Formação inicial e permanente: a importância das novas tecnologias para a formação de um educador musical contemporâneo
Autor:
Elias da Silva Cardoso
ISBN
978-65-88580-88-2
DOI:
10.47573/aya.88580.1.26
N° páginas:
70
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-01-14
Área do Conhecimento
Licença:
As novas tecnologias podem ser usadas como ferramentas para promover novas metodologias nas aulas de educação musical, mas para que os professores possam usufruir dos benefícios que os recursos tecnológicos podem trazer para a sala de aula é necessário que os mesmos possuam proficiência para o seu uso de forma educacional; assim, a formação inicial deve preparar os professores para o uso desses recursos, de modo que possam integrá-los à prática pedagógica. Com isso, o presente trabalho apresenta a importância das novas tecnologias na formação inicial e permanente dos professores de música para fazerem uso das mesmas (novas tecnologias) de forma técnico-pedagógico aliadas à educação musical, para que assim se promova novas metodologias que venham a inovar os ambientes educacionais das escolas do município de Vigia/Pa. Nessa perspectiva, a presente pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo (método misto) com o método de abordagem dedutivo, onde foram feitos questionários e entrevistas com os educadores musicais das turmas de 2002-2012 com o objetivo de investigar como tem ocorrido à formação inicial dos professores de música na Universidade do Estado do Pará – campus XVII – para a utilização das novas tecnologias e de que forma os educadores musicais já formados pela instituição usam esses recursos tecnológicos nas escolas de Vigia/PA.
Elias da Silva Cardoso
Elias da Silva Cardoso
Licenciado em Música (Universidade do Estado do Pará) e em Pedagogia (Faculdade da Lapa), especialista em Docência no Ensino Superior, Arte e Educação, Educação nos anos iniciais, Educação Inclusiva (Universidade Leonardo da Vinci), Educação Musical (Faculdade Venda Nova do Imigrante) e Musicoterapia (Instituto Estadual Carlos gomes).