
Construção da Identidade Docente Rural: Representações Discursivas de Si em Narrativas de Professoras Aposentadas
Construction of Rural Teaching Identity: Discursive Self-Representations in the Narratives of Retired Female Teachers
Autores:
Jhonnys Ferreira do Nascimento
Maria Eliete de Queiroz
ISBN (Livro):
978-65-5379-791-8
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.5
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.5.7
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
23/06/2025
Licença:
Resumo
Este estudo analisa as representações discursivas de si e do tema docência a partir das histórias de vida de professoras aposentadas da educação do campo. O estudo adota a Análise Textual dos Discursos (ATD) de Jean-Michel Adam, complementada pela Lógica Natural e Teoria da Argumentação de Jean-Blaise Grize, buscando integrar a análise textual e discursiva para compreender as intencionalidades argumentativas nas narrativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-interpretativo, utilizou entrevistas semiestruturadas com quatro professoras aposentadas da zona rural do município de São Miguel, no Rio Grande do Norte, que lecionaram entre as décadas de 1970 e 1980. Os dados foram analisados com base nas categorias semânticas da referenciação, predicação, modificação e localização espacial e temporal, identificando as operações de esquematização. Os resultados revelam que as representações discursivas das professoras se organizam em blocos temáticos: infância, trabalho e escolarização (abordando a relação com o saber e as dificuldades); ingresso na profissão (destacando dedicação e prazer); e percurso profissional (evidenciando a percepção de si, perseguições políticas e desvalorização por colegas urbanos). Conclui-se que as representações discursivas de si são intrinsecamente ligadas à profissão, e as narrativas dessas professoras, muitas vezes não-lineares, buscam convencer sobre as dificuldades e a eficácia de suas práticas. O estudo ressalta a importância de dar voz a experiências marginalizadas, contribuindo para a Análise Textual dos Discursos.
Palavras-chave: análise textual dos discursos. representações discursivas. professoras aposentadas. esquematização.
Abstract
This article analyzes the discursive representations of self and the teaching profession based on the life stories of retired rural teachers. The study adopts Jean-Michel Adam’s Textual Analysis of Discourses (TAD), complemented by Jean-Blaise Grize’s Natural Logic and Argumentation Theory, seeking to integrate textual and discursive analysis to comprehend the argumentative intentionalities in the narratives. The research, with a qualitative and descriptive-interpretive approach, utilized semi-structured interviews with four retired teachers from the rural area of São Miguel municipality, Rio Grande do Norte, who taught between the 1970s and 1980s. Data were analyzed based on the semantic categories of referencing, predication, modification, and spatial and temporal localization, identifying schematization operations. The results reveal that the teachers’ discursive representations are organized into thematic blocks: childhood, work, and schooling (addressing their relationship with knowledge and challenges); entry into the profession (highlighting dedication and pleasure) ; and professional trajectory (evidencing self-perception, political persecutions, and devaluation by urban colleagues). It is concluded that discursive representations of self are intrinsically linked to the profession, and these teachers’ narratives, often non-linear, aim to convince about the difficulties and the effectiveness of their practices. The study emphasizes the importance of giving voice to marginalized experiences, contributing to Textual Analysis of Discourses.
Keywords: textual analysis of discourses. discursive representations. retired teachers. schematization.
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