
Educação Profissional e Tecnológica no Campus Colorado do Oeste: Breve Análise do Projeto Empoderamento da Mulher
Professional and Technological Education at the Colorado do Oeste Campus: A Brief Analysis of the Women’s Empowerment Project
Autores:
Márcia Cristina Tesser
Ilma Rodrigues de Souza Fausto
ISBN (Livro):
978-65-5379-770-3
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.3
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.3.28
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28/07/2025
Licença:
Resumo
Este estudo apresenta uma análise crítica do curso de Estética Facial e Maquiagem, ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, no âmbito do programa Empoderamento da Mulher. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como bibliográfica e exploratória, com levantamento de dados institucionais fornecidos pelo Departamento de Extensão. O estudo teve como objetivo examinar os critérios de seleção do curso, os índices de matrícula, permanência e conclusão das alunas, bem como refletir sobre os impactos sociais e educacionais da iniciativa. Os resultados indicam que, apesar dos desafios operacionais enfrentados na implementação do curso em ambiente virtual, o índice de aprovação foi de 60,60%, evidenciando a relevância da proposta para a promoção da inclusão social e do empoderamento feminino. A análise também destaca a importância da formação cidadã integrada à qualificação profissional, especialmente em contextos de vulnerabilidade socioeconômica. Conclui-se que o curso contribuiu significativamente para o fortalecimento da autoestima e da autonomia das participantes, sendo recomendada a continuidade e expansão de ações semelhantes no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Palavras-chave: educação profissional; formação inicial e continuada; empoderamento feminino; EaD; políticas públicas.
Abstract
This study presents a critical analysis of the Facial Aesthetics and Makeup course offered through distance education by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), Colorado do Oeste Campus, as part of the Women’s Empowerment program. The research, qualitative in nature, is characterized as bibliographic and exploratory, using institutional data provided by the Extension Department. The objective was to examine the course selection criteria, enrollment rates, student retention and completion, as well as to reflect on the social and educational impacts of the initiative. The findings indicate that, despite operational challenges in implementing the course in a virtual environment, the approval rate reached 60.60%, demonstrating the relevance of the program in promoting social inclusion and female empowerment. The analysis also emphasizes the importance of integrating civic education with professional training, particularly in contexts of socioeconomic vulnerability. It is concluded that the course significantly contributed to enhancing participants’ self-esteem and autonomy, and the continuation and expansion of similar initiatives within the scope of Professional and Technological Education (PTE) is recommended.
Keywords: professional education; initial and continuing training; women’s empowerment; distance learning; public policy.
Ler On-line
