Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 8
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-082-7
DOI:
10.47573/aya.5379.2.101
N° páginas:
171
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
12-08-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de “Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 8”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e do ensino evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz onze (11) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e ensino. Os estudos abordam discussões como: educação ambiental; aprendizagem da matemática em espaços virtuais; prática da escrita na escola; metodologias alternativas para o ensino da matemática; leitura no ensino fundamental; aprendizagem em leitura e escrita; educação de jovens e adultos; pacto nacional de alfabetização na idade certa e a formação continuada; planejamento escolar com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); evasão escolar e por fim, um estudo sobre recursos tecnológicos no aprendizado do estudante autista.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço – PY T. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución- PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um previlégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
Educação ambiental através da química para alunos do 2º ano do ensino médio na cidade de Nhamundá
Alciléia Guerreiro Tavares
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.1
Páginas: 9-22
-
Capítulo 2
Análise da aprendizagem da matemática em espaços virtuais a propósito do ensino aprendizagem na terceira série do ensino médio
Felipe Matheus Matos da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.2
Páginas: 23-34
-
Capítulo 3
A prática da escrita na escola e as implicações no processo de aprendizagem
Hélia de Sousa Cerdeira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.3
Páginas: 35-47
-
Capítulo 4
Metodologias alternativas para o ensino da matemática nas series iniciais do ensino fundamental II
Cleuter Correa da Silva eJacimara Oliveira da Silva Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.4
Páginas: 48-61
-
Capítulo 5
A importância da leitura no ensino fundamental: um leitor a caminho
Lucimar Lopes Ferreira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.5
Páginas: 62-71
-
Capítulo 6
Estudo sobre os fatores que facilitam a aprendizagem em leitura e escrita no 9º ano do ensino fundamental II, na Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, Maraã-Amazonas, Brasil
Andreuza de Lima Bezerra
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.6
Páginas: 72-84
-
Capítulo 7
Educação de jovens e adultos: fatores que influenciam a evasão escolar dos alunos da educação de jovens e adultos
Maria da Conceição Alves Ferreira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.7
Páginas: 85-99
-
Capítulo 8
Pacto nacional de alfabetização na idade certa e a formação continuada no ciclo de alfabetização nas escolas municipais no município de Coari - Amazonas - Brasil, período 2013-2019
Josiel Souza da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.8
Páginas: 100-115
-
Capítulo 9
Planejamento escolar com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino fundamental II, nas escolas municipais públicas urbanas do município de Coari-Amazonas no ano de 2020-2021
Ávila de Souza Ferreira dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.9
Páginas: 116-132
-
Capítulo 10
Processo de evasão escolar na modalidade da educação de jovens e adultos do ensino fundamental
Pedro Miranda Dias
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.10
Páginas: 133-148
-
Capítulo 11
O uso de recursos tecnológicos no aprendizado do estudante autista: um processo de mediação pedagógica
Ana Carolina Cerdeira de Oliveira
DOI: 10.47573/aya.5379.2.101.11
Páginas: 149-164