
A Geração de Renda em Comunidades Marginalizadas Através da Educação Empreendedora
Income Generation in Marginalized Communities Through Entrepreneurial Education
Autores:
Antônia Érica Pereira Souza
Ilma Rodrigues de Souza Fausto
ISBN (Livro):
978-65-5379-770-3
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.3
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.3.24
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28/07/2025
Licença:
Resumo
Este trabalho investiga a educação empreendedora como estratégia para geração de renda e inclusão social em comunidades marginalizadas. Por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, analisou-se como essa abordagem pode promover autonomia econômica e transformação social. Foram revisadas teorias de autores como Dolabela (2003), Dornelas (2018) e Gibb (2002), além de experiências práticas como o programa “Empreender para Transformar” (SEBRAE/ES, 2023) e a iniciativa “Cozinha Solidária” (MTST, 2021; MDS, 2025). Identificou-se que tais projetos impactaram diretamente a geração de renda e autoestima de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade, com destaque para a criação de microempreendimentos e fortalecimento do capital social. A análise revelou que, quando articulada com políticas públicas e instituições locais, a educação empreendedora contribui significativamente para a redução das desigualdades sociais e econômicas.
Palavras-chave: educação empreendedora; geração de renda; inclusão social; comunidades vulneráveis.
Abstract
This study investigates entrepreneurial education as a strategy for income generation and social inclusion in marginalized communities. Through qualitative bibliographic research, it analyzes how this approach fosters economic autonomy and social transformation. Theoretical frameworks by Dolabela (2003), Dornelas (2018), and Gibb (2002) were reviewed, along with practical experiences such as the “Empreender para Transformar” program (SEBRAE/ES, 2023) and the “Cozinha Solidária” initiative (MTST, 2021; MDS, 2025). The analysis found that these projects directly impacted income generation and self-esteem among women and youth in vulnerable situations, leading to the creation of microenterprises and strengthening of social capital. The findings suggest that when integrated with public policies and local institutions, entrepreneurial education significantly contributes to reducing social and economic inequalities.
Keywords: entrepreneurial education; income generation; social inclusion; vulnerable communities.
Ler On-line
