
A Administração Científica na Educação Atual: A Teoria de Taylor no Paraná
Autor:
Prof.° Ms. Jahnel Frederich
ISBN
978-65-5379-812-0
DOI:
10.47573/aya.5379.1.393
N° páginas:
164
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30/07/2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra “A administração científica na educação atual: a teoria de Taylor no Paraná” oferece uma análise crítica sobre a influência da teoria taylorista na educação pública brasileira, com foco no ensino médio do estado do Paraná. A partir de uma abordagem qualitativa e documental, o estudo investiga a relação entre os princípios da administração científica e as reformas educacionais recentes, especialmente a BNCC e o Novo Ensino Médio. Voltado a pesquisadores e profissionais da educação, o livro evidencia como práticas de padronização, plataformização e controle pedagógico podem comprometer a autonomia docente e a formação crítica dos estudantes.
Jahnel Frederich
Sou Frederich Jahnel, professor com formação em Matemática, Pedagogia e Educação Especial e mestre em educação. Atuo como crítico dos sistemas educacionais, com foco nas questões de currículo, fragmentação, homogeneização e hierarquização institucional. Atualmente, trabalho no sistema educacional do Estado do Paraná e também em uma APAE, dedicando-me à promoção de uma educação mais inclusiva, reflexiva e crítica.
Orcid: https://orcid.org/0009-0009-9402-0080.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5629464097481151.
Email: [email protected].
Ler On-line
