apa do Livro Ensino de Leitura e Produção Textual: Práticas Pedagógicas Inovadoras - Vol.3

Literatura Infantil: A Contação de Histórias como Ferramenta de Aprendizagem na Educação Infantil

Children’s Literature: Storytelling as a Learning Tool in Early Childhood Education

Autores:

Ana Cintia Santos Araújo Fontinele
Gilberto Sousa Silva
Maria Eduarda Alves Silva
Cínthya Vitória Bogéa Lima Amorim
Francisca Amanda Soares de Oliveira
Francisca Lucélia de Oliveira Araújo
Jéssica Lourranny Pereira de Assunção
Larissa Ribeiro Oliveira
Maysa da Silva Nascimento
Natanael Alves e Silva

ISBN (Livro):

978-65-5379-791-8

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.5

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.5.11

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

31/07/2025

Resumo

Esta pesquisa tem a finalidade reconhecer a importância da literatura infantil e da contação de histórias na motivação da aprendizagem das crianças inseridas na educação infantil. Os textos literários infantis representam para criança um mundo mágico e fantástico, produzindo nelas sentimentos inovadores capazes de relacionar o mundo imaginário ao real. Nos anos iniciais do seu processo educacional a criança está na fase de sonhos e adora ouvir histórias que envolvam um mundo fantasioso, já que ela compreende a vida pelo viés da imaginação. Através das histórias contadas a criança vai, aos poucos, desenvolvendo suas fantasias, seu faz de conta, numa experiência de amadurecimento inconsciente. Portanto, o ato de contar histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças na educação infantil. Assim, a pesquisa foi realizada com ênfase investigativa de natureza descritiva complementada por uma abordagem qualitativa que contou com a revisão bibliográfica e, de campo, realizada na escola pública Jardim de Infância Pingo de Gente, localizada na zona urbana do município de Pedreiras. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 11 (onze) professoras atuantes na educação infantil, que responderam ao questionário online aplicado pela plataforma Google Forms. Os dados obtidos mediante as repostas dadas pelas professoras foram lidos e analisados qualitativamente, e articulados com o referencial teórico. Os resultados apontam que a contação na educação infantil, de forma lúdica proporciona uma relação agradável entre o aluno e a leitura de literários no intuito de formar bons leitores, destacando que a relação existente entre a criança e o seu hábito de leitura é fundamental para sua formação intelectual, crítica e pensativa.

Palavras-chave: literatura; contação de histórias; educação infantil; aprendizagem.

Abstract

This research aims to recognize the importance of children’s literature and storytelling in motivating the learning process of children in early childhood education. Children’s literary texts represent a magical and fantastic world for children, producing in them innovative feelings capable of relating the imaginary world to the real one. In the early years of their educational process, children are in the dreaming phase and love to hear stories that involve a fantasy world, since they understand life through their imagination. Through the stories told, the child gradually develops his fantasies, his make-believe, in an experience of unconscious maturation. Therefore, the act of telling stories is a fundamental activity that transmits knowledge and values, and its performance is decisive in the formation and development of the teaching and learning process of children in early childhood education. Thus, the research was carried out with an investigative emphasis of a descriptive nature, complemented by a qualitative approach that relied on bibliographic and field revision carried out in the public school Jardim de Infância Pingo de Gente, located in the urban area of Pedreiras. The subjects who participated in the research were eleven (11) kindergarten teachers, who answered the online questionnaire applied by the Google Forms platform. The data obtained from the answers given by the teachers were read and analyzed qualitatively, and articulated with the theoretical framework. The results indicate that the storytelling in early childhood education, in a playful way, provides a pleasant relationship between the student and the literary reading in order to form good readers, highlighting that the existing relationship between the child and his/her reading habit is fundamental to his/her intellectual, critical and thoughtful formation.

Keywords: literature; storytelling; child education; learning.

Ler On-line