fbpx

Desafios da educação na contemporaneidade

Lucimara Glap
(Organizadora)

ISBN: 978-65-88580-21-9
DOI: 10.47573/aya.88580.2.15
Enviado em: 28/02/2021
Publicado em: 15/03/2021

Apresentação

“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”.

 Paulo Freire

O presente livro traz como eixo norteador os “Desafios da Educação Contemporânea”. Este, não poderia ter sido de melhor escolha, haja visto o momento em que, infelizmente, estamos vivenciando, onde a educação está sendo posta em xeque a todo instante, e há a necessidade então, de sua reconfiguração. Todas as discussões, aqui presentes, são essencialmente necessárias e pertinentes nesse processo de reflexão.

O livro, aqui apresentado, discorrem sobre temas relacionados: ao currículo, a inclusão digital, a formação de professores, ao estudo sobre a pós-graduação stricto sensu, a pandemia, ao cárcere, a psicologia positiva, sobre a infrequência no espaço escolar e inferências ao terceiro setor terceiro setor.

Sobre os artigos que abordam discussões relacionados ao currículo, percebe-se uma preocupação dos autores em compreender, de que modo ocorre a organização curricular na etapa da Educação Infantil da Educação Básica, assim como, também, dialogar com o currículo prescrito no processo formativo.

Em relação aos artigos direcionados a inclusão digital, constata-se que ainda existem grandes lacunas, muitas vezes relacionadas ao processo de formação inicial do professor, no desenvolvimento do trabalho com as tecnologias em sala de aula as quais, quase que em sua totalidade, apontam a necessidade e urgência de se repensar uma formação continuada direcionada a essa temática.

Sobre a formação de professores os artigos demonstram, a preocupação de uma proposta direcionada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia com vistas ao favorecimento de cidades educadoras, este estudo se dá especificamente na cidade do México (MX), e sobre a necessidade da formação de professores voltada para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste mesmo viés, podemos apontar o artigo que traz discussões sobre a pós-graduação no norte do país na modalidade stricto sensu a qual ainda é incipiente.

Os artigos que versam sobre a pandemia, inferem à necessidade de uma reflexão acerca do processo de avaliação, e também, um olhar voltado para as aulas remotas onde professores e alunos estão sendo constantemente desafiados a criar possibilidades de interação virtual.

Em relação ao tema cárcere, o artigo tem como sujeitos de pesquisa mulheres que se encontram em privação de liberdade, as quais por meio da literatura podem ressignificar seus caminhos; aproveitando o ensejo da ressignificação, temos um estudo voltado para a área da psicologia positiva, que tem a finalidade da busca pelo bem-estar do indivíduo e, neste movimento, aponta-se as possibilidades de mudança nos rumos da educação.

E para finalizarmos esta apresentação, temos o artigo sobre a frequência escolar, mais especificamente discutindo uma estratégia específica, para reverter a infrequência de alunos no estado do Mato Grosso (MT) na busca pelo combate à evasão escolar e, também,  discussões sobre o terceiro setor na educação em relação a sua configuração no espaço educacional.

Enfim, com as temáticas aqui propostas, buscamos socializar as discussões acadêmicas sobre os mesmos, a fim de que surjam novas produções e estas são, extremamente, importantes para que possamos olhar com outros olhos as urgências que se apresentam à educação contemporânea.

Desejamos a todos uma excelente leitura!!!

Lucimara Glap

Ler On-line