
Análise da Necessidade e o Impacto da Exigência de Curso Superior para o Ingresso na Carreira da Polícia Militar do Paraná
Analysis of the Need and Impact of the Requirement for Higher Education for Admission into the Military Police Career in Paraná
Autores:
Rielli Friedrich Leandro Silvano
Rudy de Barros Ahrens
ISBN (Livro):
978-65-5379-770-3
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.3
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.3.15
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
04/07/2025
Licença:
Resumo
Este estudo analisa a necessidade e os impactos da exigência de curso superior para o ingresso na carreira da Polícia Militar do Paraná, uma medida que visa aprimorar a qualificação profissional dos policiais, mas que também apresenta desafios consideráveis. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem exploratória e descritiva, com a análise de documentos institucionais, revisão de literatura e comparação entre modelos educacionais nacionais e internacionais. Os resultados revelam que a exigência de formação superior tem o potencial de aprimorar as competências técnicas, éticas e humanísticas dos policiais, contribuindo para a prestação de serviços mais qualificados e alinhados aos princípios dos direitos humanos. No entanto, também foram identificados obstáculos significativos, como a exclusão social de candidatos de classes menos favorecidas e as dificuldades financeiras para a implementação da medida. Conclui-se que, embora a exigência de curso superior possa promover uma modernização na Polícia Militar do Paraná, é imprescindível que sejam adotadas políticas de inclusão e suporte institucional contínuo para que os benefícios dessa formação sejam acessíveis a todos e que a corporação possa realmente atender às demandas da sociedade de forma justa e eficaz.
Palavras-chave: exigência de curso superior; formação policial; segurança pública.
Abstract
This study analyzes the need for and impacts of requiring a college degree to join the Military Police of Paraná, a measure that aims to improve the professional qualifications of police officers but also presents considerable challenges. The research was conducted using an exploratory and descriptive approach, with the analysis of institutional documents, a literature review, and a comparison between national and international educational models. The results reveal that requiring a college degree has the potential to improve the technical, ethical, and humanistic skills of police officers, contributing to the provision of more qualified services aligned with human rights principles. However, significant obstacles were also identified, such as the social exclusion of candidates from less privileged classes and the financial difficulties in implementing the measure. It is concluded that, although requiring a college degree can promote modernization in the Military Police of Paraná, it is essential that inclusion policies and ongoing institutional support be adopted so that the benefits of this training are accessible to all and that the corporation can truly meet the demands of society in a fair and effective manner.
Keywords: higher education requirement; police training; public safety.
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