
Inclusão Escolar: Perspectivas e Práticas no Atendimento Educacional Especializado e no Ensino Comum
Organizado por:
Prof.° Dr. Paulo Roberto de Jesus Silva
Prof.ª Dr.ª Alessandra Belfort Barros
Prof.ª Ma. Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo
Prof.ª Ma. Gilsene Daura da Silva Barros
ISBN
978-65-5379-785-7
DOI:
10.47573/aya.5379.2.455
N° páginas:
208
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
03/06/2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra Inclusão Escolar: Perspectivas e Práticas no Atendimento Educacional Especializado e no Ensino Comum oferece uma análise abrangente sobre os desafios e avanços da educação inclusiva no Brasil. Com base em fundamentos legais, históricos e pedagógicos, a coletânea apresenta estudos e experiências sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua integração ao ensino comum. Voltado a educadores, pesquisadores e gestores, o livro propõe estratégias formativas, metodológicas e colaborativas para promover uma educação mais equitativa e acessível, destacando-se como contribuição relevante ao campo das Ciências Humanas e da Educação Inclusiva.
Paulo Roberto de Jesus Silva
Atuou como consultor da UNESCO junto ao MEC em questões relacionados a inclusão de pessoas com deficiência: em 2024 (SESu) e em 2021 (SEMESP). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT, 2018), com Pós-Doutorado em andamento (UFSCar, 2025), Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia (UFMA, 2012; 2004). Especializações em: altas habilidades/superdotação; Mídias na Educação; Educação inclusiva, entre outras. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do GEPAEE/UFMA) e membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH/UFSCar).
Alessandra Belfort Barros
Doutora em Políticas Públicas, pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Políticas Pública da Universidade Federal do Maranhão (2019); Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão (2013); Pós-graduação lato sensu – especializações em: Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Educacional (FSF-MA, 2006); Educação Especial e Inclusiva (FSF-MA, 2010); Neuropsicopedagogia (Faculdade Metropolina -SP, 2020).Docente do Atendimento Educacional Especializado – AEE, do Colégio Universitário – COLUN/UFMA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas na Área do Atendimento Educacional Especializado – GEPAEE. Coordenou o NAPNEE/COLUN/UFMA – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (2019). Coordenadora Pedagógica do Colégio Universitário – COLUN (desde 2022).
Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo
Mestra em Educação (PPGE- UFMA); Especialista em Educação Especial (IESF) e Neuropsicopedagogia (FAMEESP); Graduada em Pedagogia (UVA-CE) e Letras/Libras (UFSC). Proficiente em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (UFSC-MEC). Atualmente é professora do Atendimento Educacional Especializado – AEE (COLUN/UFMA) e Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNEE/COLUN/UFMA.
Gilsene Daura da Silva Barros
Mestra em Educação PPGE/UFMA.Especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado-AEE, Psicopedagoga, graduada em Letras/UFMA, em Pedagogia/UEMA, professora substituta do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, do Programa Ensinar-UEMA, professora do curso de pós-graduaçãoe da especialização em Educação Especial Inclusiva-UEMANET / UAB, professora do CEEE Helena Antipoff/SEDUC-MA e do Atendimento Educacional Especializado -SRM e Língua Portuguesa – anos finais em São José de Ribamar-MA/SEMED. Membro do grupo de estudos e Pesquisas na Área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE/UFMA) e do Grupo de Pesquisa em Currículo da Educação Básica – GPCEB (PPGEEB/UFMA).
Ana Zilda dos Santos Cabral Figuerêdo
Mestra em Educação (PPGE- UFMA); Especialista em Educação Especial (IESF) e Neuropsicopedagogia (FAMEESP); Graduada em Pedagogia (UVA-CE) e Letras/Libras (UFSC). Proficiente em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (UFSC-MEC). Atualmente é professora do Atendimento Educacional Especializado – AEE (COLUN/UFMA) e Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNEE/COLUN/UFMA .
Claudia de Oliveira Vale
Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE/UFMA. Especialista em Gestão Escolar pelo Centro de Avaliação e Pós Graduação do Maranhão- CAPEM. Especialista em Educação Especial. Inclusão e Libras, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Coordenadora do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado- NAEE, vinculado ao Centro de Educção Especial, Maria da Glória Costa Arcangeli- CAS/MA.
Edilania Reginaldo Alves
Graduada em Pedagogia (URCA – Cariri). Pós- Graduada em Docência com ênfase na Educação Inclusiva (IFMG). Especialista em Educação Especial Inclusiva com ênfase no AEE (FJN), em Libras (UCESP/Intra Juazeiro), Psicopedagoga. Pós-Graduada em Educação Digital pela (UNEB) e em Gestão em Educação: Orientação e Supervisão Educacional (UERGS). Mestranda ( PROFEI). Professora de Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica desde 2013. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas na área do Atendimento Educacional Especializado- GEPAEE/UFMA).
Gilsene Daura da Silva Barros
Mestra em Educação PPGE/UFMA.Especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado-AEE, Psicopedagoga, graduada em Letras/UFMA, em Pedagogia/UEMA, professora substituta do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, do Programa Ensinar-UEMA, professora do curso de pós-graduaçãoe da especialização em Educação Especial Inclusiva-UEMANET / UAB, professora do CEEE Helena Antipoff/SEDUC-MA e do Atendimento Educacional Especializado -SRM e Língua Portuguesa – anos finais em São José de Ribamar-MA/SEMED. Membro do grupo de estudos e Pesquisas na Área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE/UFMA) e do Grupo de Pesquisa em Currículo da Educação Básica – GPCEB (PPGEEB/UFMA).
Anizia Araujo Nunes Marques
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Educação (UFMA). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Metodologia do Ensino Superior; Atendimento Educacional Especializado; Psicomotricidade; Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Graduada em Pedagogia (UFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas na Área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE/UFMA).
Paulo Roberto de Jesus Silva
Atuou como consultor da UNESCO junto ao MEC em questões relacionados a inclusão de pessoas com deficiência: em 2024 (SESu) e em 2021 (SEMESP). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT, 2018), com Pós-Doutorado em andamento (UFSCar, 2025), Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia (UFMA, 2012; 2004). Especializações em: altas habilidades/superdotação; Mídias na Educação; Educação inclusiva, entre outras. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do GEPAEE/UFMA) e membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH/UFSCar).
Thays Nayara Frazão Silva
Doutoranda em Educação (PPGE/UFMA). Mestre em Educação – Gestão de Ensino da Educação Básica (UFMA). Graduada em Pedagogia (UNDB) e especialista em Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Psicopedagogia, Altas Habilidades/Superdotação (em andamento), Letras-Libras (em andamento) e LIBRAS.Professora da SEDUC/SEMED – São Luís/MA e ex-Gestora Geral do CAS/MA. Experiência em AEE, formação de professores, práticas pedagógicas, gestão escolar, educação especial e inclusiva, deficiência visual, dentre outros.GEPAEE/COLUN/UFMA
Alessandra Belfort Barros
Doutora em Políticas Públicas (UFMA, 2019); Mestra em Educação (UFMA, 2013); Pós-graduação lato sensu – especializações em: Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Educacional (FSF-MA, 2006); Educação Especial e Inclusiva (FSF-MA, 2010); Neuropsicopedagogia (Faculdade Metropolina -SP, 2020). Docente do Atendimento Educacional Especializado – AEE, do Colégio Universitário – COLUN/UFMA. Vice-líder do GEPAEE/UFMA. Coordenado o NAPNEE/COLUN/UFMA – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (2019). Coordenadora Pedagógica do Colégio Universitário – COLUN (desde 2022). Coordenadora institucional do Centro de Formação em Serviço na área da Educação Especial no estado do Maranhão (UFMA – MEC, desde 2025)
Josina Martins Flores
Mestra em Tecnologias Emergentes da Educação (MUST); Especialista em Psicopedagogia Institucional, Filosofia e Sociologia e Letras. (FAVENI), Graduada em Pedagogia (UEMA) e Letras (UNINTER). Atualmente é professora efetiva na SEDUC – MT e atua como coordenadora pedagógica na E.E.Maria De Fátima Gimenez Lopes – Sinop/MT.
Josélia de Jesus Araujo Braga de Oliveira
Mestra em Gestão do Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/UFMA). Pós-Graduada em Docência da Educação Infantil, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas na Área de Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE)/UFMA. Graduada em Fisioterapia, pelo Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA). Atualmente é Professora Revisora de Braille vinculada a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC- MA) e professora da Educação Infantil do município de São Luís- MA, vinculada a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), ambos ,em caráter efetivo. Possui experiência na área da Deficiência visual, Educação Infantil e reabilitação físico-motora. Membro da Editora Científica Digital.
Lielson Nascimento da Conceição Júnior
Especialista em Educação de Jovens e Adultos, pela Fundação Visconde de Cairu (FVC), e em Gestão Escolar com ênfase em Educação Inclusiva, pela Universidade Salvador (UNIFACS). Graduado em Administração, pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) e em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da SEDUC/SEMED – Feira de Santana/BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas na Área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE/UFMA).
Luanna Pereira de Sousa
Possui Graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2010), Especialização em Educação Inclusiva pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (2014), Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade de Tecnologia de Alagoas (2016) e Mestrado em Gestão pelo Instituto Universitário Atlântico (IUA) , Portugal (2018). Professora Efetiva da Rede Municipal de São Luís desde 2003 (SEMED).
Jailson Araujo Cipriano
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, especialista em Neurociências aplicadas à educação, Neurociências cognitiva e comportamental, Altas Habilidades/ Superdotação e Autismo. Cursou Pedagogia e Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB Atua no NAAHS-MA e CAAHS – MA.
Maria da Cruz Sarmento Pereira
Mestra em Educação Inclusiva (PROFEI/UEMA-MA). Especialista em Zoologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/PI). Especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (FAEME). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI/PI). Participa do Grupo de estudos e pesquisa em Educação Especial e Inclusiva da Universidade Estadual do Maranhão (GEPEEI-MA), do Grupo de Estudos e Pesquisas na área do Atendimento Educacional Especializado/UFMA (GEPAEE/UFMA), do Grupo de Pesquisa Diferença, Desvio e Estigma (DIDE-UNESP Marília–SP). Professora Revisora Braille efetiva do Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/ Inclusiva.
Carla Soriano Lago Carvalho
Mestra em Educação Inclusiva (PROFEI/UEMA). Especialista em Libras (2016). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (2019). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas na área de Atendimento Educacional Especializado/UFMA. Graduada em Letras Libras pela UNIASSELVI (2023). Graduada em Pedagogia (2008) e Filosofia (2018) pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora efetiva da rede estadual do Maranhão (Tradutora/Intérprete e Professora de Libras) – SEDUC-MA.
Elizabeth Ramos dos Santos Martins
Especialista em Educação Especial e Inclusiva, pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí.-UFPI. Graduada em Pedagogia/Faculdade Maranhense- FAM. Em História/ Centro de Ensino Superior Santa Fé- CESSF. Cursando Psicopedagogia, pelo Centro Universitário de Ensino Superior Franciscano- UNIESF. Cursando Educação Infantil, Anos Iniciais e Neuropsicopedagogia, pela Faculeste. Professora de Educação Infantil- do Munícipio de São José de Ribamar. Atualmente, Professora de Anos iniciais, Pela Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar. E professora de Educação Infantil, Pelo Centro Educacional Pequeno Aprendiz, rede Particular, em São José de Ribamar-MA.
Ivone das Dores de Jesus
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados-MS, na linha da Educação e Diversidade. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (1984) e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2012).É Professora adjunta II do Departamento de Pedagogia- DEPE da Universidade Estadual do Maranhão.Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Psicologia da Educação. Integra o Grupo de Estudos Política e Gestão da Educação, Formação e Trabalho Docente – GEPGEFTD da Universidade Estadual do Maranhão, também o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial – GEPES da Universidade Federal da Grande Dourados.
Ana Maria Lima Cruz
Doutora em Informática na Educação/UFRGS. Mestre em Educação/UFMA. Especialista em Audiodescrição/UFJF. Professora Titular EBTT – COLUN/UFMA.
Jailson Antonio Ribeiro Viana
Professor Efetivo EBTT do Colégio Universitário – COLUN / UFMA, atuando no Atendimento Educacional Especializado – AEE, Coordenador de Curso para Gestores da E.I e E.F na perspectiva da educação inclusiva no âmbito do RENAFOR. Doutorando em Educação pela PUC Minas. Mestre em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade – PGCULT-UFMA) Especialização em Atendimento Educacional Especializado pelo IESF (2016), Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão IFMA (2018) e, é Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão (2015). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE/UFMA).
Jeanúsia Solânea Queiroz de Sousa Luz
Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Pitágoras (2014) e Educação Inclusiva pela Faculdade Santa Fé (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006). Professora efetiva do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de São Luis-MA. Atualmente é professora de Sala de Recursos Profissionais – Programa Oportunizar- Secretaria Municipal de Educação de São Luís e tutora no Curso Formação de Gestores para Educação Infantil e Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Inclusiva – UFMA. Atuou como professora de Sala de Recursos Multifuncionais nos municípios de Paço do Lumiar (2018-2020) e São José de Ribamar (2022-2023). Pesquisadora na área de Educação Especial no Grupo de Estudos e Pesquisas em Atendimento Educacional Especializado -GEPAEE/UFMA.
Fernanda Aline Costa França
Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) com Macroprojeto em Inclusão e Diversidade em espaços formais e não formais de ensino. Especialista em Educação Inclusiva, em Psicopedagogia e em Análise Aplicada do Comportamento (ABA) para Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Graduada em Pedagogia. Professora efetiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Prefeitura de Paço do Lumiar e da Prefeitura de São Luís. Atuou na Equipe Técnica da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar (2018-2024). No biênio 2021-2023 esteve Conselheira Titular do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Paço do Lumiar (COMPEDE). E atua em Sala de Recursos Multifuncionais e Sala de Recursos de Educação Profissional de estudantes com Deficiências no “Programa Oportunizar”. Cofundadora da Loop-Educação Especializada.
Jaqueline Luzia Castro Câmara
Pedagoga (UFMA, 2005), com especialização em Educação Especial (UEMA, 2008) e em Escola, Família e Sociedade (UFMA, 2009). Cursa Psicologia na EDUFOR. Atua como Técnica em Educação Inclusiva e Professora Suporte Pedagógico da EJA (SEMED/São Luís), além de Articuladora Regional do Ensino Médio (SEDUC/MA). Tem experiência em Educação Inclusiva e EaD. Integra o GEPAEE/UFMA.
Hanna Nayane Souza Soares
Especialista em Educação Física Escolar, Biomecânica da Atividade Física na Saúde e Reabilitação e Exercício Físico Nos Distúrbios da Coluna Vertebral. Graduada em licenciatura em Educação Física.
Isla Rutielle Rodrigues Marinho
Graduada no Curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Formada em Ballet Clássico pela Escola Estadual de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento. Atuando como Professora de Educação Física e Ballet do Instituto Dom Barreto.
Paulo Henrique de Sousa Gomes
Residente em saúde mental e atenção psicossocial pela Universidade Estadual do Piauí. Graduado em educação física pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Exercício físico nos Distúrbios da Coluna vertebral e Educação Física escolar.
Mara Jordana Magalhães Costa
Professora Adjunta do curso de Educação Física/ UFPI. Doutora em Saúde Publica. Mestre em Ciências e Saúde .Psicomotricista. Especialista em Neuropsicopedagogia. Especialista em TEA. Coordena o projeto de extensão atividades motoras para pessoas com autismo – Premaut e o Paradesporto Brasil em rede
Clenilma da Silva Trindade
É membro do GEPAEE, graduada em Pedagogia e Biologia, especialista em Educação Especial e Educação Ambiental Escolar, com experiência no ensino comum: Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Pós-graduada em Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado, tem curso de Transcritor Braille e Ledor. E formações na área de Áudiodescrição, Surdocegueira, Braille, Libras, Altas Habilidades e Autismo.
Joelice Silva da Luz
Mestre em Gestão de Ensino pela UFMA, graduada em Pedagogia pela FLATED e Pós-graduada em Educação Especial, Inclusão e Libras pela Faculdade Dom Bosco. Possui experiência como vice-gestora do CAS, professora de AEE na rede municipal de Bacabeira (MA) e Instrutora de Libras na rede estadual do Maranhão. Integra os grupos de pesquisa GEPEEB e GEPAEE da UFMA, direcionados para educação inclusiva.
Messias Lima Soares
Mestrado em Letras (PPGLETRAS-UFT), membro do GEPAEE/UFMA, Licenciado em Letras / Libras (UFPI), Pós-graduado em Educação Especial, Inclusão e Libras e Tradução e Interpretação de Libras (Faculdade Dom Bosco); Educador em Direitos Humanos (UFMA). Graduado em Pedagogia FTC – Salvador). Já atuou como professor no Atendimento Educacional Especializado (Bacabeira-MA); professor substituto (UEMA), professor formador da RENAFOR – MEC). Atualmente é Professor Intérprete de Libras (SEDUC-MA).
Sumário
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Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
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