apa do Livro Ensino de Leitura e Produção Textual: Práticas Pedagógicas Inovadoras - Vol.3

Letras, Palavras e Histórias: Fomentando a Expressão de Leitura e Escrita na Educação Infantil

Letters, Words, and Stories: Fostering Reading and Writing Expression in Early Childhood Education

Autores:

Rejane de Freitas Santos

ISBN (Livro):

978-65-5379-791-8

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.5

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.5.9

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

10/07/2025

Resumo

O estudo investiga o processo de aquisição da escrita em crianças durante a transição da educação infantil para o ensino fundamental, etapa fundamental para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social. O objetivo é analisar métodos, estratégias e desafios na construção da base para alfabetização entre o Infantil V e o 1º ano do ensino fundamental em seis escolas municipais de Fortaleza, Ceará. O estudo tem como principais referências teóricas Emília Ferreiro e Teberosky (1999), Magda Soares (2003, 2005) e Sonia Kramer (2007), que abordam respectivamente a construção do conhecimento da escrita, as distinções entre alfabetização e letramento e práticas pedagógicas que respeitam os processos naturais de aprendizagem. Utilizando abordagem qualitativa, a pesquisa analisou entrevistas com seis professores, investigando suas práticas e percepções sobre a alfabetização. Os resultados indicam a importância de práticas pedagógicas integradas e contínuas, que respeitem os ritmos individuais das crianças, evitando descontinuidades prejudiciais no processo de aprendizagem. Conclui-se que políticas educacionais inclusivas e práticas pedagógicas que valorizem múltiplas linguagens são essenciais para uma transição eficaz, contribuindo para o desenvolvimento integral e para a formação de crianças aptas a viver plenamente em uma sociedade letrada.

Palavras-chave: educação infantil; letramento; alfabetização; práticas pedagógicas.

Abstract

This study investigates the process of writing acquisition in children during the transition from early childhood education to elementary school—a critical stage for cognitive, linguistic, and social development. The objective is to analyze methods, strategies, and challenges in building the foundation for literacy between the final year of preschool (Infantil V) and the first grade of elementary school in six municipal schools in Fortaleza, Ceará. The main theoretical references include Emília Ferreiro and Teberosky (1999), Magda Soares (2003, 2005), and Sonia Kramer (2007), who respectively address the construction of writing knowledge, the distinctions between literacy and reading/writing instruction, and pedagogical practices that respect natural learning processes. Using a qualitative approach, the research analyzed interviews with six teachers, examining their practices and perceptions regarding literacy. The results highlight the importance of integrated and continuous pedagogical practices that respect children’s individual learning rhythms, avoiding harmful discontinuities in the learning process. The study concludes that inclusive educational policies and pedagogical practices that value multiple forms of language are essential for an effective transition, contributing to the integral development of children and their ability to fully participate in a literate society.

Keywords: early childhood education; literacy; reading and writing instruction; pedagogical practices.

Ler On-line