
Pensamento Proporcional nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Organizado por:
Prof.° Dr. Márcio Urel Rodrigues
Prof.ª Ma. Aristimar Roberta de Oliveira
Prof.° Me. Paulo Marcos Ferreira Andrade
ISBN
978-65-5379-886-1
DOI:
10.47573/aya.5379.2.494
N° páginas:
141
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
26/11/2025
Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Licença:
Márcio Urel Rodrigues
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP – Rio Claro/SP; Professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT;
Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
E-mail: [email protected]
Aristimar Roberta de Oliveira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT; Secretaria Municipal de Educação – SMEC – Barra do Bugres/MT
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5763-2701
E-mail: [email protected]
Paulo Marcos Ferreira Andrade
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT;
Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC – Barra do Bugres/MT
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6401-9769
E-mail: [email protected]
Acelmo de Jesus Brito
Doutorando em Ensino de Ciência e Matemática -PPGECM – IFG – Jataí/GO. Professor efetivo da
Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT. Vice-líder do Grupo
de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT;
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6212-5093
E-mail: [email protected]
Luciana Bertholdi Machado
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC/UFMT – Cuiabá/MT; Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT; Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT;
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2129-9606
E-mail: [email protected]
William Vieira Gonçalves
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP – Bauru/SP; Professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT;
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2596-0118
E-mail: [email protected]
Caio Rodrigo Souza Xavier
Licenciando em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.
E-Mail: [email protected]
Orcid: https://orcid.org/0009-0004-0068-2061
Fabio Santos Oenning
Licencianda em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.
E-mail: [email protected]
Orcid: https://orcid.org/0009-0004-0631-77
Guilherme dos Santos Chaveira
Licenciando em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.
E-mail: [email protected]
Orcid: https://orcid.org/0009-0000-2492-1574
Karen Raphaelli Rocha Boin
Licencianda em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.
E-mail: [email protected]
Orcid: https://orcid.org/0009-0005-2354-0610
Joao Victor Alves Frota
Licenciando em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.
E-mail: [email protected]
Orcid: https://orcid.org/0009-0008-3416-7593
Marcos Paulo Ribeiro Zark
Licenciando em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.
E-Mail: [email protected]
Orcid: https://orcid.org/0009-0007-7182-3695
Wagner Ferreira Lemes Junior
Licenciando em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.
E-mail: [email protected]
Orcid: https://orcid.org/0009-0004-0068-2061
Weverlly Franciely da Silva Almeida
Licencianda em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.
E-mail: [email protected]
Orcid: https://orcid.org/0009-0009-5170-022X
Ler On-line

