
Cidadania e Educação: Tecnologias e Práticas Digitais com Novos Riscos nas Instituições Escolares
Citizenship and Education: Technologies and Digital Practices with Emerging Risks in Educational Institutions
Autores:
Crislâne Antônio Ferreira da Cunha
Ellen Cristina da Silva Guedes
Emanuelli Talaska
Érica Maria Rodrigues Soares de Souza
Joina Pavão Rocha Urbano
Lisandra Franzen Damke
Nilvaci Fernandes da Silva
Raquel Carlotto Peters Mielke
Roselaine dos Santos Gama
Zélia Aparecida Bueno
ISBN (Livro):
978-65-5379-791-8
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.5
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.5.4
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
17/06/2025
Licença:
Resumo
Analisando a importância da era digital na atual sociedade, com destaque à crescente dependência do uso da tecnologia já fazendo parte das atividades cotidianas de uma maneira bem natural, isso reflete no ambiente escolar mudando a ação dos professores como mediadores de conhecimento, possibilitando a tecnologia em sala de aula de forma segura e consciente estimulando a reflexão e os conceitos éticos da sociedade. Com estratégias e resultados obtidos e aprimorada como experiência das instituições, a escola tem sido desafiada a integrar as novas tecnologias digitais e educar para a cidadania no âmbito da educação escolar, potencializando novas formas de interação, possibilidades e oportunidades, porém viabilizando novos riscos aos quais são expostos todos os dias. A educação e a sociedade precisam estar em conjunto com a evolução de forma bem produtiva e consciente para compreender de que maneira essas tecnologias estão sendo utilizadas pelas crianças e jovens. Este estudo tem como foco principal analisar as diversas maneiras que a tecnologia digital têm sido usada e acompanhada em sala de aula, com os pais e apoio das instituições. Tendo por objetivo investigar se o trabalho com as tecnologias está sendo utilizada de forma segura. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em obras sobre o tema em questão. Pode-se constatar que as crianças e jovens devem adquirir competências digitais e aprender a usar a tecnologia com segurança, ética e responsabilidade.
Palavras-chave: sala de aula; tecnologia; sociedade.
Abstract
Analyzing the importance of the digital age in today’s society, with emphasis on the growing dependence on the use of technology, which is already part of everyday activities in a very natural way, this reflects in the school environment, changing the action of teachers as knowledge mediators, enabling technology in classroom in a safe and conscious way, stimulating reflection and the ethical concepts of society. With strategies and results obtained and improved as an experience of institutions, the school has been challenged to integrate the new digital technologies and educate for citizenship in the scope of school education, enhancing new forms of interaction, possibilities and opportunities, however enabling new risks to which are displayed every day. Education and society need to be together with evolution in a very productive and conscious way to understand how these technologies are being used by children and young people. The main focus of this article is to analyze the different ways that digital technology has been used and followed in the classroom, with parents and support from institutions. Aiming to investigate whether the work with the technologies is being used safely. The methodology used was bibliographical research in works on the subject in question. It can be seen that children and young people must acquire digital skills and learn to use technology safely, ethically and responsibly.
Keywords: classroom; technology; society.
Ler On-line
