Novas tendências e perspectivas da educação: métodos e práticas
Organizado por:
Prof. Me.Lidonildo Costa Pereira
ISBN
978-65-88580-86-8
DOI:
10.47573/aya.88580.2.52
N° páginas:
135
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-12-06
Área do Conhecimento
Licença:
Acompanhar a marcha célere do desenvolvimento industrial, tecnológico, científico e cultural, assim como as novas políticas educacionais – modificadas em razão do atual processo de globalização, instiga a área da educação a se adaptar às novas exigências mercadológicas que a sociedade contemporânea impõe. É nesse contexto de novas ressignificações e reapropriações que surgem os desafios de tornar o ensino mais atrativo e atualizado, de forma que atenda às reais necessidades não somente do mercado competitivo, mas, sobretudo, da classe estudantil que continuamente se apropria de novos saberes para a formação pessoal e profissional.
Para atingir objetivos exitosos, o processo educacional deve-se revestir dessas novas transformações que ocorrem no seio social, principalmente quando o cenário aponta para novas tendências tecnológicas que aparecem com vida efêmera, o que denota uma necessidade de acompanhamento dessas mudanças para atender às novas exigências do mercado globalizado.
O processo educacional contemporâneo deve-se basear não exclusivamente às necessidades de um mercado consumista e seletivo, mas, sobretudo, na preparação do aluno para a adaptação aos diferentes tipos de trabalho que se utilizam dessas novas técnicas e tecnologias globalizadas, instigando seu talento e criatividade, assim como seu senso crítico e democrático, tornando-o cidadão consciente de seus direitos e deveres.
Dessa forma, tendo em vista a importância da modernização do ato de ensinar e aprender percebe-se o surgimento de métodos e práticas únicas e criativas, facilitadoras da aprendizagem contemporânea, cujas potencialidades apontam para um novo horizonte que questiona as maneiras tradicionais de ensino, com seus métodos pedagógicos obsoletos e formações acadêmicas desatualizadas, o que nos conduz a crer em uma educação do futuro mais inovadora e de qualidade.
Prof.° Me. Lidonildo Costa Pereira
Lidonildo Costa Pereira
Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará – UFC, linha de pesquisa em Ensino de Música. Possui especialização em psicopedagogia institucional pelo instituto superior de teologia aplicada – INTA. Graduou-se em licenciatura de Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012). É professor, regente e coordenador de grupos percussivos, pesquisador de processos formativos na área da percussão afro-brasileira, autor do livro “batucan(do) na escola” e multi-instrumentista.
Sumário
-
Capítulo 1
O contexto cultural familiar do aluno autista e sua relação com a escola
Paulo Marcos Ferreira Andrade, Cleonilde da Silva Frediani e Ivanilda Messias dos Santos Cebalho
DOI: 10.47573/aya.88580.2.52.1
Páginas: 9-25
-
Capítulo 2
O problema da desigualdade social e as dificuldades de aprendizagem de alunos de famílias desestruturadas: em busca de uma educação inclusiva para a “ralé” brasileira
Geuza Soares de Freitas Correa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.52.2
Páginas: 26-42
-
Capítulo 3
Batucan(do) na escola: processo de musicalização (étnico-racial e educação ambiental) através das práticas percussivas
Lidonildo Costa Pereira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.52.3
Páginas: 43-55
-
Capítulo 4
O ensino superior por excelência
Rafael de Oliveira Orlof
DOI: 10.47573/aya.88580.2.52.4
Páginas: 56-62
-
Capítulo 5
Contribuições da teoria-histórico cultural para a docência no ensino superior
Rafael de Oliveira Orlof
DOI: 10.47573/aya.88580.2.52.5
Páginas: 63-74
-
Capítulo 6
Educação em tempos de pandemia: principais desafios para educadores em um contexto de distanciamento social e necessidade de métodos alternativos de ensino
Geuza Soares de Freitas Correa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.52.6
Páginas: 75-90
-
Capítulo 7
O uso de TDICs nas instituições de ensino como ferramenta para educação em tempos de pandemia
Rafael de Oliveira Orlof
DOI: 10.47573/aya.88580.2.52.7
Páginas: 91-99
-
Capítulo 8
Avaliação na educação básica: as práticas pedagógicas em tempos de pandemia
Flávia Simões Sartori
DOI: 10.47573/aya.88580.2.52.8
Páginas: 100-107
-
Capítulo 9
Educação continuada e a distância: benefícios da implantação de ambiente virtual de aprendizagem
Rafael de Oliveira Orlof
DOI: 10.47573/aya.88580.2.52.9
Páginas: 108-120
-
Capítulo 10
Práticas de letramento e desenvolvimento do pensamento crítico: uma possibilidade a partir do rap (ritmo and poesia)
Rafael de Oliveira Orlof
DOI: 10.47573/aya.88580.2.52.10
Páginas: 121-129