Interações entre meio ambiente, desenvolvimento sustentável e economia circular
Organizado por:
Milson dos Santos Barbosa, Clécio Danilo Dias da Silva, Danyelle Andrade Mota e Lays Carvalho de Almeida
ISBN
978-65-5379-001-8
DOI:
10.47573/aya.5379.2.56
N° páginas:
67
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-01-31
Área do Conhecimento
Licença:
A conquista do desenvolvimento sustentável não depende da exploração dos recursos naturais limitados, mas cria uma economia global consciente e inovadora capaz de preservar o meio ambiente ao passo que valoriza, reaproveita e/ou recicla os materiais gerados pela sociedade ao longo dos anos. Para isso, a transição para uma economia circular requer ações interpessoais e políticas, com o potencial de efetivar o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que dissocia o crescimento econômico das consequências negativas do esgotamento dos recursos e da degradação ambiental.
O conhecimento é um forte aliado para capacitar governos e a sociedade e tornar a economia circular uma alternativa real comparável à globalização e à revolução digital. Nesse contexto, a obra “Interações entre o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e economia circular” reúne cinco capítulos que além de apresentar novas reflexões sobre conceitos holísticos na área de meio ambiente, revela dados inéditos a partir de análise prospectiva e experiências reais. No primeiro capítulo, apresenta-se uma análise do acesso ao crédito no âmbito do programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (Pronaf) no estado do Piauí. No segundo capítulo, é discutido o importante papel da biocatálise como alternativa para a valorização de resíduos agroindustriais em direção a uma economia circular. Ao avançar a leitura para o terceiro capítulo, revela-se um projeto de incentivo ao transporte sustentável a partir da implantação de uma ciclofaixa interligando as duas principais instituições de ensino superior da cidade de Jaú, em São Paulo. O quarto capítulo aborda os principais desafios e soluções da mudanças climáticas em cidades resilientes, discutindo a diretrizes de planejamento para mitigação do aquecimento global em longo dos anos. Prosseguindo para quinto e último capítulo, o leitor irá encontrar uma análise prospectiva no que diz respeito a educação ambiental em tempos de pandemia COVID-19.
Em suma, organizamos este livro para informar e motivar você, leitor(a), a alcançar a sua própria economia circular a partir da inclusão de ações práticas na vida cotidiana. Reforçamos nossos agradecimentos ao autores por dedicaram suas energias na construção da obra e convidamos você, querido(a) leitor(a), a apreciar todas as informações contidas aqui. Desejamos uma ótima leitura!
Milson dos Santos Barbosa
Clécio Danilo Dias da Silva
Danyelle Andrade Mota
Lays Carvalho de Almeida
Milson dos Santos Barbosa
Doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes – UNIT (2021), com período de Doutorado Sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal) e período de Mobilidade Acadêmica na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL – Minas Gerais). Mestre em Engenharia de Processos pela UNIT (2017). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pio Décimo (2016). Especialista em Docência e Gestão na Educação a Distância pela Faculdade Futura (2021). Bacharel em Engenharia de Petróleo pela UNIT (2014). Atua em pesquisas voltadas ao desenvolvimento e otimização de processos sustentáveis, produção de bioprodutos e simulações computacionais (molecular docking) em biocatálise.
Clécio Danilo Dias da Silva
Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Especialista em Gestão Ambiental pelo IFRN. Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís (FSL). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.
Danyelle Andrade Mota
Mestra e Doutora em Biotecnologia Industrial pela Universidade Tiradentes (UNIT), com internacionalização com o Doutorado Sanduíche no Instituto Superior de Agronomia pela Universidade de Lisboa. Especialista em Docência no Ensino de Ciências pela Faculdade Pio Décimo. Especialista em Neurociência pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Especialista em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela UFS. Durante a graduação desenvolveu pesquisas na área de Botânica (Taxonomia de Líquens), Microbiológica e Educacional. Durante o mestrado e doutorado desenvolveu trabalhos no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) atuando especialmente pesquisas focadas nas interações entre as áreas de biologia, bioquímica e engenharia química. Visando a melhoria do uso e transformação de recursos agroindustriais da região. Sendo assim, tem experiência na área de Biologia Celular, Microbiologia, Bioquímica, Química e Biocatálise com ênfase em imobilização de enzimas para aplicações em bioprocessos. Atualmente, é colaboradora no grupo de pesquisa do ITP, professora na Rede Estadual de Sergipe, professora na Uniplan Centro Universitário e professora voluntária na Universidade Federal de Sergipe.
Lays Carvalho de Almeida
Doutora e Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes (UNIT). Especialista em Docência do Ensino superior pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Bacharel em Engenharia Ambiental pela UNIT. Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe. Técnica em Química de Alimentos pelo Instituto Federal de Sergipe. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Processos na Universidade Tiradentes. Atuando principalmente na biovalorização de resíduos agroindustriais e biocatálise com ênfase em imobilização de enzimas para aplicações em reações de biotransformação na modificação de óleos e gorduras para a obtenção de biodiesel, ácidos graxos.
Sumário
-
Capítulo 1
O programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (Pronaf) no estado do Piauí (2015-2020)
Joabe Alves Carneiro, Ana Valéria Matias Cardoso, Gabriel Cavalcante de Sousa e Juliano Vargas
DOI: 10.47573/aya.5379.2.56.1
Páginas: 8-18
-
Capítulo 2
Uso de resíduos agroindustriais na Biocatálise
Alan Rozendo Campos da Silva, Carlos Eduardo Maynard Santana, César de Almeida Rodrigues, Jefferson Cleriston Barros dos Santos, Thailan Souza Pereira Lima, Armando Almeida dos Santos Neto, Filipe Smith Buarque, Tamara Stela Mendonça Azevedo, Clécio Danilo Dias da Silva e Lays Carvalho de Almeida
DOI: 10.47573/aya.5379.2.56.2
Páginas: 19-29
-
Capítulo 3
Projeto de implantação de uma ciclofaixa interligando duas principais faculdades da cidade de Jaú – SP
Letícia Fonseca do Nascimento e Luiz Felipe Fernandes
DOI: 10.47573/aya.5379.2.56.3
Páginas: 30-40
-
Capítulo 4
Mudanças climáticas e cidades resilientes: de desafios a soluções
Willian Carlos Siqueira Lima, Letícia Peret Antunes Hardt, Carlos Hardt e Marlos Hardt
DOI: 10.47573/aya.5379.2.56.4
Páginas: 41-55
-
Capítulo 5
Educação ambiental durante a crise pandêmica Covid-19: uma análise prospectiva
Isabela Nascimento Souza, Luma Mirely de Souza Brandão, Luana Mayara de Souza Brandão, Nayára Bezerra Carvalho, Regina Luana Santos de França do Rosário, Lays Carvalho de Almeida, Clécio Danilo Dias da Silva, Danyelle Andrade Mota e Milson dos Santos Barbosa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.56.5
Páginas: 56-62