Desafios da educação na contemporaneidade
Lucimara Glap
(Organizadora)
ISBN: 978-65-88580-21-9
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15
Enviado em: 28/02/2021
Publicado em: 15/03/2021
Apresentação
“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”.
Paulo Freire
O presente livro traz como eixo norteador os “Desafios da Educação Contemporânea”. Este, não poderia ter sido de melhor escolha, haja visto o momento em que, infelizmente, estamos vivenciando, onde a educação está sendo posta em xeque a todo instante, e há a necessidade então, de sua reconfiguração. Todas as discussões, aqui presentes, são essencialmente necessárias e pertinentes nesse processo de reflexão.
O livro, aqui apresentado, discorrem sobre temas relacionados: ao currículo, a inclusão digital, a formação de professores, ao estudo sobre a pós-graduação stricto sensu, a pandemia, ao cárcere, a psicologia positiva, sobre a infrequência no espaço escolar e inferências ao terceiro setor terceiro setor.
Sobre os artigos que abordam discussões relacionados ao currículo, percebe-se uma preocupação dos autores em compreender, de que modo ocorre a organização curricular na etapa da Educação Infantil da Educação Básica, assim como, também, dialogar com o currículo prescrito no processo formativo.
Em relação aos artigos direcionados a inclusão digital, constata-se que ainda existem grandes lacunas, muitas vezes relacionadas ao processo de formação inicial do professor, no desenvolvimento do trabalho com as tecnologias em sala de aula as quais, quase que em sua totalidade, apontam a necessidade e urgência de se repensar uma formação continuada direcionada a essa temática.
Sobre a formação de professores os artigos demonstram, a preocupação de uma proposta direcionada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia com vistas ao favorecimento de cidades educadoras, este estudo se dá especificamente na cidade do México (MX), e sobre a necessidade da formação de professores voltada para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste mesmo viés, podemos apontar o artigo que traz discussões sobre a pós-graduação no norte do país na modalidade stricto sensu a qual ainda é incipiente.
Os artigos que versam sobre a pandemia, inferem à necessidade de uma reflexão acerca do processo de avaliação, e também, um olhar voltado para as aulas remotas onde professores e alunos estão sendo constantemente desafiados a criar possibilidades de interação virtual.
Em relação ao tema cárcere, o artigo tem como sujeitos de pesquisa mulheres que se encontram em privação de liberdade, as quais por meio da literatura podem ressignificar seus caminhos; aproveitando o ensejo da ressignificação, temos um estudo voltado para a área da psicologia positiva, que tem a finalidade da busca pelo bem-estar do indivíduo e, neste movimento, aponta-se as possibilidades de mudança nos rumos da educação.
E para finalizarmos esta apresentação, temos o artigo sobre a frequência escolar, mais especificamente discutindo uma estratégia específica, para reverter a infrequência de alunos no estado do Mato Grosso (MT) na busca pelo combate à evasão escolar e, também, discussões sobre o terceiro setor na educação em relação a sua configuração no espaço educacional.
Enfim, com as temáticas aqui propostas, buscamos socializar as discussões acadêmicas sobre os mesmos, a fim de que surjam novas produções e estas são, extremamente, importantes para que possamos olhar com outros olhos as urgências que se apresentam à educação contemporânea.
Desejamos a todos uma excelente leitura!!!
Lucimara Glap
ISBN: 978-65-88580-21-9
Título: Desafios da educação na contemporaneidade
Formato: Livro Digital (PDF)
Veiculação: Digital
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15
01
A organização curricular no contexto da área rural de São Luís-MA: uma análise sobre as experiências docentes na pré-escola
Ione da Silva Guterres
José Carlos de Melo
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.1
02
Amálgama autobiográfico: experiências formativas em contexto de um currículo prescrito
Maria José de Melo e Alvim Aguiar
José Carlos de Melo
Maria José Albuquerque Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.2
03
Inclusão digital: possibilidades e desafios em uma escola do ensino médio de São João da Serra-PI
Letícia Maria da Silva
Elayne Cristina Rocha Dias
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.3
04
Os desafios na implantação da informática no ensino fundamental II na rede municipal de São João da Serra-PI
Ismara Araújo Nogueira
Elayne Cristina Rocha Dias
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.4
05
Ciudades educadoras, como eje articulador de prácticas de formación para la docência
Iracema Campos Cusati
Antonio Carrillo Avelar
Luis Alfredo Gutiérrez Castillo
Regina Maria da C. S. Maia
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.5
06
Inclusão digital: Um olhar sobre a formação técnica dos professores das escolas de ensino fundamental da zona urbana da Rede Municipal de ensino de Riachão – MA
Carlos Fernando Cruz Nascimento
Elayne Cristina Rocha Dias
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.6
07
Avaliação da aprendizagem no ensino remoto: extrapolando os muros da escola
Claudia Campos Cavalcante Gomes
Isaac Cavalcante Gomes
Valéria Campos Cavalcante
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.7
08
Uso dos recursos computacionais como ferramenta de apoio aos discentes da rede pública municipal de São João da Serra-PI
José Ademar Alves da Silva
Elayne Cristina Rocha Dias
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.8
09
A leitura literária e a mulher privada de liberdade: um estudo realizado na APAC feminina de Governador Valadares
Luciana Ribeiro Guimarães
Nádia Maria Jorge Medeiros Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.9
10
A utilização das novas tecnologias como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino fundamental
Ianne Letícia dos Santos Coelho
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.10
11
A formação do professor na educação básica do ensino de jovens e adultos – EJA
Ricardo Daniel Soares Santos
Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior
Welliton Silva da Silva
Antônio Luís Parlandin dos Santos
Josué Leonardo Santos de Souza Lisboa
Edson Junior Ferreira de Azevedo
Amanda Pereira Marques de Almeida
Lucas Gabriel dos Santos Pereira
Erbio dos Santos Silva
Glauber Ranieri Martins da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.11
12
A importância de um acompanhamento efetivo da frequência escolar com base na ficha de comunicação de aluno infrequente, indisciplinado e infrator (FICAI), no combate à evasão escolar: em uma escola da rede estadual de ensino do município de Rondonópolis
Andréia dos Santos Martins de Oliveira
Salma Martinho de Oliveira
Marcus Nascimento Coelho
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.12
13
Reflexões acerca da oferta dos cursos de pós-graduação stricto sensu no norte do Brasil
Arthur Augusto Berlie Mendes
Miguel Angelo Ruschel Neto
Quésia Postigo Kamimura
Shirlene Coelho Smith Mendes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.13
14
Contribuições para os estudos sobre o bem-estar na universidade à luz da psicologia positiva: uma análise bibliométrica
Poliana Campos Côrtes Luna
Rackel Peralva Menezes Vasconcellos
Cristiana Barcelos da Silva
Fábio Machado de Oliveira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.14
15
Os desafios das aulas remotas de matemática na abordagem do tema de potenciação, nas turmas de 6º ano da educação básica, anos finais
Silvana Maria da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.15
16
O incentivo ao empresariamento da educação através das políticas públicas educacionais brasileiras
Janiara de Lima Medeiros
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15.16
Amanda Pereira Marques de Almeida
Andréia dos Santos Martins de Oliveira
Antonio Carrillo Avelar
Antônio Luís Parlandin dos Santos
Arthur Augusto Berlie Mendes
Carlos Fernando Cruz Nascimento
Claudia Campos Cavalcante Gomes
Cristiana Barcelos da Silva
Edson Junior Ferreira de Azevedo
Elayne Cristina Rocha Dias
Erbio dos Santos Silva
Fábio Machado de Oliveira
Glauber Ranieri Martins da Silva
Ianne Letícia dos Santos Coelho
Ione da Silva Guterres
Iracema Campos Cusati
Isaac Cavalcante Gomes
Ismara Araújo Nogueira
Janiara de Lima Medeiros
José Ademar Alves da Silva
José Carlos de Melo
Josué Leonardo Santos de Souza Lisboa
Letícia Maria da Silva
Lucas Gabriel dos Santos Pereira
Luciana Ribeiro Guimarães
Luis Alfredo Gutiérrez Castillo
Marcus Nascimento Coelho
Maria José Albuquerque Santos
Maria José de Melo e Alvim Aguiar
Miguel Angelo Ruschel Neto
Nádia Maria Jorge Medeiros Silva
Poliana Campos Côrtes Luna
Quésia Postigo Kamimura
Rackel Peralva Menezes Vasconcellos
Regina Maria da C. S. Maia
Ricardo Daniel Soares Santos
Salma Martinho de Oliveira
Shirlene Coelho Smith Mendes
Silvana Maria da Silva
Valéria Campos Cavalcante
Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior
Welliton Silva da Silva