
Metodologias Ativas na Aprendizagem Colaborativa e o Papel do Docente no Século XXI
Active Methodologies in Collaborative Learning and the Role of the Teacher in the 21st Century
Autores:
Crislâne Antônio Ferreira da Cunha
Ellen Cristina da Silva Guedes
Emanuelli Talaska
Érica Maria Rodrigues Soares de Souza
Joina Pavão Rocha Urbano
Lisandra Franzen Damke
Nilvaci Fernandes da Silva
Raquel Carlotto Peters Mielke
Roselaine dos Santos Gama
Zélia Aparecida Bueno
ISBN (Livro):
978-65-5379-791-8
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.5
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.5.5
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
17/06/2025
Licença:
Resumo
O presente estudo tem como objetivo descrever o papel do docente e da metodologia ativa como é a aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de orientações e conhecimentos essencial para o século XXI. Sendo o docente como um facilitador e mediador do processo de aprendizagem dessa metodologia ativa com práticas pedagógicas impulsionando e envolvendo os alunos a serem responsáveis e construtores pelo próprio entendimento, despertando iniciativa, curiosidade e criatividade necessária para a formação pedagógica ativa na prática de ensino. Tendo como base os trabalhos em equipe, sendo que essa modalidade de ensino já está presente em nosso dia a dia. Conclui-se que a utilização da aprendizagem colaborativa no processo de ensino e aprendizagem compreende de forma ativa e atuante experimentando novas possibilidades, tornando elementos fundamentais nesse processo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em obras que tratam do tema em questão. Pôde-se constatar que essa metodologia ativa de aprendizagem colaborativa de ensino possibilita trazer o aluno para o centro da discussão, assim sendo responsável pela construção de seu conhecimento.
Palavras-chave: metodologia; aprendizagem; ensino.
Abstract
This study aims to describe the role of the teacher and the active methodology as collaborative learning in the development of guidelines and essential knowledge for the 21st century. Being the teacher as a facilitator and mediator of the learning process of this active methodology with pedagogical practices, encouraging and involving students to be responsible and builders for their own understanding, awakening initiative, curiosity and creativity necessary for active pedagogical training in teaching practice. Based on teamwork, and this teaching modality is already present in our daily lives. It is concluded that the use of collaborative learning in the teaching and learning process involves actively and actively experimenting with new possibilities, making fundamental elements in this process. The methodology used was bibliographical research in works that deal with the subject in question. It could be seen that this active methodology of collaborative teaching learning makes it possible to bring the student to the center of the discussion, thus being responsible for the construction of his knowledge.
Keywords: methodology; learning; teaching.
Ler On-line
