimento a 1030°C e um segundo estágio de laminação a frio com uma redução de espessura para 0,23mm. Por último, as amostras foram recozidas com temperaturas variando de 620°C até 1100°C. Este processamento termomecânico foi realizado na ArcelorMittal inox Brasil, as etapas de laminação foram executadas em um laminador reversível Steckel.
Observou-se um aumento no tamanho do grão para temperaturas de recozimento finais mais altas. Verificou-se que as frações em área das fibras g e α atingem valores mais baixos para as amostras recozidas entre 1020 e 1080°C e que dentro dessa faixa de temperaturas a fibra h atingiu valores mais elevados nesse parâmetro. Por fim, em torno da temperatura de 1060°C tem-se um tamanho de grão no valor de 110mm. Este tamanho de grão pode ser considerado como ótimo para o escopo deste estudo, visto que neste ponto verifica-se maior fração das orientações favoráveis e menor fração das orientações desfavoráveis às propriedades magnéticas.
Jean Carlos Rodrigues
Jean Carlos Rodrigues
Engenheiro Industrial Mecânico pelo CEFET-MG, Físico licenciado pela UFMG e Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFMG. Além de especialista em metodologias ativas e tecnologias educacionais. Possui 12 anos de experiência na área educacional atuando como professor e coordenador no ensino superior.