
Gestão de Pessoas no Setor Público Brasileiro: Entre a Burocracia e a Inovação
People Management in the Brazilian Public Sector: Between Bureaucracy and Innovation
Autores:
Camila Ellen Ferreira Oliveira
Tatiana Daisy Barros da Silva
Ilma Rodrigues de Souza Fausto
ISBN (Livro):
978-65-5379-770-3
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.3
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.3.19
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
14/07/2025
Licença:
Resumo
A gestão de pessoas no setor público constitui um fator estratégico essencial para a promoção da eficiência administrativa, da qualidade dos serviços prestados à sociedade e a valorização dos servidores públicos. Diferente do setor privado, a administração pública está sujeita a um conjunto de normas legais e institucionais que impõem restrições à flexibilidade e à inovação na gestão de recursos humanos. Deste modo, buscamos analisar os principais desafios e as melhores práticas de gestão de pessoas no setor público. Para tanto, descreve-se o funcionamento da administração pública relacionada à gestão de pessoas e os procedimentos de gestão que contribuem para tornar o sistema mais eficiente para o cidadão e o servidor. O presente trabalho foi organizado a partir da revisão bibliográfica em artigos científicos, utilizando os descritores: administração pública, gestão de pessoas e servidor público. Infere-se a partir dos levantamentos realizados que a superação dos desafios e a adoção de melhores práticas são fundamentais para uma administração pública mais eficiente, transparente e comprometida com a sociedade.
Palavras-chave: administração pública; gestão de pessoas; servidor público.
Abstract
People management in the public sector is an essential strategic factor in promoting administrative efficiency, the quality of services provided to society and the appreciation of public servants. Unlike the private sector, the public administration is subject to a set of legal and institutional rules that impose restrictions on flexibility and innovation in human resources management. The aim of this paper is to analyze the main challenges and best practices in people management in the public sector. To this end, it describes how public administration works in relation to people management and the management procedures that contribute to making the system more efficient for citizens and civil servants. This work was organized based on a bibliographical review of scientific articles, using the following descriptors: public administration, people management and public servants. The conclusion is that overcoming challenges and adopting best practices are fundamental for a public administration that is more efficient, transparent and committed to society.
Keywords: public administration; people management; public servant.
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