Tecnologias Digitais Emergentes (IoMT) e a Guerra dos Bombeiros Brasileiros no Combate ao Covid-19
Organizado por:
Rosângela de França Bail, Ariel Orlei Michaloski e Renan Augusto Bortolassi de Oliveira
ISBN
978-65-5379-021-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.64
N° páginas:
79
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
19-03-2022
Área do Conhecimento
Licença:
O presente livro é fruto de duas pesquisas destintas, tendo o intuito de apontar as inúmeras dificuldades encontradas pelos principais órgãos de saúde mundiais, desde o início da pandemia do SARS-CoV-2. E, como eles tiveram que adaptar-se através de protocolos sanitários de atendimento e as inovações tecnológicas digitais, buscando salvaguardar suas equipes de trabalho.
A primeira pesquisa, denota como as tecnologias digitais auxiliaram os profissionais de saúde a trabalhar diretamente no enfrentamento do COVID-19. Trata-se, de uma revisão sistemática de literatura junto as principais bases de dados, sobre como a (Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA), o Big Data e o 5G), foram adaptados como veículos virtuais facilitadores de captação de dados, monitoramento e tratamento dos pacientes infectados.
A Segunda pesquisa, revela como os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, após o início da pandemia do coronavírus. Promoveram, um alinhamento entre necessidades e tomada de decisão, por meio de protocolos internos de ações relacionadas, que foram essenciais na busca de mitigar os impactos causados pela pandemia. Tais ações como modelo a ser utilizado nos demais ambientes de trabalho, na busca de primar pela saúde e segurança da corporação, das vítimas e dos demais profissionais envolvidos.
Prof.ª Ma. Rosângela De França Bail
Prof.° Dr. Ariel Orlei Michaloski
Prof.° Esp. Renan Augusto Bortolassi de Oliveira
Rosângela De França Bail
Doutoranda em Engenharia de Produção UTFPR, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa; Professora, Pesquisadora e Antropotecnóloga em estudos voltados ao Homem, a Transferência do Conhecimento e Tecnologia e o Trabalho; Presidente do Projeto Plano de Auxílio Mútuo (PAM- PG) – Gestão em Desastres e IOT envolvendo o Corpo de Bombeiros, Multinacionais e colaboradores da área de prevenção, saúde e segurança do trabalho; Proprietária da empresa Kanija – Consultoria, Treinamento e Capacitação (envolvendo formação e capacitação nas áreas de: CIPA, SIPAT, NRs, Combate à Incêndio, Primeiros Socorros, Saúde e Segurança, Gestão e Desenvolvimento Humano); Especialista em Docência na Educação Profissional pelo Instituto de Desenvolvimento Federal do Paraná – Curitiba; Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR; Especialista em Ciência e Tecnologia do Ensino Aprendizagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus PR; Graduada em Administração Geral pela Faculdade Secal -;Santa Amélia – Ponta Grossa – PR; Graduada em Educação Física pela Universidade Uniandrade de Ponta Grossa – PR; Docente da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – CESCAGE.
Ariel Orlei Michaloski
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Especialização em Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho (UTFPR); Especialização em Gerenciamento de Obras (UTFPR); Membro da International Ergonomics School of Ergonomics of Posture and Movement (EPM) – Milano – Itália; Coordenador da Qualidade e Auditor Interno pela Deutsche Gesellschaft Für Qualität e V, DGQ, Alemanha/UTFPR; Gerenciamento Ambiental Empresarial pela Carl Duisberg Gesellschaft e V, CDG, Alemanha/UTFPR; Graduação em Engenharia Civil – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR); Técnico em Edificações (CEFET-PR). Atualmente é Professor Titular, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP (UTFPR?PG). Professor Titular, professor e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública-nível nacional (PROFIAP). É Pesquisador do Laboratório de Ergonomia em Processos Produtivos e Segurança e Saúde no Trabalho ? LabErgo. Orienta alunos de iniciação científica (CNPq) da graduação e do ensino médio (PIBIC), alunos de Especialização, Mestrado e Doutorado. Atua regularmente como revisor (reviewer) para periódicos. Professor de pós graduação (especialização) na UTFPR em Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho. Membro efetivo do Grupo de Profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho dos Campos Gerais. Tem atuado na área de Prevenção Biomecânica de Sobrecarga no Setor de Construção Civil; Ergonomia, Segurança e Saúde do Trabalho em Processos e Sistemas Produtivos, Gestão Ágil de Projetos. Tem experiência em expansão industrial, gerenciamento de obra civil, obras públicas federais. Atuou por vários anos como engenheiro de projeto público federal, fiscal de contrato público de obra federal, licitações federais, engenheiro de execução de obra pública federal, gerenciamento de obra pública do governo federal.
Renan Augusto Bortolassi de Oliveira
Mestrando em Eng. De Produção – UTFPR e Bacharel em Segurança Pública – Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê – APMG (2009). Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade Educacional Araucária (2016). Possui especialização em Engenharia de segurança no trabalho e Gestão de pessoas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2017). Capitão do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná, especialista na área de Combate a Incêndio, atualmente trabalha no 2° Grupamento de Bombeiros, classificado junto ao Setor de Planejamento estratégico e Instrução, no comandado daquele setor.