Capa do Livro Inovação e Estratégia na Gestão Pública e Comercial

Gestão Democrática: Promovendo Inclusão e Participação na Educação

Democratic Management: Promoting Inclusion and Participation in Education

Autores:

Aline da Silva de Paula
Soéjima Cléia Gomes de Oliveira Rodrigues
Patrícia Passos Simões

ISBN (Livro):

978-65-5379-770-3

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.3

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.3.31

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

12/08/2025

Resumo

Este trabalho aborda a gestão democrática no contexto educacional, enfatizando sua relevância para a promoção da Participação Escolar e da Inclusão Educacional de todos os agentes envolvidos no processo escolar. A pesquisa discute como práticas de gestão democrática podem favorecer a construção de um ambiente educacional inclusivo mais justo, acolhedor e representativo, garantindo a participação ativa de professores, alunos, pais e comunidade no processo de tomada de decisão. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e possui enfoque bibliográfico, fundamentando-se em autores como Paulo Freire, Libâneo, Gadotti e Catarina de Almeida Santos, além de documentos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação (PNE). Os resultados evidenciam que a Gestão Democrática, quando implementada de forma efetiva, fortalece a cidadania, a responsabilidade coletiva e a qualidade da Educação Pública. Além disso, destaca-se sua influência na organização das Práticas Pedagógicas, promovendo a escuta ativa, o diálogo e o respeito à diversidade. A construção de uma escola participativa, inclusiva e comprometida com a formação integral dos sujeitos depende diretamente do engajamento democrático de todos os envolvidos no processo educativo.

Palavras-chave: gestão democrática; participação escolar; inclusão educacional; práticas pedagógicas; educação pública.

Abstract

This paper addresses democratic management in the educational context, emphasizing its relevance for promoting School Participation and Educational Inclusion of all agents involved in the school process. The research discusses how democratic management practices can contribute to building a more inclusive, fair, welcoming, and representative educational environment by ensuring the active participation of teachers, students, parents, and the community in decision-making processes. This is a qualitative, bibliographic study, based on authors such as Paulo Freire, Libâneo, Gadotti, and Catarina de Almeida Santos, as well as legal documents including the 1988 Federal Constitution, the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9.394/1996), and the National Education Plan (PNE). The results show that Democratic Management, When effectively implemented, strengthens citizenship, collective responsibility, and the quality of Public Education. Furthermore, its influence on the organization of Pedagogical Practices stands out, promoting active listening, dialogue, and respect for diversity. The construction of a participatory and inclusive school, committed to the integral formation of individuals, directly depends on the democratic engagement of all those involved in the educational process.

Keywords: democratic management; school participation; educational inclusion; pedagogical practices; public education.

Ler On-line