
Contribuições Teóricas para a Compreensão do Desenho Infantil
Theoretical Contributions to the Understanding of Children’s Drawing
Autores:
Gabriella Moura Martins
ISBN (Livro):
978-65-5379-791-8
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.5
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.5.10
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
10/07/2025
Licença:
Resumo
O presente estudo teve como objetivo central investigar a compreensão do desenho infantil no processo de desenvolvimento e aprendizagem até os 5 anos na educação infantil. Contou com as contribuições de diferentes autores. Inicialmente, ao revisitar a História do desenho infantil, utilizou-se ideias de autores, como Luquet (1969); Kellogg (1969); Lowenfeld (1980); Vygotsky (2009); Derdyk (2015) e Boriollo (2022). Para a geração de dados, foram realizadas sessões de observação participante e a catalogação de desenhos infantil. A análise dos dados, dentre outros aspectos, revelou que: os desenhos feitos pelas crianças têm um papel importante na preservação e compreensão do contexto cultural em que estão inseridas; o desenho infantil é uma ferramenta multifacetada, útil para promover o desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e comunicacional das crianças.
Palavras-chave: desenvolvimento emocional; motor; garatuja; desenho infantil.
Abstract
The main objective of this study was to investigate the understanding of children’s drawings in the development and learning process up to the age of 5 in early childhood education. It included contributions from different authors. Initially, when revisiting the history of children’s drawings, ideas from authors such as Luquet (1969); Kellogg (1969); Lowenfeld (1980); Vygotsky (2009); Derdyk (2015) and Boriollo (2022) were used. To generate data, participant observation sessions and the cataloging of children’s drawings were carried out. Data analysis, among other aspects, revealed that: children’s drawings play an important role in preserving and understanding the cultural context in which they are inserted; children’s drawings are a multifaceted tool, useful for promoting children’s emotional, cognitive, motor and communicational development.
Keywords: emotional development; motor development; scribbling; children’s drawing.
Ler On-line
