apa do Livro Ensino de Leitura e Produção Textual: Práticas Pedagógicas Inovadoras - Vol.3

A Literatura Amazônica como Ferramenta de Ensino no Fundamental I: Promovendo Identidade e Cultura Regional

Amazon Literature as a Teaching Tool in Elementary School: Promoting Regional Identity and Culture

Autores:

Kleyton Coelho Castro
Eliane Ricarte Rodrigues
Poliane Carvalho Castro
Paulo Rogério Melo de Oliveira

ISBN (Livro):

978-65-5379-791-8

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.5

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.5.20

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

24/10/2025

Resumo

O estudo aborda o papel da literatura amazônica como instrumento pedagógico no Ensino Fundamental I, com o objetivo de analisar como sua inserção no contexto escolar contribui para a formação crítica, o fortalecimento da identidade cultural e a valorização dos saberes regionais. Fundamentado em uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico e analítico, o estudo dialoga com autores como Antonio Candido, Regina Zilberman, Rildo Cosson, Paulo Freire e Magda Soares, relacionando suas concepções sobre letramento literário, fruição estética e educação dialógica à realidade amazônica. A pesquisa evidencia que a literatura, compreendida como direito humano e experiência estética, ultrapassa a função instrumental da alfabetização e assume um papel essencial na constituição de leitores críticos e sensíveis. Verifica-se que a literatura amazônica, ao retratar a natureza, as tradições orais, os mitos e os modos de vida locais, possibilita às crianças reconhecerem-se em suas próprias narrativas, desenvolvendo senso de pertencimento e respeito à diversidade. Os resultados apontam que a inclusão sistemática dessa literatura nos currículos escolares promove aprendizagens contextualizadas, fomenta o diálogo entre saberes tradicionais e conhecimento científico e contribui para a democratização do acesso à arte e à cultura. Conclui-se que o trabalho pedagógico com a literatura amazônica contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, fortalecendo vínculos identitários e culturais e reafirmando a escola como espaço de humanização, valorização da diversidade e emancipação social.

Palavras-chave: literatura regional; ensino básico; identidade cultural; letramento literário; formação do leitor.

Abstract

This study addresses the role of Amazonian literature as a pedagogical tool in elementary school, analyzing how its inclusion in the school context contributes to critical development, the strengthening of cultural identity, and the appreciation of regional knowledge. Based on a qualitative bibliographic and analytical approach, the study engages with authors such as Antonio Candido, Regina Zilberman, Rildo Cosson, Paulo Freire, and Magda Soares, connecting their conceptions of literary literacy, aesthetic enjoyment, and dialogical education to the Amazonian reality. The research demonstrates that literature, understood as a human right and aesthetic experience, goes beyond the instrumental function of literacy and plays an essential role in developing critical and sensitive readers. It is found that Amazonian literature, by portraying nature, oral traditions, myths, and local ways of life, enables children to recognize themselves in their own narratives, developing a sense of belonging and respect for diversity. The results indicate that the systematic inclusion of this literature in school curricula promotes contextualized learning, fosters dialogue between traditional and scientific knowledge, and contributes to the democratization of access to art and culture. The conclusion is that pedagogical work with Amazonian literature contributes to the integral development of students, strengthening identity and cultural bonds and reaffirming the school as a space for humanization, appreciation of diversity, and social emancipation.

Keywords: regional literature; basic education; cultural identity; literary literacy; reader training.

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