Capa do Livro Inovação e Estratégia na Gestão Pública e Comercial

As Oportunidades para a Retomada da Liderança na Categoria de Hambúrguer para a Seara Gourmet: um Caso de Ensino

The Opportunities for Return to Leadership in the Burger Category for Seara Gourmet: a Teaching Case

Autores:

Rodrigo Guimarães Motta

ISBN (Livro):

978-65-5379-770-3

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.3

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.3.22

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

28/07/2025

Resumo

A categoria de hambúrguer apresenta oportunidade de crescimento diante de uma importante mudança que tem lugar nos hábitos de consumo nos lares brasileiros: esse tipo de proteína vem sendo mais consumido nas principais refeições do dia a dia, deixando de ser somente para os momentos de lanches. Entretanto, a linha Seara Gourmet, uma das linhas de alimentos da empresa Seara, tem perdido espaço no mercado para as suas principais concorrentes: Carapreta e Wessel — a Carapreta ganha um espaço mais relevante nas vendas, e a Wessel possui uma execução nos canais de venda melhor do que a Seara. Nesse sentido, pode-se perceber que uma das concorrentes, por atuar fortemente com execução no canal, conquista mais espaço de mercado do que a Seara Gourmet. A grande oportunidade do Caso de Ensino está em desafiar os estudantes para que criem um plano de execução nos canais em que a Seara Gourmet atua, a fim de superar a concorrência, aproveitar essa onda de crescimento e se tornar a principal marca em presença e em visibilidade. Além disso, o caso permite explorar todos os eixos de geração de valor através dos quatro eixos primordiais do negócio: comercial, marketing, produto e supply. Para isso, podemos pensar nas seguintes perguntas: (i) Como, por meio da execução do canal, o gerente de Marketing conseguirá alcançar 26% de crescimento nas vendas da marca e assumir liderança na categoria premium?; e (ii) O que a marca Seara Gourmet deve fazer para crescer em volume na categoria de hambúrguer, aumentando presença e visibilidade no canal de vendas?

Palavras-chave: caso de ensino; administração; marketing; hambúrguer gourmet.

Abstract

The hamburger category presents an opportunity for growth, given an important change taking place in consumption habits in Brazilian homes: this type of protein is being consumed more in the main meals of the day, and is no longer just for snack times. However, the Seara Gourmet line, one of Seara’s food lines, has lost space in the market to its main competitors: Carapreta and Wessel. Carapreta gains a more relevant space in sales, and Wessel has a better execution in sales channels than Seara. In this sense, it can be seen that one of the competitors, by operating strongly with execution in the channel, gains more market space than Seara Gourmet. The great opportunity of the teaching case is to challenge students to create an execution plan in the channels in which Seara Gourmet operates, in order to overcome the competition, take advantage of this wave of growth and become the main brand in presence and visibility. Furthermore, the case allows exploring all axes of value generation through the 4 primary axes of the business: commercial, marketing, product and supply. To do this, we can think about the following questions: How, through channel execution, will the Marketing manager be able to achieve 26% growth in the brand’s sales and take leadership in the premium category? What should the Seara Gourmet brand do to grow in volume in the Burger category, increasing presence and visibility in the sales channel?

Keywords: teaching case; administration; marketing; gourmet burger.

Ler On-line